Indicação sugere a criação do Conselho da Mulher no Município de Iporã do Oeste
Você está em: Câmara de Vereadores de Iporã do Oeste, transparência e credibilidade .: Notícias
  • Indicação sugere a criação do Conselho da Mulher no Município de Iporã do Oeste
  • Resumo da 11ª Sessão Ordinária da 4ª Sessão Legislativa, da 7ª Legislatura da Câmara Municipal de Iporã do Oeste –SC.

     Iporã do Oeste – Foi realizada, na última segunda, dia 18 de abril, a décima primeira Sessão Ordinária de 2016. A presidente Itamara Bagatini saudou de forma especial os colegas vereadores, equipe de trabalho da casa, público presente, imprensa escrita e falada.

    Na sequência o secretario Mario Ribeiro de Freitas fez a chamada e constatou a presença de todos os vereadores.  Constatada a presença regimental, sob a proteção de Deus e em nome do povo de Iporã do Oeste, a presidente Itamara Bagatini iniciou os trabalhos, apresentado a pauta do dia.

    No Pequeno Expediente, aconteceu a discussão e votação da Ata 155/2016, da 10ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa, da 7ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste, realizadas no dia 11 de abril. Que foi aprovado por unanimidade.

    Também no pequeno expediente o secretario Mario Ribeiro de Freitas fez as leituras das correspondências recebidas pela casa legislativa. Todas as correspondências ficam à disposição de todos os vereadores na câmara.

    Nas Matérias deram entrada um Projeto de Lei e uma Indicação, de proposição da Vereadora Itamara Bagatini.

    - Leitura do Projeto de Lei 006/2016, que autoriza o Executivo Municipal a efetuar despesas com as Festividades alusivas ao aniversário de Emancipação Político-Administrativa do Município e dá outras providências; Que foi baixado para comissão para seu perecer.

    - Leitura e análise da Indicação 012/2016, de proposição da Vereadora Itamara Bagatini, que sugere a criação do Conselho da Mulher no Município de Iporã do Oeste; foi acatada para ser encaminhada ao executivo para providencias.

    No Grande Expediente fizeram uso do espaço os vereadores Laírton Hahn Leonício Welter e Lucio Malmann.

    Laírton Hahn usou o espaço para falar do importante momento do final de semana para o país, disse que o momento não é de comemoração, deveria ser de luto, pois aquilo que os políticos fizerem com esse país não tem como recuperar em um curto espaço de tempo, a votação foi um ato de democracia e de certo modo de deboche, pois 80% dos políticos participaram dos últimos três mandatos em Brasília, portanto eram coniventes com os atos, ali eles usaram o lenço e crachá do Brasil mas antes não pensaram no povo brasileiro, quando aprovaram a vinda da copa do mundo, as olimpíadas, as pedaladas fiscais do primeiro governo Dilma. Laírton Disse que por traz disso estava o Lula que comprometeu o governo da Dilma e hoje temos os 10 milhões de desempregados, questionou como podemos reverter isso? Não cuidaram do nosso dinheiro e agora iniciaram o processo de impeachment, disse que na sua opinião deveriam dissolver o congresso e convocar novas eleições para deputados e presidente, ai o povo poderia dar uma resposta mais rápida ao sistema que temos ali hoje. Disse ainda que aqui em Iporã o dinheiro que veio do Fundam também não foi aplicado corretamente conforme solicitado por essa casa, disse a nível de Brasil quando tinha dinheiro foi gasto de forma errada que comprometeu o país, aqui em Iporã esse 1 milhão também poderia ter sido melhor aplicado o próximo governo vai ser um governo difícil pois quando se tem dinheiro se deve aplicar no lugar certo.

    Leonício Welter falou da importante palestra da CIDASC que orientou agricultores sobre transporte e registro de animais, destacou que foi esclarecedora de muitas dúvidas que se tinha. Leonício também falou que passou na estrada de acesso a Monte Maria e Macucozinho pelo britador verificar a situação principalmente dos tubos que vem causando problemas disse que a licitação de tubos novos já foi feita e a colocação dos tubos vai estar sendo feito e posteriormente a recuperação completa da estada. Falou que solicitou que seja recuperado a estrada de Macucozinho em direção a Itacuruçú conforme já solicitado em indicação da mesma forma a recuperação das estradas na propriedade dos Biesdorf em contato com a secretaria foi informado que em breve essas indicações vão ser atendidas e solucionadas.

