Nova mesa diretora realiza primeira sessão ordinária de 2016 sob presidência da Itamara Bagatini convidando a todos os vereadores para sessões harmônicas e respeitosa pautadas nos trâmites legais e democráticos à luz do Regimento Interno.
Você está em: Câmara de Vereadores de Iporã do Oeste, transparência e credibilidade .: Notícias
  • Nova mesa diretora realiza primeira sessão ordinária de 2016 sob presidência da Itamara Bagatini convidando a todos os vereadores para sessões harmônicas e respeitosa pautadas nos trâmites legais e democráticos à luz do Regimento Interno.
  • Resumo da 1ª Sessão Ordinária da 4ª Sessão Legislativa, da 7ª Legislatura da Câmara Municipal de Iporã do Oeste –SC.

    Iporã do Oeste – Foi realizada, na última quarta-feira, dia 10 de fevereiro, a primeira Sessão Ordinária de 2016. A nova presidente Itamara Bagatini iniciou a sessão com uma Mensagem de abertura do ano Desejando a todos os colegas vereadores um ano repleto de realizações, que tenhamos foco naquilo que é nossa função de vereador, ou seja, “o bem comum”. Que nossas sessões sejam pautadas nos trâmites legais e democráticos à luz do Regimento Interno, e, principalmente de forma harmônica e respeitosa, em especial, por se tratar de um ano com pleito eleitoral municipal, o que muitas vezes acirra os ânimos e discussões, mas que, enquanto legisladores, representantes do povo, sejamos um exemplo de hombridade e respeito mútuo. A presidente Itamara também, apresentou a equipe de apoio, que continua com a Diretora, Sra. Noeli Grasel, Contadora Sra. Diane Kist Berti; Assessor de comunicação social, Profº Augustinho Petry, Agente de serviços gerais, Sra. Roseli Berwanger e na Assessoria Jurídica, Angélica de Souza, até o momento da posse do classificado no concurso do DANIEL ANTONIO CUNICO, cujo convocação está em trâmite.

    Itamara ainda justificou alteração dos vereadores onde o vereador Nilo Ghilardi está em tratamento de saúde por 60 dias, onde foi chamado o suplente Leonício Welter que estará assumindo essa vaga. Pediu para que as comissões se reúnam para definirem e comuniquem até a próxima sessão os membros de cada função, também que seja definido e comunicado o líder da bancada de cada partido.

    Na sequência O secretario Mario Ribeiro de Freitas fez a chamada e constatou presença de todos os vereadores. Constatada a presença regimental, sob a proteção de Deus e em nome do povo de Iporã do Oeste, a presidente Itamara Bagatini iniciou os trabalhos, saudou de forma especial os colegas vereadores, público presente, imprensa escrita e falada.

    No Pequeno Expediente, aconteceu a discussão e votação da Ata 145/2015, da 41ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa, da 7ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste, realizadas no dia 21 de Dezembro. Que foi aprovado por unanimidade.

    Também no pequeno expediente o secretario Mario Ribeiro de Freitas fez as leituras das correspondências recebidas pela casa legislativa.  Todas as correspondências ficam à disposição de todos os vereadores na câmara.

    Na sequência foi aberto o espaço para a mensagem do prefeito Ilton Pedro Vogt,  que trouxe uma mensagem de otimismo, fazendo um breve relato das atividades realizadas e em execução, como das importantes conquista do executivo e apresentou os grandes desafios para o ano, destacou o bom relacionamento do executivo com o legislativo aprovando importantes projetos em favor da população disse que tudo está sendo feito com muito planejamento e que mesmo com a economia em recessão não vai ter cortes em programas apenas temos o desafio de continuar fazendo com muito planejamento o mesmo com menos recursos em todos os setores. Vai ser um ano de contenção de controle dos gastos públicos para podermos alcançar as metas e atender bem a população. O Prefeito apresentou os principais desafios de cada secretaria e falou de projetos e matérias que estarão tramitando na casa legislativa esse ano.  Desejou um bom trabalho a nova presidente Itamara Bagatini e sua mesa diretora juntamente com os demais vereadores e funcionários da casa legislativa.

