• Tribuna Popular ouve Associação dos Criadores de suínos e o Munícipe Ari Söthe sobre a revisão dos subsídios dos Agentes Políticos
  • Iporã do Oeste – Na última segunda, dia 25 de abril, aconteceu a décima segunda Sessão Ordinária de 2016. Logo Após a sessão aconteceu a Tribuna Popular, onde explanou primeiramente o Luís Jorge Malmann, presidente da Associação dos Criadores de suínos de Iporã do Oeste, falando sobre o 17º Seminário Regional da Suinocultura que acontecerá no dia 07 de mais em Iporã do Oeste, Luís fez importantes relatos da situação atual dos suinocultores do município e região levando em consideração o aumento do preço do milho e suas consequências sobre a produção de suínos.

Posteriormente o Munícipe Ari Söthe fazendo Esclarecimentos sobre a proposta de abaixo assinado para revisão dos subsídios dos Agentes Políticos do Município de Iporã do Oeste.

O Munícipe Ari Söthe trouxe para os vereadores a proposta de redução dos salários dos agentes políticos para a legislatura de 2017 a 2020 inclusive com um abaixo assinado que está sendo feito, com grande número de assinaturas.

A presidente Itamara Bagatini ao final agradeceu as sugestões trazidas e disse que serão acolhidas serão analisadas pelos vereadores para em conjunto tomarem as devidas providencias a esse caso.

No Grande Expediente ao fazer uso do espaço os vereadores Laírton Hahn, Destacou o trabalho do vereador, disse que todos os vereadores antes de assumir fazem um juramento, que tentem cumprir com o máximo empenho, devem estudar todas as leis para legislar em favor da população, somos um município privilegiado com cerca de 10 mil habitantes e que cresse cada dia, e temos a responsabilidades de representar todos, fomos eleitos democraticamente, sabendo dos salários e compromissos. Muitas vezes somos julgados de forma errada como se só trabalhássemos 4 horas por mês, onde na verdade estamos 24 horas por dia a disposição da população, mesmos em finais de semana, feriados, eventos, todo hora estamos atendendo reivindicações de munícipes. Laírton lembrou de vários casos em que a população procurou os vereadores para ajudar resolver seus desafios e foram atendidos, citou o caso das Sociedades, na possível cobrança de impostos sobres seus CNPJ, os agricultores quando havia sido aprovado o emplacamento das maquinas agrícolas, caso do hospital entre tantos outros, em que os vereadores de dedicaram e para solucionar os casos com moções indicações movimentando lideranças sem contar horas que estavam fora de casa uso de carro particular. Laírton destacou que muitas vezes pessoas falam mal dos vereadores inclusive na imprensa usando do casuísmo e oportunismos denegrindo a imagem dos vereadores que trabalham, disse que se tiver algum vereador que não foi eficiente deve ser tirado na eleição deste ano. Lançou o desafio para mais gente se colocar à disposição para ser candidatos pois em todos os partidos faltam pessoas.

Lucio Malmann, também usou o espaço e falou sobre o salário dos vereadores e a polêmica que está sendo criada neste ano. Lucio apresentou evolução e detalhes dos salários dos vereadores disse que nos últimos anos não houve alteração fora dos reajustes normais, desse que existem muitos outros meios de diminuir as despesas no município citou vários casos, Também fez vários comparativos dos gastos com vereadores e recursos que os vereadores conseguiram durante seu mantado são muito acima, citou que apenas os vereadores do PMDB conseguiram mais de 1 milhão de reais em convênios e subvenções sociais, e portanto vereadores não estão dando prejuízo para o município.