Projeto de que concede Revisão Geral anual aos Servidores Públicos Municipais e Agentes Políticos é aprovado em Iporã do Oeste.
Você está em: Câmara de Vereadores de Iporã do Oeste, transparência e credibilidade .: Notícias
  • Projeto de que concede Revisão Geral anual aos Servidores Públicos Municipais e Agentes Políticos é aprovado em Iporã do Oeste.
  • Resumo da 7ª Sessão Ordinária da 4ª Sessão Legislativa, da 7ª Legislatura da Câmara Municipal de Iporã do Oeste –SC.

    Iporã do Oeste – Foi realizada, na última segunda, dia 21 de março, a sétima Sessão Ordinária de 2016. A presidente Itamara Bagatini saudou de forma especial os colegas vereadores, equipe de trabalho da casa, público presente, imprensa escrita e falada.

    Na sequência o secretario Mario Ribeiro de Freitas fez a chamada e constatou a presença de todos os vereadores.  Constatada a presença regimental, sob a proteção de Deus e em nome do povo de Iporã do Oeste, a presidente Itamara Bagatini iniciou os trabalhos, apresentado a pauta do dia.

    No Pequeno Expediente, aconteceu a discussão e votação da Ata 151/2016, da 6ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa, da 7ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste, realizadas no dia 14 de março. Que foi aprovado por unanimidade.

    Também no pequeno expediente o secretario Mario Ribeiro de Freitas fez as leituras das correspondências recebidas pela casa legislativa. Entre eles o decreto municipal de Prefeito municipal sobre o turno de trabalho no dia 24 de março quinta-feira santa que será apenas na parte da manhã nas repartições públicas municipais. Ainda o convite da secretaria de segurança pública do estado para a solenidade de assunção de 9ª Região da Polícia Militar da Fronteira no dia 22 de março no 11º BPM em SMO. Todas as correspondências ficam à disposição de todos os vereadores na câmara.

    Nas Matérias não teve entrada de matéria sendo que a indicação que constava na pauta do dia foi retirada pelo autor antes do início da sessão.

    No Grande Expediente fez uso do espaço o vereador sírio Assmann, Laírton Hahn e Mario Ribeiro de Freitas.

    O vereador sírio Assmann, parabenizou em nome dos vereadores que se fizeram presentes a comunidade da Linha Iratim pela bonita festa, que serviram bem a todos, parabéns a comunidade. Sírio também falou da indicação que fez a algum tempo e não foi atendido, sobre as calçadas que precisam de reparos que ainda não foram feitas sendo que com a passagem da pascoa muita gente vai passar por elas e ainda não foram arrumadas. Citou principalmente os trechos ao longo da Avenida Gustavo Fetter, pediu uma atenção especial a esse caso, citou também, a pintura das faixas de pedestres, demarcação e sinalização das ruas asfaltadas próximo a Cooper A1 e Polis e loteamentos novos. Solicitou ainda que o setor de urbanismo ao começar uma obra para que seja finalizado, não abandonar uma obra enquanto não tiver concluída. Sírio aproveitou para deseja uma feliz e abençoada pascoa a todos, e que todos possam receber bem os visitantes para que possam levar uma imagem boa do município de Iporã do Oeste.

    O vereador Laírton Hahn fez alguns esclarecimentos sobre uma entrevista do Prefeito Ilton de uma subvenção social do deputado Celso Maldaner para a comunidade da Linha Aparecida, lamentou por usar a imprensa para fazer politicagem, disse que faltou humildade ao prefeito, uma vez que as conquistas foram de um esforço dos vereadores e não foram citados disse que os vereadores do PMDB já conseguiram muitos recursos juntamente com seus representantes, sendo que mais recursos para outras comunidades estão sendo pleiteados porém não estão garantidos estamos esperando a liberação para ai serem anunciados, não podemos anunciar sem ter a garantia da liberação. Disse que o vereador precisa ser valorizado e que estão cumprindo com seu papel de indicar, fiscalizar e legislar. Deixou registrado dois pedidos para serem atendidos pelo secretário de DRM um é o trecho da volta do Pavão na altura da ponte que necessita de cascalho para não virar um atoleiro e em São Lourenço próximo a Rudi e Egon Helfer também precisa de cascalho sendo também um atoleiro os caminhões já tem dificuldade de passar. E desejou a toda população de Iporã do Oeste uma abençoada Páscoa e que seja um momento de reflexão neste ano de decisões importantes.  

