Três indicações foram lidas e discutidas e encaminhadas ao executivo para providências!
Você está em: Câmara de Vereadores de Iporã do Oeste, transparência e credibilidade .: Notícias
  • Três indicações foram lidas e discutidas e encaminhadas ao executivo para providências!
  • Resumo da 4ª Sessão Ordinária da 4ª Sessão Legislativa, da 7ª Legislatura da Câmara Municipal de Iporã do Oeste –SC.

    Iporã do Oeste – Foi realizada, na última segunda, dia 29 de fevereiro, a quarta Sessão Ordinária de 2016. A presidente Itamara Bagatini saudou de forma especial os colegas vereadores, equipe de trabalho da casa, público presente, imprensa escrita e falada.

    Na sequência o secretario Mario Ribeiro de Freitas fez a chamada e constatou a presença de todos os vereadores.  Constatada a presença regimental, sob a proteção de Deus e em nome do povo de Iporã do Oeste, a presidente Itamara Bagatini iniciou os trabalhos, apresentado a pauta do dia.

    No Pequeno Expediente, aconteceu a discussão e votação da Ata 148/2015, da 3ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa, da 7ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste, realizadas no dia 22 de fevereiro. Que foi aprovado por unanimidade.

    Também no pequeno expediente o secretario Mario Ribeiro de Freitas fez as leituras das correspondências recebidas pela casa legislativa. Entre elas o convite para a tradicional festa do Frango da Linha Preferido Alto no dia 13 de Março.  Todas as correspondências ficam à disposição de todos os vereadores na câmara.

    Nas Matérias do dia aconteceu a leitura e discussão de três indicações que foram lidas e discutidas e encaminhadas ao executivo para providências!;

    Indicação 005/2016, de proposição do Vereador Otair Lutz, que indica para que seja efetuada alteração do sentido da Rua Boa Vista, tornando-a preferencial desde a Avenida Gustavo Fetter. A Indicação foi lida discutida e encaminhadas ao executivo para providencias.

    Indicação 006/2016, de proposição do Vereador Leonício Welter, que sugere a alteração do período de férias dos funcionários DRM e Secretaria da Agricultura; A Indicação foi lida discutida e encaminhadas ao executivo para providencias.

    Indicação 007/2016, de proposição do Vereador Leonício Welter que sugere a recuperação da estrada de São Lourenço a Macucozinho e de lá a Alto Macuco; A Indicação foi lida discutida e encaminhadas ao executivo para providencias.

    No Grande Expediente fizeram uso do espaço o vereador Sírio Assmann, Lucio Malmann, Nilson Werlang e Lairton Hahn.

    Sírio Assmann, Parabenizou a comunidade do Taquarruçu pela bela festa de domingo do qual participou. Sírio destacou também que há 60 dias foi aberto uma vala para canalização dos canos da Casan e não foi reposto as pedras do calçamento que estão causando transtornos aos moradores, destacou que é necessário contratar uma equipe que faça esses reparos pois o setor do urbanismo não tem pessoal para atender essa população que também não consegue fazer a limpeza das ruas com o pouco pessoal que tem. Sirio também cobrou algumas promessas que não estão sendo cumpridas como:  o posto avançado do INSS, o SAMU, Cemitério Municipal, Leitos de Retaguarda para o Hospital e as Barragens de armazenamento de agua no interior, a rua do Jovem, rua coberta, e a Revitalização do Rio Jundiá, como também o calçamento da rua de acesso a piscina, disse que se fala bonito e esses projetos não saem do papel é só politicagem.

    Lucio Malmann destacou algumas falas do vereador Sírio Assmann em especial da não instalação do SAMU. Lucio fez uma breve prestação de contas da sua viagem a Florianópolis agradeceu a presidente Itamara por ter liberado a viagem, falou das audiências com as diferentes lideranças do estado, disse que tem conseguido assegurar recursos que serão liberados ainda esse ano do gabinete do Vice Governador Eduardo Pinho Moreira e Mauro De Nadal disse que não está definido o valor nem onde exatamente vai ser aplicado. Na Funasa disse que Iporã ainda está na lista para ser contemplado com o projeto de Saneamento Básico, porém o valor para comtemplar os municípios que estão na lista, é muito alto e em virtude disso não foi dado muita esperança que essa saia, também falou da situação das pontes previstas para Macucozinho e Piraju e justificou porque para esse ano não vão mais sair.

