• Indicação sugerindo a criação de um programa de incentivo ao cultivo da citronela e da crotalária, como método natural de combate à Dengue foi acatada na sessão de segunda feira
  • Resumo da 2ª Sessão Ordinária da 4ª Sessão Legislativa, da 7ª Legislatura da Câmara Municipal de Iporã do Oeste –SC.

Iporã do Oeste – Foi realizada, na última quarta-feira, dia 15 de fevereiro, a segunda Sessão Ordinária de 2016. A presidente Itamara Bagatini saudou de forma especial os colegas vereadores, equipe de trabalho da casa, público presente, imprensa escrita e falada.

Na sequência O secretario Mario Ribeiro de Freitas fez a chamada e constatou presença de todos os vereadores. Constatada a presença regimental, sob a proteção de Deus e em nome do povo de Iporã do Oeste, a presidente Itamara Bagatini iniciou os trabalhos, apresentado a pauta do dia.

No Pequeno Expediente, aconteceu a discussão e votação da Ata 146/2016, da 1ª Sessão Ordinária da 4ª Sessão Legislativa, da 7ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste, realizadas no dia 10 de fevereiro. Que foi aprovado por unanimidade.

Também no pequeno expediente o secretario Mario Ribeiro de Freitas fez as leituras das correspondências recebidas pela casa legislativa.  Todas as correspondências ficam à disposição de todos os vereadores na câmara.

Nas Matérias do dia aconteceu a leitura de um Projeto de Lei e duas indicações;

- Leitura do Projeto de Lei 001/2016, que autoriza a alteração, da lei de diretrizes orçamentárias e da lei orçamentária anual, através da inclusão de ação de governo na LDO e abertura de um crédito adicional especial no orçamento vigente da administração descentralizada – Fundo Municipal de Saúde e dá outras providências; Após lido o projeto foi baixado para comissão para parecer

- Leitura e discussão da Indicação 003/2016, de proposição do Vereador Nilson Werlang, indicando ao Executivo um programa de incentivo ao cultivo da citronela e da crotalária, como método natural de combate à Dengue neste município de Iporã do Oeste; A Indicação foi lida discutida e encaminhadas ao executivo para providencias.

- Leitura e discussão da Indicação 004/2016, de proposição do Vereador Otair Lutz, que solicita a recuperação das estradas municipais de Linha Pirajú e Alto Pirajú; A Indicação foi lida discutida e encaminhadas ao executivo para providencias.

No Grande Expediente o vereador Laírton Hahn fez uso do espaço.

Laírton Hahn falou do prejuízo que o turno único adotado teria causado, também falou da indicação da recuperação da estrada do Piraju que havia feito não foi atendido, disse que o turno único implantado é um descaso com a agricultura que passou do quinto para o quarto lugar, pois 90% daquilo que ele produz depende das estradas e acessos e em nenhum momento o governo teve foco nas estradas, faltou planejamento, em vários trechos com problemas a seres resolvidos enquanto as maquinas várias semanas trabalhando em mudanças de estradas disse que isso não pode acontecer 90 dias com as maquinas paradas com o turno único e agora jogar dinheiro fora mudando estradas de lugar. O vereador ainda citou alguns prejuízos causados pelas estradas e disse que faltou planejamento e corregem e agora de forma desesperada se gasta desnecessariamente o dinheiro público.

Na Ordem do Dia não teve nenhuma tramitação de matéria

Na explicação pessoal usou o espaço a Presidente Itamara Bagatini

Itamara Parabenizou a força tarefa realizada no sábado pela equipe da saúde em parceria com o Exército, Bombeiros e Escoteiros e destacoua importância  de cada um fazer a sua parte par termos um país melhor e mais seguro.

Convidou a todos os vereadores para participarem das atividades sociais e esportivas que acontecem em nosso município, sendo dia 20 de fevereiro baile de casais na Linha Cabeceira do Taquaruçú e dia 21 Festa na Linha Vitoria.

Encerrada a pauta do dia, a presidente Itamara Bagatini convidou a todos para a 3ª Sessão Ordinária do ano de 2016 que acontece na segunda feira, dia 22 de fevereiro de 2016, às 19h.

(A fala na íntegra dos vereadores você confere através do áudio da Sessão disponível no site da Câmara, no endereço: www.camaraipora.sc.gov.br/site/audio).