    O vereador Mario Ribeiro de Freitas usou o espaço para falar de uma reportagem feita sobre o Jornal Tribuna que vem com mentiras e fofocas e age com assaltantes vem de longe sem falar com os proprietários para ver o que está acontecendo. Disse que seria bonito a imprensa se fazer presente na propriedade ver o que está sendo feito, quem está fazendo e quem paga esse serviço e valorizar o agricultor, disse que é uma pessoa aberta não tem nada a esconder e o jornal vem disser barbaridades e colocar uma foto tirada de longe sem verificar o que de fato aconteceu, disse que quem é proprietário do local é seu filho e ele solicitou uma limpeza no reservatório de agua onde contratou serviço de um caminhão particular e a máquina da giratória do ministério da pesca, que é de uso para esses serviços, onde pagou as horas trabalhadas  conforme estabelecido e ainda  em um jornal fazer esse tipo de reportagens em desrespeito ao agricultor. Mario pediu para que essas pessoas aproveitem esse período de quaresma e Páscoa para refletir sobre o que estão fazendo devem estar descontentes consigo mesmo, pois que fala mal de tudo e todos e só critica, fica difícil a convivência, que essas pessoas possam procurar o Padre ou pastor nesta semana santa, para acertar suas contas e acharem seu caminho e serem pessoas mais felizes, disse que isso vira uma doença muito séria e inclusive pode matar.

    Na Ordem do Dia dois projeto foram discutido e aprovado por unanimidade um em segunda e outro em única votação.

    - Segunda discussão e votação do Projeto de Lei 003/2016, que concede Revisão Geral anual aos Servidores Públicos Municipais e Agentes Políticos, nos termos do inciso x do artigo 37 da Constituição Federal e dá outras providências; Projeto aprovado por unanimidade em segunda e última votação.

    O Projeto de Lei do Legislativo nº 001/2016 foi votado em votação nominal para der votado em única votação e aprovado por unanimidade.

    Única discussão e votação do Projeto de Lei do Legislativo nº 001/2016, que Concede Revisão Geral Anual aos vencimentos dos Servidores Públicos do Poder Legislativo e Agentes Políticos da Câmara Municipal e dá outras providências. Projeto aprovado por unanimidade em única votação.

    Na explicação pessoal usou o espaço a vereadora Itamara Bagatini.

    A presidente Itamara Bagatini fez repasses sobre as audiências do prefeito e lideranças em sua viagem a capital com o objetivo principal de buscar a liberação de recursos e acompanhar a situação de projetos encaminhados em várias secretarias do Governo. Na secretaria de Segurança Pública garantiram o aumento tanto esperado e solicitado inclusive por essa casa, do efetivo policial de Iporã do Oeste. Aliado a implantação das 10 câmeras de videomonitoramento, a necessidade de um policial que possa acompanhar as imagens e agir de maneira imediata. O Secretário garantiu dois novos policiais para integrar a equipe de efetivos do município sendo que um já iniciou as atividades e o outro o município aguarda o procedimento de transferência e encaminhamento dos efetivos para o destacamento da Polícia Militar local. Também sobre repasse para o Programa do Transporte Escolar firmado pelo Município com o Estado. Foi demonstraram as autoridades estaduais a necessidade de um repasse complementar, A Secretaria de Estado da Educação reconheceu que o repasse feito ao município precisa aumentar, e anunciou que a partir da oficialização de todos os dados irá regularizar a situação e fazer um repasse complementar. Ainda na Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Estado conseguiram apoio na implantação física do projeto de barramento inclusive o secretário estava convencido de que esta pode ser a melhor alternativa futura para disponibilizar água em quantidades necessárias para o abastecimento do plantel de animais, o Secretário disse as lideranças que o Estado quer ser parceiro da implantação física do projeto.

    Para finalizar falou da Fischfest que aconteceu no sábado da qual participou que estava muito bem organizado parabenizou todos os organizadores pelo evento. E nas festividades da semana convidou a todos para o baile de casais no dia 26 de março no salão Vogt. E desejou uma feliz Pascoa a todos, que seja uma Pascoa de comunhão e familia preservando os valores originais desta data. 

    Encerrada a pauta do dia, a presidente Itamara Bagatini convidou a todos para a 8ª Sessão Ordinária do ano de 2016 que acontece na segunda feira, dia 28 de março de 2016, às 19h.

    (A fala na íntegra dos vereadores você confere através do áudio da Sessão disponível no site da Câmara, no endereço: www.camaraipora.sc.gov.br/site/audio).