• Aprovada Moção que solicita a FUNASA Projeto Técnico para construção do sistema público de coleta e tratamento do esgoto.
  • Resumo da 28ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa, da 7ª Legislatura da Câmara Municipal de Iporã do Oeste –SC.

Iporã do Oeste – Foi realizada, na última segunda feira, dia 14 de setembro, a vigésima oitava Sessão Ordinária de 2015. O secretario Otair Lutz fez a chamada e constatou presença dos vereadores. Constatada a presença regimental, sob a proteção de Deus e em nome do povo de Iporã do Oeste, o presidente Nilson Elias Werlang iniciou os trabalhos, saudou de forma especial os colegas vereadores (a), público presente, imprensa escrita e falada.

No Pequeno Expediente, aconteceu a discussão e votação da Ata nº 130/2015 da 27ª Sessão Ordinária, da 3ª Sessão Legislativa, da 7ª Legislatura, realizado dia 08 de setembro de 2015 que foi aprovada por unanimidade.

Também no pequeno expediente a vereadora Itamara Bagatini fez as leituras das correspondências recebidas pela casa legislativa, entre eles decreto municipal de convocação de audiência pública de prestação de contas do executivo, no dia 30 de setembro as 19h na câmara de vereadores. Todas as correspondências ficam à disposição de todos os vereadores na câmara.

Nas Matérias do Dia uma indicação foi discutida de aprovada para ser encaminhada para o executivo.

A Indicação 031/2015 de proposição do Vereador Leonício Welter Indica ao chefe do Poder Executivo Municipal, para que seja feita a recuperação geral com patrolamento e cascalhamento dos pontos mais críticos da estrada municipal a partir da (SC 386) do trevo, até a com a Comunidade de Macucozinho; e ainda a Restauração do Placar eletrônico no Ginásio Arthur Friedrich neste Município de Iporã do Oeste. aprovada para ser encaminhada para o executivo para providencias.

No Grande Expediente não houve manifestação de nenhum vereador.

Na Ordem do Dia uma Moção de Apelo, dois Projetos de lei e uma emenda complementar, após discutidos formam Aprovados por unanimidade.

Em Única discussão e votação a Moção de Apelo 012/2015 de proposição do Vereador Lúcio Mallmann, a Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste, estado de Santa Catarina, atendendo proposição dos vereadores, apelam ao superintendente Estadual da FUNASA de Santa Catarina, Adenor Piovesan; para que os técnicos da FUNASA elaborem projeto técnico e/ou para que a FUNASA contrate uma empresa especializada para elaborar o Projeto Técnico para construção do sistema público de coleta e tratamento do esgoto sanitário no município de Iporã do Oeste – SC

Também na ordem do dia em Primeira discussão e votação do Projeto de Lei Complementar 002/2015, que Altera e Acresce dispositivos à Lei Complementar nº 092, de 11 de dezembro de 2013, que Institui o Código Sanitário Municipal de Iporã do Oeste – SC; Projeto foi aprovado por unanimidade em votação nominal.

Também em Primeira discussão e votação das Emendas propostas ao Projeto de Lei Complementar 002/2015; aprovadas por unanimidade em votação nominal.

Ainda em Primeira discussão e votação do Projeto de Lei Complementar 003/2015, que Altera parcialmente a Lei Complementar nº 013, de 08 de setembro de 1997, e alterações posteriores, que Institui o Sistema de Cargos e Vencimentos da Administração Municipal e fixa suas Diretrizes; Projeto aprovado por unanimidade em votação nominal.

Na explicação pessoal usaram o espaço o vereador Sírio Assmann, Itamara Bagatini e Nilson Werlang .

O vereador Sírio Assmann usou o espaço para agradecer a receptividade e a bela festa realizada pela comunidade da linha Monte Maria, também agradeceu ao CTG e ao Clube do Cavalo pela macarronada no final de semana, e fez o convite para todos participar da Semana Farroupilha que está sendo organizado no CTG com programação todas as noites, valorizando essas boas tradições, convidou a todos também para participar no sábado do jantar do “carreteiro com charque” seguido de fandango. Para finalizar disse que fez contato com o executivo e informou que o sinal da RBS local está sendo disponibilizado novamente em breve.

A vereador Itamara Bagatini, enalteceu a participação dos jovens presentes na sessão em virtude do projeto “vereador por um dia” que estão desenvolvendo. Convidou a todos para participar da importante conferência municipal da cultura com aprovação do plano municipal da cultura. Ainda comunicou que estará ausente na próxima sessão em virtude de uma viagem já programada a tempo.

O vereador Nilson Werlang explicou da sua importante participação representando o legislativo juntamente com o prefeito Municipal em viagem a capital do país, com uma intensa pauta, verificado inicialmente os pleitos em andamento, pagamentos de convênios em tramitação, como também protocolar pleitos novos:  recursos para uma nova Creche; também uma nova escola; ainda um auditório para o CIEF; também recursos para implantação do memorial rural; reforçar para que seja viabilizado a rede de urgência e emergência no nosso hospital; ainda solicitar recursos para novos asfaltamentos,  entre outros; e pediu para o vice-presidente Carlos Schafer represente o legislativo em eventuais necessidades no município durante a sua ausência.

Encerrada a pauta do dia, o presidente Nilson Elias Werlang convidou a todos para a 29ª Sessão Ordinária do ano que acontece na próxima segunda, dia 21 de setembro de 2015, às 19h.

(A fala na íntegra dos vereadores você confere através do áudio da Sessão disponível no site da Câmara, no endereço: www.camaraipora.sc.gov.br/site/audio).