• Projeto que autoriza o Município a efetuar despesas com as festividades alusivas ao Aniversário de Emancipação Político-Administrativa do Município da entrada na Câmara.
  • Resumo da 13ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa, da 7ª Legislatura da Câmara Municipal de Iporã do Oeste –SC.

Iporã do Oeste – Foi realizada, na última segunda feira, dia 4 de maio, a decima terceira Sessão Ordinária de 2015. O secretario Otair Lutz fez a chamada e constatou a presença de todos os vereadores.  Constatada a presença regimental, sob a proteção de Deus e em nome do povo de Iporã do Oeste, o presidente Nilson Elias Werlang iniciou os trabalhos, saudou de forma especial os colegas vereadores (a), público presente, imprensa escrita e falada.

No Pequeno Expediente, aconteceu a discussão e votação da Ata nº 115/2015 da 12ª Sessão Ordinária, da 3ª Sessão Legislativa, da 7ª Legislatura, que foi aprovada por unanimidade.

Também no pequeno expediente o secretário Otair Lutz fez as leituras das correspondências recebidas pela casa legislativa, que ficam à disposição de todos os vereadores.

Nas Matérias do Dia, dois projetos deram estrada que foram lidos e baixados para as comissões para o devido parecer.

O Projeto de Lei do Legislativo 008/2015, de autoria do vereador Nilson Elias Werlang que denomina de Centro Esportivo e Recreativo “Línus Ruschel” a Praça Esportiva localizada no Bairro Ruschel, denominado Lote Urbano nº 01, da Quadra nº 3, do Loteamento  Reinoldo Ruschel. É uma oportunidade para prestar homenagem a pessoas que no passado se dedicaram para o progresso e auxiliaram no desenvolvimento deste pujante município ao longo dos anos, principalmente no seu início, quando ainda era um pequeno vilarejo. Esta homenagem ao Sr. Línus Ruschel, que nasceu, cresceu e morou no Bairro, vem ao encontro ao que representa à família Ruschel a este município, lembrando ainda que o local dessa área era de propriedade do homenageado.

E o Projeto de Lei 010/2015, que autoriza o Executivo Municipal a efetuar despesas com as festividades alusivas ao Aniversário de Emancipação Político-Administrativa do Município de Iporã do Oeste, de forma direta ou indiretamente terceirizadas através de entidades sociais, até o valor de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais). Vários atrativos estarão sendo a apresentados a sociedade iporãoestina, entre eles: a tradicional corrida rústica, o baile de aniversário, o corte do bolo, apresentações artísticas e culturais, entre outros.

No Grande Expediente fizeram uso do espaço a vereadora Itamara Bagatini e o vereador Nilson Elias Werlang:

A Vereadora Itamara Bagatini usou o espaço para fazer sua manifestação de repudio as atitudes do governo do estado do Paraná em relação aos profissionais da educação,  iniciou sua fala com as palavras da presidente Dilma “Prefiro o barulho das ruas, ao silencio da ditadura” faz parte da democracia as manifestações pacificas é um direito, porém é inadmissível a forma que o Governo de Beto Richa que está tratando as pessoas com cenas de massacre de terror impedindo-as de participar da sessões na câmara dos deputados na votação de projetos de seu interesse. Itamara também fez esclarecimentos sobre a greve dos professores no estado de Santa Catarina onde também falta negociação diálogo com a classe, citou ainda Iporã do Oeste que também passou por problemas em virtude da implantação do piso nacional, mas ouve entendimento, através de diálogo, e respeito de ambos os lados.

O vereador Nilson Werlang fez relatos das participações dos importantes eventos da semana: Palestra promovida ACIIO que reuniu em torno de 600 pessoas, parabenizou os organizadores por trazer para o município um evento como esse. Final do campeonato municipal da categoria de aspirantes que aconteceu no final de semana onde Pinhal ficou campeão e União da Serra vice, Cruzeiro terceiro lugar e Atlético ficou em quarto. Agradeceu o envolvimento de todos e destacou o bom funcionamento de todo calendário esportivo no município. E em Homenagem ao dia do trabalhador, no dia primeiro de maio, a tradicional atividade do Bairro Ruschel com galinhada no tacho ao meio dia, diversos jogos de integração a tarde, a noite o programa ‘nossa terra e nossa gente’, Nilson destacou que esse ano a comunidade está com melhor estrutura com investimento importante do município, como também do parque infantil que está sendo viabilizado no local. Destacou ainda a participação da Efrait de Itapiranga, Também da importante conferencia do idoso, onde foramlevantado os pleitos para serem levados a nível regional e nacional. E finalizou convidando a todos para participar da explanação sobre a missão oficial para Alemanha. Ainda fez algumas considerações sobre o andamento das atividades da câmara.

Na Ordem do Dia não houve tramitação de matérias

Explicação Pessoal o vereador Lairton Hahn usou o espaço para fazer convite da associação dos criadores de suínos de Iporã do Oeste, para a assembleia com eleição de nova diretoria e palestra com o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, Losivanio de Lorenzi, e acompanhado de um jantar de confraternização. Laírton também falou desta importante atividade que corresponde mais de 50% do movimento econômico do município, com mais de 200 famílias se dedicando neste setor, que hoje está novamente lucrativa, porém com grandes dificuldades, como as exigências ambientais, e da falta de mão de obra, também está passando por um momento de grandes investimentos que precisam de suporte e atenção também do setor público e das empresas do município.

Encerrada a pauta do dia, o presidente Nilson Elias Werlang convidou a todos para a 14ª Sessão Ordinária do ano que acontece na próxima segunda, dia 11 de maio de 2015, às 19h.

(A fala na íntegra dos vereadores você confere através do áudio da Sessão disponível no site da Câmara, no endereço: www.camaraipora.sc.gov.br/site/audio).