Dois vereadores suplentes assumem por 30 dias!
Você está em: Câmara de Vereadores de Iporã do Oeste, transparência e credibilidade .: Notícias
  • Dois vereadores suplentes assumem por 30 dias!
  • Três Requerimentos de Informações aprovados na sessão se segunda!

    Resumo da 9ª Sessão Ordinária da 4ª Sessão Legislativa, da 7ª Legislatura da Câmara Municipal de Iporã do Oeste –SC.

    Iporã do Oeste – Foi realizada, na última segunda, dia 04 de abril, a nona Sessão Ordinária de 2016. A presidente Itamara Bagatini saudou de forma especial os colegas vereadores, equipe de trabalho da casa, público presente, imprensa escrita e falada. Justificou a presença por 30 dias de dois vereadores suplentes, Leonício Welter que estará ocupando a vaga de Otair Lutz de licença por 30 dias e Darci de Souza, no Lugar de Nilo Ghilardi, que está de licença saúde por mais 30 dias.

    Na sequência o secretario Mario Ribeiro de Freitas fez a chamada e constatou a presença de todos os vereadores.  Constatada a presença regimental, sob a proteção de Deus e em nome do povo de Iporã do Oeste, a presidente Itamara Bagatini iniciou os trabalhos, apresentado a pauta do dia.

    No Pequeno Expediente, aconteceu a discussão e votação da Ata 153/2016, da 7ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa, da 7ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste, realizadas no dia 28 de março. Que foi aprovado por unanimidade.

    Também no pequeno expediente o secretario Mario Ribeiro de Freitas fez as leituras das correspondências recebidas pela casa legislativa. Entre eles o requerimento de Licença saúde do vereador Nilo Ghilardi por mais 30 dias. Também o convite para o dia 09 de abril do Grupo Italiano Amicci Della Cantoria para o 3º Encontro Regional de Cantos Italianos. Todas as correspondências ficam à disposição de todos os vereadores na câmara.

    Nas Matérias deram entrada dois projetos substitutivo de lei que foram lidos e baixados para comissão para o seu parecer. E Três Requerimento de Informações de autoria do Vereador Lúcio Mallmann que foram lidos discutidos e aprovados para ser encaminhado para o executivo para províncias.

    - Leitura do Projeto de Lei substitutivo ao 004/2016, que Autoriza o Poder Executivo Municipal contratar a projeção de estudos técnicos para viabilização de área para instalação de Cemitério Municipal e dá outras providências; o Projeto foi baixado para comissão para seu parecer.

    - Leitura do Projeto de Lei substitutivo ao 005/2016, que Autoriza o Município de Iporã do Oeste a realizar despesas para contratação de Projeto técnico de barramento e dá outras providências; o Projeto foi baixado para comissão para seu parecer.

    - Leitura, discussão e votação do Requerimento de Informações 003/2016, de autoria do Vereador Lúcio Mallmann, que solicita informações com cópias de Processos licitatórios realizados nos anos de 2010 e 2013; Requerimento foi aprovado por unanimidade para ser encaminhada ao executivo para providencias.

    - Leitura, discussão e votação do Requerimento de Informações 004/2016, de autoria do Vereador Lúcio Mallmann, que requer informações com cópia das Atas das reuniões realizadas pelo conselho Municipal de Saúde do período de 2013 a 2016; Requerimento foi aprovado por unanimidade para ser encaminhada ao executivo para providencias.

    - Leitura, discussão e votação do Requerimento de Informações 005/2016, de autoria do Vereador Lúcio Mallmann, que requer informações sobre a folha de pagamento dos servidores públicos municipais de Iporã do Oeste. Requerimento foi aprovado por unanimidade para ser encaminhada ao executivo para providencias.

    No Grande Expediente fizeram uso do espaço os vereadores, Leonício Welter   e Lucio Malmann.  

    O vereador Leonício Welter  falou do seu pedido feito ainda no ano passado ao setor da agricultura para que seja convidado a CIDASC para fazer esclarecimentos aos agricultores sobre a GTA, Brucelose e Tuberculose, lembrou que no ano passado foi feito uma Moção por essa casa pendido sobre essa assunto, sendo que o contato com a ADR foi feito e a palestra está marcada para o dia 15 de abril na parte da manhã no Centro dos Idosos, abordando assuntos importantes sobre a GTA, Brucelose, Tuberculose, entre outros, será um oportunidade importante para os agricultores do nosso município para esclarecimento e tirarem suas dúvidas, uma vez que no município tem casos constatados destas doenças e os agricultores ficam com grandes prejuízos. Disse que vai ser uma oportunidade importante para toda região e sobretudo para os agricultores do nosso município.   