    Nilson Werlang destacou as coisas boas que vem acontecendo no nosso município destacou o mutirão de distribuição de mudas de citronela para combater o mosquito de Dengue, que aconteceu hoje, agradeceu a Prefeitura em especial setor da saúde que acataram a ideia da sua indicação para promover essa iniciativa, disse que estará vendo a possibilidade de fazer uma Moção nas próximas semanas, para que o Estado também faça essa campanha contra o mosquito da Dengue, destacou que as demais cuidados devem continuar principalmente de não deixar agua parada. Falou do sucesso segundo fórum do DEL que aconteceu durante a semana do qual participou, destacou da importante palestra do Sr. Ulrich, mentor do Consenso de Essen (Alemanha): disse que devemos valorizar o município, estado e país, resolver os problemas de forma interna e é preciso se envolver para ajudar a resolver as situações, cada um fazer a sua parte não apenas criticar, disse que o DEL não pode ser apena um programa, um método e sim uma filosofia de vida que estamos tentando implantar no município. Nilson destacou ainda a Visita importante do Sr. Ulrich ao município que é fruto da missão oficial a Alemanha, e da boa relação com a FACISC destacou da visita estratégica as indústrias e comércios do município em especial Frigorifico Europa e da Agua mineral. Para finalizar fez alguns esclarecimentos sobre as denúncias feitas a secretários que tiveram seus bens bloqueados disse que isso pode acontecer com qualquer um que se envolve com a comunidade principalmente no setor político, partiu de uma denúncia feita por alguém que foi acatada, e agora cabe a defesa se manifestar, alertou que tem muita gente criticando difamando e denunciando com rabo preso e a consciência pesada, disse que cabe ao judiciário julgar e até que se prove o contrário todos são inocentes. Ainda sugeriu a secretaria da Saúde divulgar os benefícios da farmácia popular que tem grandes benefícios para a população.

    Lairton Hahn trouxe a preocupação do preço do milho que é o insumo principal da ração para o setores dos suínos e aves, disse que é preocupante a situação uma vez que, mesmo em plena safra o preço está muito alto e se der algum problema com a safrinha a situação pode se agravar ainda mais o custo alto vai inviabilizar a produção disse que o estoque da CONAB não consegue resolver a situação e pediu para que as autoridades se sensibilizem e tomem providencias urgentes para não inviabilizar esses setores. Parabenizou pelos 60 anos da Epagri, em SC e ressaltou a sua importância, desejou as boas-vindas ao novo técnico que estará assumindo no escritório local, Paulo Hofstetter.

    Na Ordem do Dia dois projetos aprovados em primeira votação.

    Primeira discussão e votação do Projeto de Lei 001/2016, que autoriza a alteração, da lei de diretrizes orçamentárias e da lei orçamentária anual, através da inclusão de ação de governo na LDO e abertura de um crédito adicional especial no orçamento vigente da administração descentralizada – Fundo Municipal de Saúde e dá outras providências; Projeto aprovado por unanimidade em primeira votação.

    Primeira discussão e votação do Projeto de Lei 002/2016, que autoriza a alteração, da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei Orçamentária Anual, através da inclusão de ação de governo na LDO e abertura de um crédito adicional especial no orçamento vigente da administração municipal e dá outras providências; Projeto aprovado por unanimidade em primeira votação.

    Na explicação pessoal usou o espaço o Vereador Leonício Welter e a vereadora Itamara Bagatini.

    O Vereador Leonício Welter fez esclarecimentos importantes sobre o turno único que foi implantado nesta gestão como também na anterior. Sobre as barragens previstas para Macucozinho e Preferido estão sendo feitos os estudos da viabilidade, estamos com alguns impasses sim, porém estamos buscando formas de resolver a questão da agua nestas comunidades, disse que criticar é fácil porque não trazem uma solução para a questão da agua nestas comunidades? Sobre as pontes previstas falou que não é uma problemática de hoje e que a administração está buscando a solução e tem certeza que vai conseguir resolver ainda neste ano.

    A vereadora Itamara Bagatini destacou o encontro em comemoração, pelos 60 anos de extensão e 40 anos de pesquisa da Epagri, em SC, e a apresentação do Plano Anual de Trabalho 2016 e do novo técnico que estará assumindo no escritório local, Paulo Hofstetter, ao qual desejou sucesso e realizações Epagri, cujos profissionais se empenham no trabalho com o objetivo de desenvolver o meio rural, com agregação de valor, bovinocultura de leite e fruticultura, com ênfase na sustentabilidade ambiental. E desejou Parabéns a Epagri, pelos 60 anos de extensão e 40 anos de pesquisa. Sobre a visita do Sr. Ulrich, mentor do Consenso de Essen (Alemanha), do qual participou do encontro na sexta feira a noite no qual o senhor Ulrich, explanou sobre a caminhada do consenso de Essen, de sua fala extrai destacou: Que Realmente é possível Pensar o município, realizar mudanças almejadas, quando todos se engajam na causa, sendo a palavra-chave: Confiança. Onde cada um cede um pouco, para atingir o objetivo comum, onde todos possam: Participar e Tomar decisões. Outra fala significativa foi: Quem apenas crítica, não ajuda, Gera isolamento.

    Para encerrar destacou as Festividades da semana: Dia 5 marços Baile de casais em Jacutinga; destacou a importância do dia 8 de março dia Internacional da Mulher e dia 6 a festas na Linha Pavão.

    Encerrada a pauta do dia, a presidente Itamara Bagatini convidou a todos para a 5ª Sessão Ordinária do ano de 2016 que acontece na segunda feira, dia 07 de março de 2016, às 19h.

    (A fala na íntegra dos vereadores você confere através do áudio da Sessão disponível no site da Câmara, no endereço: www.camaraipora.sc.gov.br/site/audio).