Requerimento, que requer informações com relação à Obra do Centro Múltiplo das Atividades da Agricultura Familiar, é aprovado em Iporã do Oeste.
Você está em: Câmara de Vereadores de Iporã do Oeste, transparência e credibilidade .: Notícias
  • Requerimento, que requer informações com relação à Obra do Centro Múltiplo das Atividades da Agricultura Familiar, é aprovado em Iporã do Oeste.
  • Resumo da 8ª Sessão Ordinária da 4ª Sessão Legislativa, da 7ª Legislatura da Câmara Municipal de Iporã do Oeste –SC.

    Iporã do Oeste – Foi realizada, na última segunda, dia 28 de março, a oitava Sessão Ordinária de 2016. A presidente Itamara Bagatini saudou de forma especial os colegas vereadores, equipe de trabalho da casa, público presente, imprensa escrita e falada.

    Na sequência o secretario Mario Ribeiro de Freitas fez a chamada e constatou a presença de todos os vereadores.  Constatada a presença regimental, sob a proteção de Deus e em nome do povo de Iporã do Oeste, a presidente Itamara Bagatini iniciou os trabalhos, apresentado a pauta do dia.

    No Pequeno Expediente, aconteceu a discussão e votação da Ata 152/2016, da 7ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa, da 7ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste, realizadas no dia 21 de março. Que foi aprovado por unanimidade.

    Também no pequeno expediente o secretario Mario Ribeiro de Freitas fez as leituras das correspondências recebidas pela casa legislativa. Todas as correspondências ficam à disposição de todos os vereadores na câmara.

    Nas Matérias do dia deram entrada dois projetos de lei que foram lidos e baixados para comissão para o seu parecer. Dois requerimentos aprovados sendo um de licença do vereador Otair Lutz outro requerimento de Requerimento de Informações de autoria do Vereador Lúcio Mallmann e ainda duas Indicações, uma de proposição do vereados Leonício Welter e outra do Vereador Nilson Werlang.

    - Leitura do Projeto de Lei 004/2016, que Autoriza o Poder Executivo Municipal a realizar estudos Técnicos e adquirir área para instalação de Cemitério Municipal e dá outras providências; o Projeto foi baixado para comissão para seu parecer.

    - Leitura do Projeto de Lei 005/2016, que Autoriza o Município de Iporã do Oeste a realizar despesas para implantação do Projeto de Barramento na Linha Preferido Alto e dá outras providências; o Projeto foi baixado para comissão para seu parecer.

    - Leitura, discussão e votação do Requerimento de Licença 002/2016, de autoria do Vereador Otair Lutz; Requerimento foi aprovada por unanimidade.

    - Leitura, discussão e votação do Requerimento de Informações 002/2016, de autoria do Vereador Lúcio Mallmann, que requer informações com relação à Obra do Centro Múltiplo das Atividades da Agricultura Familiar; Que o prefeito informe se a obra do Centro Múltiplo das Atividades da Agricultura Familiar já foi concluída, forneça a cópia do Termo de Recebimento da Obra, e quando passou a ser ocupado. Requerimento foi aprovada por unanimidade para ser encaminhada ao executivo para providencias.

    - Leitura e discussão da Indicação 010/2016, de proposição do Vereador Leonício Welter que solicita que o Centro da Comunidade de Macucozinho, seja contemplado com britamento; Indicação foi acatada para ser encaminhada ao executivo para providencias.

    - Leitura e discussão da Indicação 011/2016, de proposição do Vereador Nilson Werlang, que solicita a implantação de Estrada Modelo com pedras britas na estrada municipal que vai da SC 163 até a sede da comunidade da Linha Faic, neste município de Iporã do Oeste; Indicação após receber sugestões de inclusão de um item, foi acatada para ser encaminhada ao executivo para providencias.

