Aprovados Projetos de Lei para contratar a projeção de estudos técnicos para viabilização de área para instalação de Cemitério Municipal e do Projeto técnico de barramento
Você está em: Câmara de Vereadores de Iporã do Oeste, transparência e credibilidade .: Notícias
  • Aprovados Projetos de Lei para contratar a projeção de estudos técnicos para viabilização de área para instalação de Cemitério Municipal e do Projeto técnico de barramento
  • Resumo da 12ª Sessão Ordinária da 4ª Sessão Legislativa, da 7ª Legislatura da Câmara Municipal de Iporã do Oeste –SC.

    Iporã do Oeste – Foi realizada, na última segunda, dia 25 de abril, a décima segunda Sessão Ordinária de 2016. A presidente Itamara Bagatini saudou de forma especial os colegas vereadores, equipe de trabalho da casa, público presente, imprensa escrita e falada.

    Na sequência o secretario Mario Ribeiro de Freitas fez a chamada e constatou a presença de todos os vereadores.  Constatada a presença regimental, sob a proteção de Deus e em nome do povo de Iporã do Oeste, a presidente Itamara Bagatini iniciou os trabalhos, apresentado a pauta do dia.

    No Pequeno Expediente, aconteceu a discussão e votação da Ata 156/2016, da 11ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa, da 7ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste, realizadas no dia 18 de abril. Que foi aprovado por unanimidade.

    Também no pequeno expediente o secretario Mario Ribeiro de Freitas fez as leituras das correspondências recebidas pela casa legislativa. Todas as correspondências ficam à disposição de todos os vereadores na câmara.

    Nas Matérias deram entradas um Requerimento de Licença que foi aprovado e duas Indicações que foram acatadas para serem encaminhada ao executivo para providencias.

     - Leitura, discussão e votação do Requerimento de Licença 004/2016, do Vereador Mario Ribeiro de Freitas; foi aprovado por unanimidade

    - Leitura e discussão da Indicação 013/2016, de autoria do Vereador Lúcio Mallmann, que solicita providências para resolver o problema do esgoto a céu aberto no Loteamento Entre Rios; Indicação foi acatada para ser encaminhada ao executivo para providencias.

    - Leitura e discussão da Indicação 014/2016, de autoria do Vereador Laírton Hahn, que sugere a colocação de placas de sinalização no interior do Município, indicando as comunidades; Indicação foi acatada para ser encaminhada ao executivo para providencias.

    No Grande Expediente fizeram uso do espaço os vereadores Laírton Hahn, Lucio Malmann, Darci de Souza e Itamara Bagatini.

    Laírton Hahn, falou sobre o trabalho do vereador, disse que todos os vereadores antes de assumir fazem um juramento, que tentem cumprir com o máximo empenho, devem estudar todas as leis para legislar em favor da população, somos um município privilegiado com cerca de 10 mil habitantes e que cresse cada dia, e temos a responsabilidades de representar todos, fomos eleitos democraticamente, sabendo do salários e compromissos. Muitas vezes somos julgados de forma errada como se só trabalhássemos 4 horas por mês, onde na verdade estamos 24 horas por dia a disposição da população, mesmos em finais de semana, feriados, eventos, todo hora estamos atendendo reivindicações de munícipes. Laírton lembrou de vários casos em que a população procurou os vereadores para ajudar resolver seus desafios e foram atendidos, citou o caso das Sociedades, na possível cobrança de impostos sobres seus CNPJ, os agricultores quando havia sido aprovado o emplacamento das maquinas agrícolas, caso do hospital entre tantos outros, em que os vereadores se dedicaram para solucionar os casos com moções indicações movimentando lideranças sem contar horas que estavam fora de casa uso de carro particular. Laírton destacou que muitas vezes pessoas falam mal dos vereadores inclusive na imprensa usando do casuísmo e oportunismos denegrindo a imagem dos vereadores que trabalham, disse que se tiver algum vereador que não foi eficiente deve ser tirado na eleição deste ano. Lançou o desafio para mais gente se colocar à disposição para ser candidatos pois em todos os partidos faltam pessoas.

    Lucio Malmann, falou sobre o salário dos vereadores e a polêmica que está sendo criada neste ano. Lucio apresentou evolução e detalhes dos salários dos vereadores disse que nos últimos anos não houve alteração fora dos reajustes normais, desse que existem muitos outros meios de diminuir as despesas no município citou vários casos, Também fez vários comparativos dos gastos com vereadores e recursos que os vereadores conseguiram durante seu mantado são muito acima, citou que apenas os vereadores do PMDB conseguiram mais de 1 milhão de reais em convênios e subvenções sociais, e portanto vereadores não estão dando prejuízo para o município, disse que temos que economizar sim mas tem muitas formas, citou exemplos, questionando  os gastos do município em assessorias e agendes públicos não eficientes, disse que tem inclusive cinco ações na justiça de fraudes questionando esses gastos inclusive com valores já bloqueados, disse que é trabalho do vereador acompanhar, verificar toda documentação e fiscalizar a aplicação de recursos e denunciar, que é fora de hora, em casa, de noite, dia de chuva, sol, calor, disse que se o ministério mantiver seu critério adotado no processo em andamento das licitações vai passar de um milhão  recursos bloqueados no município quase o mesmo valor que os vereadores do PMDB estão conseguindo trazer para o município.

    Darci de Souza aproveitou o espaço para agradecer o espaço de 30 dias, deixado pelo vereador Nilo que estava se recuperando de um problema de saúde que deve estar retornado para essa casa.

