Aprovado em primeira votação Projeto autoriza o Executivo efetuar despesas com as Festividades do aniversário do Município.
Você está em: Câmara de Vereadores de Iporã do Oeste, transparência e credibilidade .: Notícias
  • Aprovado em primeira votação Projeto autoriza o Executivo efetuar despesas com as Festividades do aniversário do Município.
  • Resumo da 14ª Sessão Ordinária da 4ª Sessão Legislativa, da 7ª Legislatura da Câmara Municipal de Iporã do Oeste –SC.

    Aprovado em primeira votação Projeto autoriza o Executivo efetuar despesas com as Festividades do aniversário do Município.

    Iporã do Oeste – Foi realizada, na última segunda, dia 9 de maio, a décima quarta Sessão Ordinária de 2016. A presidente Itamara Bagatini saudou de forma especial os colegas vereadores, equipe de trabalho da casa, público presente, imprensa escrita e falada.

    Na sequência o vice-secretário Vereador Nilo Ghilardi fez a chamada e constatou a ausência do vereador Carlos Alberto Schaefer e presença dos demais vereadores.  Constatada a presença regimental, sob a proteção de Deus e em nome do povo de Iporã do Oeste, a presidente Itamara Bagatini iniciou os trabalhos, apresentado a pauta do dia.

    No Pequeno Expediente, aconteceu a discussão e votação da Ata 158/2016, da 13ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa, da 7ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste, realizadas no dia 2 de maio. Que foi aprovado por unanimidade.

    Também no pequeno expediente Nilo Ghilardi fez as leituras das correspondências recebidas pela casa legislativa. Entre eles duas respostas do executivo aos requerimentos de informações número 03 e 05/2016. Todas as correspondências ficam à disposição de todos os vereadores na câmara.

    Nas Matérias do dia deu entrada um Requerimento de Informações que foi lido discutido e aprovado pelos vereadores.

    -Leitura, discussão e votação do Requerimento de Informações 008/2016, de proposição do Vereador Lúcio Mallmann, que requer do Executivo, cópia das Portarias e Decretos expedidos pela Administração nos exercícios de 2013, 2014, 2015 e 2016 e que foram publicados no Mural Público, que conste o período da publicação. Requerimento foi aprovado para ser encaminhado ao executivo para providencias.  

    No Grande Expediente fez uso do espaço o vereador, Lucio Malmann.

    O vereador Lucio Malmann usou o espaço para falar de forma indignada da situação de duas estradas na linha São Lourenço que foram arrumada na última semana, Lucio trouxe a situação da estada filmada e descreveu uma série detalhes problemáticos deste estada, disse que isso é lamentável, onde hoje se tem um parque de maquinas que nunca se tinha na história do município e deixar uma estrada uma situação como essa, mostrou os problemas nas sarjetas ao longo da estrada, partes em que foi deixado sem patrolar, com trechos de valetas, atoladores e buracos, inclusive trecho desbarrancando, disse que não é admissível, pois a equipe estavam com duas moto niveladores e o mais triste o diretor de obras acompanhando, e permitido isso, disse que isso é desperdício de dinheiro público, isso não pode acontecer, disse que existem estradas modelos sendo feitas pelo menos é o que está acompanhado nas divulgações da administração e disse  que vai conhece-las para ver se são estradas modelos mesmo ou se são que nem essa. Ainda trouxe a preocupação sobre a situação da APAE pediu providencias.

    Na Ordem do Dia aconteceu a primeira votação de um projeto de Lei que foi aprovado por unanimidade pelos vereadores

     - Primeira discussão e votação do Projeto de Lei 006/2016, que autoriza o Executivo Municipal a efetuar despesas com as Festividades alusivas ao aniversário de Emancipação Político-Administrativa do Município e dá outras providências; Projeto aprovado por unanimidade em primeira votação.

    Na explicação pessoal usaram o espaço os vereadores Sírio Assmann, Leonício Welter e Itamara Bagatini.

    O vereador Sírio usou o espaço para fazer um agradecimento a família Assmann, Prestes e todos os que foram solidários durante os 30 dias que a  passou devido a situação de saúde da neta, agradeceu principalmente a sua irmã e seu marido Claunei e Marilene pelo alojamento, aos pastores e a todos que se solidarizaram com a família. Sírio lamentou a situação dos médicos especialistas (não daqui do município) que não identificaram a doença mesmo passando por todos os exames, mesmo particulares, onde foi gasto recursos e os exames apareceu tudo certo sem contatar nada e no óbito apareceu como que tinha a Síndrome de Edwards com várias alterações de órgãos internos, e o coração 3 vezes maior. Questionou como não ver isso, porque fazer tantos exames para nada. Sírio em nome da sua família fez um alerta a esses profissionais que tome bem mais cuidado para evitar esses graves erros e evitar muitos transtornos aos familiares.

    O vereador Leonício Welter falou do importante seminários da suinocultura que aconteceu no município destacou a boa participação, o alto nível das palestras que foram muito esclarecedoras para os suinocultores, agradeceu a todos os organizadores do evento em especial aos que estão trazendo esses eventos importantes aos nossos agricultores. Sobre o calçamento da Linha São Lourenço destacou que houve uns transtornos imprevistos que estão sendo resolvidos porém em breve estará sendo concluída e vai trazer mais qualidade de vida aos moradores e melhorar o transito neste local.

    Itamara Bagatini também destacou o seminário da suinocultura, parabenizou a Associação e toda organização do evento. Desejou uma boa e rápida recuperação a filha do Vereador Carlos Schafer do incidente e colocou a casa a disposição no que for possível ajudar. Sobre a APAE lembrou das mudanças feitas enquanto estava na secretaria da educação que permitiu melhoras significativas deste a transformação em APAE com a criação de uma equipe multidisciplinar da saúde, como melhorias no espaço com mais recursos e que trouxe mais qualidade de vida aos alunos. Sabemos que enquanto educadores queremos e precisamos avançar da mesma forma na APAE ela faz parte da educação estamos cientes na necessidade de aumentar o repasse e estamos vendo isso junto a Administração Municipal, e disse enquanto CEI já proporcionamos muitas melhorias e estamos disponibilizando mais um espaço a APAE para uma oficina para confecção de órteses em gessos que será uma referência regional, toda nossa região quem precisar pode se dirigir neste espaço para que seja confeccionado ali.   

    Nas festividades da semana destacou para o dia 14 sábado o baile de casais no Clube São José e o Almoço no Pré-escolar os Peixinhos e no dia 15 a tradicional festa da colheita na Linha Taipa Alta, estão todos convidados.

    Encerrada a pauta do dia, a presidente Itamara Bagatini convidou a todos para a 15ª Sessão Ordinária do ano de 2016 que acontece na segunda feira, dia 16 de maio de 2016, às 19h.

     

    (A fala na íntegra dos vereadores você confere através do áudio da Sessão disponível no site da Câmara, no endereço: www.camaraipora.sc.gov.br/site/audio).