Novo Assessor jurídico assume na Câmara de Vereadores de Iporã do Oeste
  • Novo Assessor jurídico assume na Câmara de Vereadores de Iporã do Oeste
  • Resumo da 5ª Sessão Ordinária da 4ª Sessão Legislativa, da 7ª Legislatura da Câmara Municipal de Iporã do Oeste –SC.

Iporã do Oeste – Foi realizada, na última segunda, dia 07 de março, a quinta Sessão Ordinária de 2016. A presidente Itamara Bagatini saudou de forma especial os colegas vereadores, equipe de trabalho da casa, público presente, imprensa escrita e falada. Itamara deu as boas vidas ao novo Assessor jurídico da casa DANIEL ANTONIO CUNICO que passou no concurso e passa desenvolver as ativadas a partir deste mes na câmara de vereadores.

Na sequência o secretario Mario Ribeiro de Freitas fez a chamada e constatou a presença de todos os vereadores.  Constatada a presença regimental, sob a proteção de Deus e em nome do povo de Iporã do Oeste, a presidente Itamara Bagatini iniciou os trabalhos, apresentado a pauta do dia.

No Pequeno Expediente, aconteceu a discussão e votação da Ata 149/2016, da 4ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa, da 7ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste, realizadas no dia 29 de fevereiro. Que foi aprovado por unanimidade.

Também no pequeno expediente o secretario Mario Ribeiro de Freitas fez as leituras das correspondências recebidas pela casa legislativa. Entre elas o Oficio de Deputado Marcos Tebalde do PSDB comunicando que destinou sua cota do orçamento geral da união de 2016, emenda individual, para o município de Iporã do Oeste no valor de 129.286,00 para ser aplicada na estruturação da rede de serviços de proteção social básica.  Todas as correspondências ficam à disposição de todos os vereadores na câmara.

Nas Matérias do dia deu entrada na casa um projeto de lei que foi lido e baixado para comissão para seu parecer.

- Leitura do Projeto de Lei 003/2016, que concede Revisão Geral anual aos Servidores Públicos Municipais e Agentes Políticos, nos termos do inciso x do artigo 37 da Constituição Federal e dá outras providências; o Projeto foi baixado para comissão para seu parecer.

No Grande Expediente fez uso do espaço o vereador Carlos Alberto Schaefer.

O vereador Carlos Alberto Schaefer usou o espaço para agradecer ao Deputado Marcos Tebaldi que destinou sua cota do Orçamento Geral da União de 2016, emenda individual, para o município de Iporã do Oeste no valor de 129.286,00 para ser aplicada na estruturação da rede de serviços de proteção social básica. Carlos destacou da importância da emenda e disse ter solicitado valores para serem aplicados como por exemplo em recuperação da estrada de Piraju porém a emenda já vem destinadas a serem aplicadas em setores específicos e se mostrou descontente em relação a isso sendo que muitas vezes essas emendas acabam sendo destinadas e aplicadas a setores e projetos que não são tão urgentes e não vem a atender necessidades reais da população. Disse que nós precisamos de mais asfalto, mais calçamento, mais tubulação, mais uma escola, mais uma creche, mais uns micro ônibus, mais um veículo para saúde e as emendas não vem e não podem ser aplicadas para isso.

Na Ordem do Dia dois projetos foram discutidos e aprovados em segunda e última votação.

Segunda discussão e votação do Projeto de Lei 001/2016, que autoriza a alteração, da lei de diretrizes orçamentárias e da lei orçamentária anual, através da inclusão de ação de governo na LDO e abertura de um crédito adicional especial no orçamento vigente da administração descentralizada – Fundo Municipal de Saúde e dá outras providências; Projeto aprovado por unanimidade em segunda votação.

Segunda discussão e votação do Projeto de Lei 002/2016, que autoriza a alteração, da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei Orçamentária Anual, através da inclusão de ação de governo na LDO e abertura de um crédito adicional especial no orçamento vigente da administração municipal e dá outras providências; Projeto aprovado por unanimidade em segunda votação.

Na explicação pessoal usou o espaço a Vereadora Itamara Bagatini.

A vereadora Itamara Bagatini usou o espaço para fazer uma Homenagem às mulheres, pela passagem do dia Internacional da mulher no dia 8 de março. Disse quer A mulher conquistou muitos espaços, teve muitos avanços, com o crescimento do Brasil, também melhorou muito a condição da mulher brasileira, seja pelos programas sociais ou de proteção à mulher e à família. Porém, destacou que ainda temos muitas lutas, desafios e avanços a conquistar na questão de gênero feminino. Também, um grande desafio para as mulheres: a ocupação dos espaços de poder e de decisão. As mulheres são apenas 8% na política, mesmo em um país onde constituem a maioria da população.  E, na segunda década do século XXI, o desafio pode se transformar em ações que contribuam para a igualdade entre mulheres e homens, pelo fim da discriminação e pelo fim da violência contra a mulher. Disse que os, homens e mulheres tem um papel muito importante na transformação da sociedade.

Para encerrar destacou as Festividades da semana: Dia 12 marços galinhada da Paroquia Evangélica Luterana na sua Sede e o Baile da Escolha da Garota Esporte do INDACI no Ginásio Municipal, e no dia 13 a tradicional festa do Frango em Preferido Alto.

Encerrada a pauta do dia, a presidente Itamara Bagatini convidou a todos para a 6ª Sessão Ordinária do ano de 2016 que acontece na segunda feira, dia 14 de março de 2016, às 19h.

(A fala na íntegra dos vereadores você confere através do áudio da Sessão disponível no site da Câmara, no endereço: www.camaraipora.sc.gov.br/site/audio).