    Itamara Bagatini falou sobre a semana do escoteiro, em especial da atuação do grupo Tupã já a mais de 20 anos aqui no município de Iporã do Oeste com suas atividades formativas, disse que o grupo Tupã é referência no estado país trouxe o folder de divulgação das atividades deste ano de circulação nacional em que apresenta várias ativadas desenvolvidas pelo grupo Tupã. Itamara fez o regate histórico dos escoteiros, destacando a sua importância na formação de pessoas, felizes, cidadãos de caráter, realizados e conscientes, aptos a participarem ativa e positivamente da sociedade. Destacou ainda que o grupo atende deste jovens, adolescentes e crianças classificado em ramos, e em Iporã temos os Lobinhos, Escoteiros, Sênior e Pioneiro, destacou ainda que o Escoteiro tem uma só palavra; sua honra vale mais do que a própria vida, é leal, está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação, é cortês, é bom para o animais e as plantas, é obediente e disciplinado, é alegre e sorri nas dificuldades, é econômico e respeita o bem alheio, é limpo de corpo e alma.

     Na Ordem do Dia, foram aprovados dois projetos de lei em segunda votação. Um Projeto de Lei Complementar e duas Emendas proposta ao Projeto de Lei

     - Segunda discussão e votação do Projeto de Lei Complementar 001/2016, que altera o número de vagas do cargo de Nutricionista previsto no anexo I da Lei Complementar nº 13/1997, com nova redação dada pela Lei Complementar nº 88/2013 e dá outras providências; Projeto foi aprovado por maioria de votos.

    - Segunda discussão e votação do Projeto de Lei 004/2016, que Autoriza o Poder Executivo Municipal contratar a projeção de estudos técnicos para viabilização de área para instalação de Cemitério Municipal e dá outras providências; Projeto foi aprovado por unanimidade em segunda votação.

    - Segunda discussão e votação da Emenda proposta ao Projeto de Lei 004/2016; Emenda foi aprovado por unanimidade.

    - Segunda discussão e votação do Projeto de Lei 005/2016, que Autoriza o Município de Iporã do Oeste a realizar despesas para contratação de Projeto técnico de barramento e dá outras providências; Projeto foi aprovado por unanimidade em segunda votação.

    - Segunda discussão e votação da Emenda proposta ao Projeto de Lei 005/2016; Emenda foi aprovado por unanimidade.

    Na explicação pessoal usaram o espaço o vereador e Lucio Malmann, Nilson Werlang.

    Lucio Malmann, falou do preparo dos gestores, professores, vereadores e diferentes profissões ao desenvolver da melhor forma a sua profissão, disse que como vereador não pode apenas vir na sessão e votar a favor ou contra os projetos, é preciso estuda-los, analisa-los e depois votar, pois todos tem consequências, destacou o projeto de criação de cargos onde votou contra e não concorda em criar mais cargos sendo que o município está no limite de gastos em folha, citou também a não necessidade do cargo de assessor parlamentar criado e não está sendo ocupado e não está fazendo falta. Disse que o vereador tem responsabilidade penal sobre seus atos, e não é fácil ser vereador, questionou porque muitas pessoas de sucesso, empresários do município não se dispões a ser vereador ou ocupar outros cargos políticos, será porque precisa tomar partido, usar um rotulo, mas é necessário.

    Nilson Werlang destacou que é preciso ter cuidado de não condenar pessoas antes de serem julgadas pela justiça, disse que existem sim casos que estão sendo apurados, mas não podemos condenar apenas por estarem sendo investigados, como muitas vezes acontece inclusive pela imprensa a nível de país. Nilson falou do 1º seminário de energias renováveis que aconteceu em Iporã do Oeste no dia 20 de abril, disse que foi um seminários que trará retorno e investimentos novos para o município o evento atendeu e vem em conta do desenvolvimento estratégico que o município vem se desafiando, promovendo Iporã do Oeste e referenciando-o ainda mais, gerando novas oportunidades, agradeceu ao PRODELI, as Câmaras Técnicas e ACIIO pela organização e condução dos trabalhos deste importante evento.

    A presidente Itamara Bagatini destacou a inauguração da Quadra Coberta e Academia da Saúde destacou a importâncias destas obras para o município e importantes marcas deixadas por essa administração. Sobre a Dengue destacou que o município ainda não tem foco apenas tem uma pessoa que certamente adquiriu fora do município e precisamos continuar fazendo nossa parte de prevenção para permanecermos livres. Destacou os eventos da semana; Palestras com Jantar do dia do trabalhador no dia 30 de abril  promovida pela ACIIO; Também dia 30 o 5º Baile de casais no Pinhiporã Piscina Clube e o também no final de semana a galinhada do clube de mães na Cabeceira do Taquaruçú.

    Encerrada a pauta do dia, a presidente Itamara Bagatini convidou a todos para a 13ª Sessão Ordinária do ano de 2016 que acontece na segunda feira, dia 2 de maio de 2016, às 19h.

    (A fala na íntegra dos vereadores você confere através do áudio da Sessão disponível no site da Câmara, no endereço: www.camaraipora.sc.gov.br/site/audio).      

     

    Após a sessão aconteceu a Tribuna Popular, onde explanou primeiramente o Luís Jorge Malmann da Associação dos Criadores de suínos de Iporã do Oeste, falando sobre o 17º Seminário Regional da Suinocultura que acontecerá no dia 07 de mais em Iporã do Oeste. Posteriormente o Munícipe Ari Söthe fazendo Esclarecimentos sobre a proposta de abaixo assinado para revisão dos subsídios dos Agentes Políticos do Município de Iporã do Oeste;