    Lucio Malmann também se manifestou sobre a votação na câmara dos deputados em Brasileia disse que se sentiu triste com a manifestação de muitos Deputados, sendo que todos estão lá porque foram eleitos pelo povo, o dia não era de homenagear, mulher, filhos, sogras, sogros, pai, avo e  assim por diante, era um dia sério, onde depois de quase um ano o país precisa encontrar o rumo, pois infelizmente essa crise que esta ai se originou em função da crise política e isso precisa ser resolvido, não posso disser se a Dilma for cassada, que o Temer vai resolver a situação, nem que é a pessoa mais indicada, sei que tem muita coisa a ser apurada, sobre caso de Cunha falou que precisa ser apurado e ser tiver irregularidades precisa ser punido também. Também falou de coisas boas aqui do município onde aconteceu o asfaltamento de mais algumas ruas com recursos de FUNDAM conseguidos via deputado Mauro de Nadal. Lucio ainda apontou uma série de serviços mal feitos por maquinas da prefeitura, também, apresentou a decisão do juiz de Mondai que pede a reintegração no quadro de funcionário o mecânico, sendo que a sindicância havia definido pelo afastamento das duas pessoas envolvidas e apenas foi exonerado um deles que agora deve ser reintegrado, espera que isso que cause maiores prejuízos aos cofres públicos municipais. Como tambem tem outra limitar em favor de uma pessoa que fez concurso e não teve sua pontuação toda reconhecida e certamente precisa ser incluída no quadro de funcionários. Ainda demostrou sua preocupação com o cargo de nutricionista que está sendo criado.

    Na Ordem do Dia três projetos discutidos e aprovados em primeira votação e duas emendas também discutidas e aprovadas por unanimidade em primeira votação.

    - Primeira discussão e votação do Projeto de Lei Complementar 001/2016, que altera o número de vagas do cargo de Nutricionista previsto no anexo I da Lei Complementar nº 13/1997, com nova redação dada pela Lei Complementar nº 88/2013 e dá outras providências; Projeto foi aprovado por maioria de votos.

    - Primeira discussão e votação do Projeto de Lei 004/2016, que Autoriza o Poder Executivo Municipal contratar a projeção de estudos técnicos para viabilização de área para instalação de Cemitério Municipal e dá outras providências; Projeto aprovado por unanimidade em primeira votação.

    - Primeira discussão e votação da Emenda proposta ao Projeto de Lei 004/2016; Emenda aprovada por unanimidade em primeira votação.

    - Primeira discussão e votação do Projeto de Lei 005/2016, que Autoriza o Município de Iporã do Oeste a realizar despesas para contratação de Projeto técnico de barramento e dá outras providências; Projeto aprovado por unanimidade em primeira votação.

    - Primeira discussão e votação da Emenda proposta ao Projeto de Lei 005/2016; Emenda aprovada por unanimidade em primeira votação.

    Na explicação pessoal usaram o espaço o vereador e Nilson Werlang e a vereadora Itamara Bagatini.

    O vereador Nilson Werlang usou o espaço para parabenizar a organização clubes dirigentes e ganhadores dos jogos da final da série ouro e especial o Grêmio União que consagrou-se campeão e Pinhal Vice, da mesma forma os goleadores Everton Lauschner e Jeferson Grasel, Goleiro menos vazado: Alexandre Marasca. Nilson destacou ainda o importante calendário esportivo como também o trabalho desenvolvido iniciado pelo vice prefeito Valmor Reis Ainda Falou do circo que aconteceu em Iporã do Oeste disse que estava igual de Brasília onde teve malabaristas, muitas palhaçadas, mágicas histórias, enfim um verdadeiro circo.

    Itamara Bagatini, destacou que participou do II Seminário de Troca de experiências do serviço Público Municipal da região da Ameosc com relatos importantes. Nas Programações da semana convidou a todos para dia 20/04: Convite para seminário energias renováveis: dia 21/04: Convite inauguração quadra coberta: e dia 23/04: Convite para o almoço escoteiro e    Baile de casais na Linha Aparecida dia 24/04: Festa da Igreja na Linha São Lourenço. Destacou ainda Sobre o circo de ontem na Câmara Federal, e trouxe a reflexão extraída da Manchete no New York Times: Honesta, Dilma pode ser afastada por criminosos; Destacou o momento cultural de alegria e emoção em homenagem à visita dos professores e alunos da Casa Familiar da França à casa Familiar Esperança de Iporã do Oeste.

    Encerrada a pauta do dia, a presidente Itamara Bagatini convidou a todos para a 12ª Sessão Ordinária do ano de 2016 que acontece na segunda feira, dia 25 de abril de 2016, às 19h.

     

    (A fala na íntegra dos vereadores você confere através do áudio da Sessão disponível no site da Câmara, no endereço: www.camaraipora.sc.gov.br/site/audio).