Projeto para firmar Convênio com o Instituto Hospitalar da entrada na Câmara.
Você está em: Câmara de Vereadores de Iporã do Oeste, transparência e credibilidade .: Notícias
  • Projeto para firmar Convênio com o Instituto Hospitalar da entrada na Câmara.
  • Resumo da 13ª Sessão Ordinária da 4ª Sessão Legislativa, da 7ª Legislatura da Câmara Municipal de Iporã do Oeste –SC.

    Iporã do Oeste – Foi realizada, na última segunda, dia 2 de maio, a décima terceira Sessão Ordinária de 2016. A presidente Itamara Bagatini saudou de forma especial os colegas vereadores, equipe de trabalho da casa, público presente, imprensa escrita e falada. Registrou e justificou a mudança do quadro de vereadores, a presença e o retorno do vereador Nilo Ghilardi que estava de licença saúde e do vereador Otair Lutz que estava de licença por 30 dias e do suplente Leonício que está na vaga do vereador Mario Ribeiro de Freitas

    Na sequência o vice-secretário Vereador Nilo Ghilardi fez a chamada e constatou a presença de todos os vereadores.  Constatada a presença regimental, sob a proteção de Deus e em nome do povo de Iporã do Oeste, a presidente Itamara Bagatini iniciou os trabalhos, apresentado a pauta do dia.

    No Pequeno Expediente, aconteceu a discussão e votação da Ata 157/2016, da 12ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa, da 7ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste, realizadas no dia 25 de abril. Que foi aprovado por unanimidade.

    Também no pequeno expediente Nilo Ghilardi fez as leituras das correspondências recebidas pela casa legislativa. Todas as correspondências ficam à disposição de todos os vereadores na câmara.

    Nas Matérias deu entrada um projeto de lei que foi lido e baixado para comissão para seu parecer.

    - Leitura do Projeto de Lei 007/2016, que Autoriza firmar Convênio que especifica com o Instituto Hospitalar e Beneficente Nossa Senhora das Mercês e dá outras providências. O Projeto foi baixado para comissão para seu parecer.

    No Grande Expediente fez uso do espaço o vereador, Nilson Werlang.

    O Vereador Nilson Werlang usou o espaço para falar do esporte do município onde no final de semana, aconteceu as finais da categoria Aspirante e Série Prata, onde consagrou-se campeão o Cometa de Jacutinga em ambas as categorias e vices ficaram com Faic e Grêmio União.  Parabenizou a todos os times, dirigentes e clubes, Nilson ressaltou a disciplina das equipes, jogadores e torcida durante todo campeonato. Destacou a boa organização do esporte de município com o calendário bem organizado com as modalidades bem distribuídas durante o ano em que teremos na sequência o campeonato de veteranos e de futsal, Nilson também destacou a importância do trabalho do Valmor junto com o esporte, que agora será assumido pela Karine Schneiders. Uma Jovem, representou muito bem  o município em muito jogos, estudante de educação física e que já vinha ajudando no esporte do município, também irá contribuir no Vida Ativa. Desejou sucesso a Karine.

    Nilson destacou também a iniciativa do município do mutirão feito para a recolha do lixo ao longo da Rodovia, que agora também vem sendo desenvolvida por vários municípios vizinhos destacou a importância desta ação que partiu daqui do nosso município.  Destacou ainda que uma reivindicação da cobertura nos Peixinhos para o embarque e desembarque dos alunos  sobretudo em períodos de chuva e frio está sendo viabilizado, agradeceu ao empenho do Vanderlei e Elói pela acolhida da ideia e sua execução.

    Na Ordem do Dia não houve tramitação de matérias.

    Na explicação pessoal usaram o espaço o vereador e Leonício Welter e Otair Lutz

    O vereador Leonício Welter também destacou a boa organização do campeonato da qual participou de todas as finais, parabenizou todos os dirigentes dos clubes pela sua dedicação em inclusive buscar os jogadores para participar do campeonato, parabenizou os ganhadores dos títulos, destacou a premiação sobretudo do fardamento, que está sendo entregue que é um bom incentivo aos clubes para disputar o campeonato. Destacou também nomeação da jovem Karine para assumir o esporte disse que com certeza vai fazer um bom trabalho dando sequência no calendário esportivo com início das próximas modalidades.  

    O vereador Otair Lutz falou do período que esteve de licença por 30 dias mas acompanhou as sessões sobre tudo a polêmica da última sessão, disse que mesmo sendo um bom assunto, destacou a mobilização dos dirigentes com da coleta de assinaturas para reduzir os salários dos Agentes Públicos do município, Otair também se manifestou contra a redução, disse que temos muitos problemas sérios no sistema político do país e um desperdício de dinheiro público muito grande, precisamos sim de mudanças urgentes, questionou se os Deputados e Senadores irão fazer mudanças contra eles? É um problema sério que precisa ser resolvido e deveria ser mexido o quanto antes, sugeriu que uma solução seria ter apenas ter dois partidos a nível de Brasil, pois hoje existe muitos acordos que acontecem, onde se negocia com valores. Sugeriu reduzir o número de Deputados e Senadores Ministros como os Assessores deles disse que esse é o caminho, aí sim teremos recursos para resolver as demandas do município e não reduzir os salários dos Vereadores nos pequenos municípios onde os salários são baixos sem gastos com assessores entre outras regalias, como acontece em grandes municípios. Disse que, para isso sim é preciso correr para pegar assinaturas e resolver onde estão os grandes problemas do país.

    A presidente Itamara em nome dos vereadores desejou os sentimentos a família do vereador Sírio Assmann pelo acontecido a sua neta Julia e desejou muita força e luz a toda família.

    Nas festividades da semana destacou para o dia 07 sábado, almoços da família CIEF como também no dia 07 o Seminários Regional da Suinocultura e a noite do dia 07 o baile de casais na Linha Taquaruçu e dia 08 de maio, domingo, a Tradicional Festa da Colheita da Linha São Vendelino estão todos convidados.

    Encerrada a pauta do dia, a presidente Itamara Bagatini convidou a todos para a 14ª Sessão Ordinária do ano de 2016 que acontece na segunda feira, dia 9 de maio de 2016, às 19h.

     

    (A fala na íntegra dos vereadores você confere através do áudio da Sessão disponível no site da Câmara, no endereço: www.camaraipora.sc.gov.br/site/audio).