• Recuperação de estradas recebe destaque com três indicações na sessão de segunda feira
  • Resumo da 10ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa, da 7ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste – SC.

Iporã do Oeste – Foi realizada, na última segunda-feira, dia 13 de abril a decima Sessão Ordinária de 2015. Constatada a presença regimental, sob a proteção de Deus e em nome do povo de Iporã do Oeste, o presidente Nilson Elias Werlang saudou de forma especial os colegas vereadores(a), público presente, imprensa escrita e falada.

Na sequência, após apresentação da pauta da 10ª sessão ordinária, o presidente Nilson colocou em discussão e votação da Ata nº 112/2015 da 9ª Sessão Ordinária, da 3ª Sessão Legislativa, da 7ª Legislatura, realizada no dia 23 de Março de 2015, que foi aprovado por unanimidade.

Logo após, o secretario, vereador Otair Lutz fez a Leitura das correspondências recebidas pela casa legislativa, que ficam à disposição de todos os vereadores.

Na Matéria do Dia, foi retirado da pauta para melhor analise, a Leitura do Projeto de Lei do Legislativo 008/2015, que Denomina Praça Esportiva e Recreativa “Linus Ruschel”, e dá outras providencias;

Na matéria do dia, aconteceu a Leitura do Projeto de Lei 009/2015, que Autoriza firmar Convênio com a Associação dos Moradores da Linha Pirajú objetivando o repasse no valor de R$ 22.000,00 para aplicação em manutenção e investimento na sede local e outras providencias. O projeto foi baixado para comissão para devido parecer.

Ainda na Matéria do dia foram lidas discutidas três indicações que foram aprovadas e encaminhadas ao executivo:

A Indicação 017/2015, de proposição do Vereador Carlos Alberto Schäfer; que Indica ao chefe do Poder Executivo Municipal para que faça a recuperação da estrada da Linha Piraju até Linha a Sabiá e Linha são Luiz, neste município de Iporã do Oeste.

A Indicação 018/2015, de autoria do Vereador Mário Ribeiro de Freitas; que Indica ao chefe do Poder Executivo Municipal, para que seja feita a recuperação da estrada municipal da Linha Souza incluindo o acesso de Eldo Walker com cascalhamento, patrolamento, nivelamento e a limpeza das beiradas das estradas, neste Município de Iporã do Oeste.

E a Indicação 019/2015, de autoria do Vereador Lúcio Mallmann; Para que o executivo municipal tome todas as providências necessárias para fazer a completa recuperação da estrada municipal que liga as comunidades de Lagoa dos Patos a Pirapó e a Linha Letras; e para que arrume o pátio do pavilhão comunitário da Linha Pirapó, neste Município de Iporã do Oeste.

No Grande Expediente fez uso da palavra o vereador Lucio Malmann que falou sobre o oficio recebido da comissão da ouvidoria, sobre as manifestações de munícipes dirigidas a ele, disse que não aceita algumas calunias que foram levantadas contra ele sobretudo no que diz respeito que teria tentado invadir o posto de saúde. O vereador também falou da Casan do nosso município relatando problemática da agua, como também o que o município deveria ter feito na sua opinião para resolver essa situação da agua.

Na Ordem do Dia aconteceu a Primeira e única discussão e votação do Projeto de Lei 006/2015, que Autoriza a extração e uso de madeiras de eucaliptos na área onde funcionava a Escola Municipal de Piraju, pela Associação de moradores de Linha Piraju, neste município de Iporã do Oeste e outra providencias. O projeto foi aprovado por unanimidade.

Também em Única discussão e votação da Moção 005/2015, que solicita ao Presidente, Vice-Presidente e Superintendente Regional dos Correios, providências no sentido de disponibilizar mais um funcionário (carteiro) para a agência dos correios deste município. – A moção foi aprovada por unanimidade.

Ainda na ordem do dia em Segunda discussão e votação do Projeto de Lei 005/2015, que Autoriza firmar convênio com a entidade Associação Feira Agropecuária Industrial e Comercial de Iporã do Oeste, e dá outras providências; O projeto foi aprovado por unanimidade.

Na Explicação Pessoal a vereadora Itamara Bagatini fez sua manifestação demonstrando sua alegria sobre o sucesso do encontro do grupo de Italianos que aconteceu no município no último final de semana, destacou que o grupo vinha solicitando espaço e na sua gestão foi possível auxiliar na sua organização e que hoje vem participando de encontros em todo a grande região divulgando o nome do município e resgatando a cultura italiana de Iporã do Oeste. Itamara também lembrou que durante a semana vai estar acontecendo a importante semana dos escoteiros com muitas atividades, lembrando seus 22 anos no município.

Também o presidente Nilson falou das mudanças já implantadas que visam total transparência e maior credibilidade possível onde a partir deste anos todos os vereadores passam a receber mensalmente o demonstrativo das despesas da câmara de vereadores, falou sobre da ampla divulgação dos trabalhos da casa dos meios licitados como também da atualização e modernização do Site onde formam Implantadas ferramentas para disponibilizar na integra as: Moções; Indicações; Projetos de Leis; Resoluções;  Portarias; Decretos Legislativos; Requerimentos de Informações; Edital e os Áudio das Sessões na integra estão sendo disponibilizados no dia da sessão,

Nilson justificou que estará ausente na próxima sessão por estar participando da comitiva na importante missão oficial para trazer inovações e auxiliar no bom desenvolvimento do município.

Encerrada a pauta do dia, o presidente Nilson Elias Werlang convidou a todos para a 11ª Sessão Ordinária de 2015, que acontece na próxima segunda-feira, dia 20 de abril de 2015, às 19h. que será presidida pelo Vice-presidente Carlos Alberto Schafer.

A fala na íntegra dos vereadores você confere através do áudio da Sessão disponível no site da Câmara.  Acesse você também o seu o nosso site e acompanhe as atividades dos vereadores disponível no endereço: www.camaraipora.sc.gov.br