Dois Requerimentos foram rejeitados na sessão de segunda feira
Você está em: Câmara de Vereadores de Iporã do Oeste, transparência e credibilidade .: Notícias
  • Dois Requerimentos foram rejeitados na sessão de segunda feira
  • Resumo da 10ª Sessão Ordinária da 4ª Sessão Legislativa, da 7ª Legislatura da Câmara Municipal de Iporã do Oeste –SC.

    Iporã do Oeste – Foi realizada, na última segunda, dia 11 de abril, a décima Sessão Ordinária de 2016. A presidente Itamara Bagatini saudou de forma especial os colegas vereadores, equipe de trabalho da casa, público presente, imprensa escrita e falada.

    Na sequência o secretario Mario Ribeiro de Freitas fez a chamada e constatou a presença de todos os vereadores.  Constatada a presença regimental, sob a proteção de Deus e em nome do povo de Iporã do Oeste, a presidente Itamara Bagatini iniciou os trabalhos, apresentado a pauta do dia.

    No Pequeno Expediente, aconteceu a discussão e votação da Ata 154/2016, da 9ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa, da 7ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste, realizadas no dia 4 de abril. Que foi aprovado por unanimidade.

    Também no pequeno expediente o secretario Mario Ribeiro de Freitas fez as leituras das correspondências recebidas pela casa legislativa. Todas as correspondências ficam à disposição de todos os vereadores na câmara.

    Nas Matérias deram entrada dois Requerimentos de Informações de autoria do Vereador Lúcio Mallmann e Sírio Assmann que foram lidos discutidos e rejeitados por maioria de votos.

    - Leitura, discussão e votação do Requerimento de Informações 006/2016, de autoria do Vereador Lúcio Mallmann, que solicita informações sobre Convênios e Financiamentos do município desde o ano de 2008; como também os bens que foram alienados e onde foi gasto o saldo da alienação.  O requerimento após discutido foi rejeitado por maioria de votos.

    - Leitura, discussão e votação do Requerimento de Informações 007/2016, de autoria do Vereador Sírio Assmann, solicitando informações complementares ao Requerimento 001/2016. Que o prefeito forneça copias dos protocolos, da licença ambiental, relatórios de pagamentos, informe o dia/mês/ano e quais as maquinas e quantas horas trabalharam na propriedade de Tercio Jantsch e ou Valtuir Dal Bosco da rua Rio de Janeiro. O requerimento após discutido também  foi rejeitado por maioria de votos.

    No Grande Expediente fez uso do espaço o vereador Darci de Sousa

    O vereador Darci aproveitou o espaço para fazer uma avaliação e prestação de contas do período em que esteve em frente a secretaria de transportes e obras do município com secretario, falou das dificuldades enfrentadas deste os primeiros dias de atividades, destacou que apenas no primeiro ano teve 4 enchentes e que a secretaria de transportes e obras depende muito das condições do tempo, sendo que em virtude destas condições recebeu o município com as estradas muito danificadas, as dificuldades eram grandes e aos poucos foram sendo solucionadas sendo que comunidade por comunidade formam desenvolvida intensas atividades que foram detalhada pelo vereador, foram revitalizados muitos trechos  e ao entregar a secretaria mais de 80% das estradas estão em boas condições, disse que está ciente que tem ainda tem problemas nas estrada, mas esses sempre vai ter devido a extensão grande que o município. Darci agradeceu a toda equipe de transportes e obras pelo seu empenho e esforço e dedicação para conseguir deixar as estradas em boas condições.

    Na Ordem do Dia não houve tramitação de matérias.

    Na explicação pessoal usaram o espaço os vereadores Leonício Welter Laírton Hahn  e Nilson Werlang.

    O vereador Leonício Welter usou o espaço para fazer o registro de alguns pedidos como: colocação de uma proteção para uma maior segurança do local ao longo da ponte no centro de Macucozinho; que seja feito abertura da curva da estrada próximo das famílias Biesdorf e Proes na linha Monte Maria; e ainda citou dois trechos pequenos da estrada de Quilombo a Taipa Alta que precisam de pequenos reparos. Leonício reforçou o convite para a palestras no dia 15 de abril na parte da manhã no Centro dos Idosos, abordando assuntos importantes sobre a GTA, Brucelose, Tuberculose, destacou da importância da participação dos agricultores do nosso município para esclarecimento e tirarem suas dúvidas.

    O vereador Laírton Hahn falou da importância das indicações feitas pelos vereadores sendo que algumas não estão sendo atendidas citou a recuperação da estrada de São Lourenço pelo Britador em direção a Monte Maria e Macucozinho disse que a estrada ainda não foi recuperada totalmente sendo que um morador já acionou o promotor sendo que o serviço foi feito mas de forma mínima e a situação continua precária, por isso estou reforçando de forma de ultimato para que seja feita, como também outro trecho da estrada em São Lourenço na altura da propriedade de próximo a Egon Helfer e em São Vandelino seja colocado tubos nas proximidades da propriedade de Ivanir Busa. Para finalizar falou da situação das comunidades e das novas  exigências que estão sendo feitas que estão inviabilizando as atividades das comunidades. Agora com a exigência de precisar contratar um brigadista, além da segurança, na hora dos eventos, inclusive de baile de casais, disse que é um exagero de cobranças e pediu para que os bombeiros e polícia civil revissem essa exigência e sejam mais flexíveis para que as comunidades possam se organizar com maior prazo.

    O vereador Nilson Werlang, destacou que estava em contato hoje com atual secretário de obras onde fizeram a explanação do cronograma de obras e que a recuperação da estrada de São Lourenço pelo Britador em direção a Monte Maria e Macucozinho está no cronograma para ser feita em breve. Destacou ainda sobre as estradas, um detalhe curioso observado das maquinas do município de Descanso que estão trafegando pelas estadas do município para ir a algumas localidades pois as estradas estão muito melhores e agiliza o serviço. Reforçou o convite para participar do 1º seminário de energias renováveis em Iporã do Oeste no dia 20 de abril com vagas limitadas interessados devem procurar a ACIIO.

    Das festividades da semana a presidente Itamara destacou a alegria e animação dos encontros dos grupos italianos. Convidou a todos para ainda após a sessão para o memento cultural da Casa Familiar Rural com a presença dos estagiários da França. Também convidou a todos para o Segundo Seminário de Troca de Experiências do Serviço Público Municipal da Região da AMEOSC, ocorrerá no próximo dia 14 de abril, no auditório do Instituto Federal de Santa Catarina Campus de São Miguel do Oeste. Destacou também inauguração da quadra coberta que estará acontecendo nas próximas semanas e convidou a todos para as festividades da semana onde teremos dia 16 de abril o baile de casais de CTG e dia 17 o almoço a paroquia católica aqui na sede estão todos convidados.

    Encerrada a pauta do dia, a presidente Itamara Bagatini convidou a todos para a 11ª Sessão Ordinária do ano de 2016 que acontece na segunda feira, dia 18 de abril de 2016, às 19h.

    (A fala na íntegra dos vereadores você confere através do áudio da Sessão disponível no site da Câmara, no endereço: www.camaraipora.sc.gov.br/site/audio).