    Lucio Malmann, fez uso do espaço para fazer esclarecimentos sobre as atribuições da Câmara de vereadores, citou o artigo 43 do regimento interno que fala sobre as competências privativas da câmara de vereadores, sendo elas: solicitar informações ao prefeito referente a administração, julgar as contas do prefeito e da mesa diretora da câmara, e avaliação e fiscalização financeira, orçamentaria operacional e patrimonial da gestão pública, destacou que por isso que faz os pedidos de informações que muitas vezes são confundidos pelas pessoas que o vereador tem algo contra o cidadão, pelo contrário somos representantes do cidadão e somos pagos para fiscalizar e legislar, destacou que é exatamente  isso que está fazendo por meio dos pedidos de informações. Citou também o Requerimento de informações do vereador Sírio Asmann que veio resposta hoje, porém disse que faltou informações e que não foi respondido todas as informações solicitadas, sendo que foi solicitado da propriedade da Rua Rio de Janeiro e não da Rua Jundiá. Ainda falou do bloqueio de bens de servidores públicos do município disse que ele acompanhou fiscalizou e fez a denúncia que foi acatada e está em fase de defesa para que se comprove a inocência casos contrários vão ser condenados, disse que esse é o papel de fiscalizar do vereador. Disse ainda que sobre a limpeza dos terrenos baldios que os moradores já atenderes as solicitações feitas e limparam seus espaços, porém o município precisa limpar também os que são seus não apenas cobrar dos outros.

    Na Ordem do Dia não houve tramitação de matérias.

    Na explicação pessoal usaram o espaço os vereadores: Mario Ribeiro de Freitas e Nilson Werlang.

    Mario Ribeiro de Freitas destacou a grande festa da padroeira realizada pela comunidade da Linha Aparecida, agradeceu a todos que organizaram e preparam essa festa como também a todos que participaram e convidou para novamente participar no ano que vem.

    Nilson Werlang falou sobre os requerimentos de informações que muitas vezes são encaminhadas solicitações de moradores e aqui na tribuna já se condena antes de ter as respostas das informações, e foi para a mídia, e a imagem de cidadão é denegrida, portanto temos que fazer os pedidos de informações para solicitar as informações para averiguar o que aconteceu não já condenar antes de ter as respostas. Falou ainda sobre o dia D do final de semana, que mobilizou diferentes entidades e população em geral sendo que a ideia deu certo, a iniciativa partiu de um cidadão e foi feito uma indicação que prontamente foi atendida, agradeceu parabenizou a Administração Municipal através da Secretaria da Saúde Agentes de Saúde e da dengue e todas as entidades e sociedade que se envolveram para essa importante mobilização, que deixa o município melhor menos poluído e mais protegido contra o Mosquito da Dengue. Lamentou ainda que tem muitas pessoas que não dão a devida importância a esse tema. Disse que foi lançado uma campanha de conscientização importante inclusive com adesivo para que quem poder aderir e colaborar também.

    A presidente Itamara para finalizar destacou a importância do dia D realizado no final de semana e agradeceu o entendimento recebido enquanto precisou de atendimento da saúde na última semana disse que comprovou que a saúde de Iporã está em boas mãos. Falou de evento beneficente a família Mario Rauber, pediu para todos participar.

    Paras as festividades da semana convidou a todos para o dia 9 de abril o baile de casais na Lagoa dos Patos, Também o baile de casais na Linha quilombo.

    Também a galinhada do EMEI na sede e o 3º Encontro Regional de Cantos Italianos do Grupo Italiano Amicci Della Cantoria para o dia 09 de abril. E para dia 10 de abril da festa da comunidade de Piraju.

     Encerrada a pauta do dia, a presidente Itamara Bagatini convidou a todos para a 10ª Sessão Ordinária do ano de 2016 que acontece na segunda feira, dia 11 de abril de 2016, às 19h.

     

    (A fala na íntegra dos vereadores você confere através do áudio da Sessão disponível no site da Câmara, no endereço: www.camaraipora.sc.gov.br/site/audio).