    Nas Matérias do dia aconteceu a leitura e discussão de um requerimento e duas indicações;

    Leitura do Requerimento 001/2015, de proposição do Vereado Lúcio Mallmann, sugerindo a convocação de uma Audiência Pública sobre Segurança Pública; O requerimento foi acatado para ser analisado pela mesa diretora.

    Leitura e discussão da Indicação 001/2016, de proposição do Vereador Sírio Assmann, solicitando a colocação de uma faixa refletora na base dos postes no centro da avenida Gustavo Fetter; A Indicação foi lida discutida e encaminhadas ao executivo para providencias.

    Leitura e discussão da Indicação 002/2016, de proposição do Vereador Lúcio Mallmann, que sugere o encaminhamento de um Projeto de Lei que obrigue as agências bancárias e instituições financeiras a criar mecanismos para aumentar a proteção e segurança dos clientes. A Indicação foi lida discutida e encaminhadas ao executivo para providencias.

    No Grande Expediente a vereadora Itamara Bagatini fez uso do espaço

    Itamara Bagatini falou da Campanha da Fraternidade disse que foi Muito feliz a escolha do tema da campanha da fraternidade para este ano: “Casa comum: nossa responsabilidade”. Destacou a importância da reflexão que esse tema vai gerar em toda sociedade.  Falou do Caso Mário Rauber: onde em nome de todos os vereadores externou solidariedade, à família do Sr. Mário Rauber, que continua sem notícias sobre o seu paradeiro. Colocou a Câmara de vereadores à disposição da família caso necessite alguma forma de auxílio.

    Falou ainda da Visita feita ao empreendimento do Sr. Sérgio Jantsch: juntamente com os vereadores Otair Lutz, Nilson Werlang e Sírio Assmann, na presença do prefeito municipal, Sr. Ilton Pedro Vogt, Presidente da ACIIO, Sr. Alexandre Ruschiensky, secretários Enio Eich e Valtuir Dal Bosco e o Consultor do Programa de Desenvolvimento Econômico de Iporã do Oeste, Sr, Clóvis Consoli. Com o objetivo conhecer o local, acompanhar os investimentos e verificar a necessidade de auxílios por parte do poder público. Parabenizou ao Sr. Sérgio Jantsch por esta iniciativa, principalmente, por sua visão empreendedora, a exemplos dos demais empresários do nosso município, que, com mais este investimento, estaremos projetando para uma região maior nosso município, inclusive pela característica da água boa.

     Na Ordem do Dia não teve nenhuma tramitação de matéria

    Na explicação pessoal usou o espaço o Vereador Leonício Welter

    Leonício Welter destacou com alegria de estar de volta a casa legislativa, juntamente com os demais vereadores espera desenvolver um bom trabalho destacou os trabalhos que vem realizando mesmo nos períodos em que esteve afastado, desse que continua dialogando com os diferentes setores e lideranças, buscando mais conquistas para a população disse que o plano de governo está sendo bem aplicado e dando bons frutos e continua sempre à disposição dos munícipes no que for possível ajudar.

    Na sequência a presidente Convidou a todos os vereadores para participarem das atividades sociais e esportivas que acontecem em nosso município, sendo, a Taça Verão, no Ginásio Municipal, nas quartas e sextas feiras à noite, e ao Campeonato de Futebol de Campo, cujos calendários estão disponíveis no site da prefeitura. Também, no dia: 12 de fevereiro (sexta): janta com baile na comunidade evangélica, na sede; 13 de fevereiro (sábado):  baile no salão Vogt, e no dia 14 de fevereiro (domingo):  3ª Festa da costela da Associação de Moradores da Linha Lagoa dos Patos.

    Convidou e comunicou os vereadores do congresso estadual dos vereadores nos dias 16 a 18 de março em Florianópolis, pediu para os vereadores que tiverem interesse comunicar a diretora da casa.

    Encerrada a pauta do dia, a presidente Itamara Bagatini convidou a todos para a 2ª Sessão Ordinária do ano de 2016 que acontece na segunda feira, dia 15 de fevereiro de 2016, às 19h.

    (A fala na íntegra dos vereadores você confere através do áudio da Sessão disponível no site da Câmara, no endereço: www.camaraipora.sc.gov.br/site/audio).