    No Grande Expediente fez uso do espaço o vereador, Laírton Hahn e Nilson Werlang

    O vereador Laírton Hahn usou o espaço para dirigir a palavra em especial aos jovens alunos da Casa familiar Rural, que estavam presentes na sessão, disse que devem se prepara para ser futuros líderes responsáveis pela agricultura, pela comunidade, pelo município e boa parte do país. Laírton disse que os jovens devem começar a ser líder na sua propriedade, para substituir os pais ou responsáveis e com isso ir respondendo por setores inteiros da qual fazem parte, é preciso assumir essa responsabilidade, da mesma forma na política é preciso ser líder na comunidade se envolver e assumir as tarefas, aparecer, exercer a liderança, ir além da propriedade e comunidade, aproveitar as oportunidades e liderar e representar a sua classe. Ressaltou que, são capazes e precisam se preparar para exercer os cargos políticos tanto de vereadores, secretários, prefeito e deputados, é preciso aparecer se manifestar e se envolver e se tornar lideres, dificuldades existem mas devem ser superadas, é preciso se envolver e com coragem assumir os desafios e ter orgulho do que faz e acreditar. Afirmou que acredita muito num país melhor em um município melhor, é preciso sempre valorizar o que já foi feito e acreditar que podemos fazer melhor.

    O vereador Nilson Werlang falou da segurança pública, destacou a importante conquista do aumento de efetivo, um já atuando e outro por ser finalizado, destacou toda trajetória de mobilização de solicitações, moções tanto desta casa como de outros setores da comunidade destacou de forma especial o papel da câmara técnica do DEL que atua neste setor que fez um esforço grande com audiências importantes e com certeza tem mérito nesta conquista. Nilson fez um agradecimento a todos que se envolveram e trabalharam para essa importante conquista, ressaltou a importância do DEL para Iporã do Oeste e fez o convite para participar do 1º seminários de energias renováveis em Iporã do Oeste no dia 20 de abril com vagas limitadas interessados devem procurar a ACIIO. Ainda falou da importância dos recursos conseguido pelo esforço dos vereadores e lideranças com seus representantes, destacou que no Estado alguns partidos de oposição historicamente nunca tinham direito a subvenções mas agora inclusive está sendo liberado para deputados do seu partido, agora  não mais apenas da esfera federal do qual tem um deputado já liberou cerda de dois milhões para Iporã do Oeste. Nilson ainda destacou a importante campanha do dia “D” a ser realizado no sábado, com envolvimento de diferentes entidades, de combate à Dengue com várias ações especificas, agradeceu a prefeitura sobretudo ao setor da saúde por atender sua indicação e pediu a todos que poder, ajudar, para que possam se envolver neste combate à Dengue.

    Na Ordem do Dia não houve tramitação de matérias.

    Na explicação pessoal usou o espaço Otair Lutz e Nilson Werlang.

    Otair Lutz destacou a importância do jovem sobretudo os que estão se preparando para assumir as propriedades rurais disse que muitos agricultores já saíram da agricultura e muitos ainda sairão o desafio é grande é preciso estudar pois só permanecerão os que tiverem bem preparados. Parabenizou toda equipe de direção e professores da Casa Familiar pelo bom trabalho que está sendo realizado em Iporã do Oeste em favor da agricultura familiar. Aproveitou para convidar a todos para dia 10 de abril participar da festa da comunidade de Piraju e alertou o setor do DRM para deixar a estrada em boas condições para a festa.

    Nilson Werlang falou sobre a campanha de vacinação da gripe A que a secretaria da saúde promove todos os anos para algumas faixar consideradas de maior risco, disse que aqueles que não tiver enquadrado nestas faixas a ACIIO estará promovendo uma campanha no dia 8 de abril e os interessados devem fazer a sua aquisição reserva na secretaria da Associação.

    A presidente Itamara Bagatini ressaltou a importância e envolvimento do dia D de combate à Dengue no sábado pediu a toda envolvimento e colaboração  também nas suas casas, pátios escolas promover esse combate.

    Paras as festividades da semana convidou a todos para o dia 2 de abril o baile de casais no Clube São José, Também a galinhada do clube de patinação Asas da liberdade e no dia 03 a festa comunitária na linha Aparecida.

    Encerrada a pauta do dia, a presidente Itamara Bagatini convidou a todos para a 9ª Sessão Ordinária do ano de 2016 que acontece na segunda feira, dia 04 de abril de 2016, às 19h.

    (A fala na íntegra dos vereadores você confere através do áudio da Sessão disponível no site da Câmara, no endereço: www.camaraipora.sc.gov.br/site/audio).   

    Após a Sessão a Casa Familiar Rural usou o espaço da Tribuna Popular para expor suas atividades e projetos para 2016