Aprovado o Projeto autoriza o Executivo efetuar despesas com as Festividades do aniversário do Município.
Você está em: Câmara de Vereadores de Iporã do Oeste, transparência e credibilidade .: Notícias
  • Aprovado o Projeto autoriza o Executivo efetuar despesas com as Festividades do aniversário do Município.
  • Resumo da 15ª Sessão Ordinária da 4ª Sessão Legislativa, da 7ª Legislatura da Câmara Municipal de Iporã do Oeste –SC.

    Iporã do Oeste – Foi realizada, na última segunda, dia 16 de maio, a décima quinta Sessão Ordinária de 2016. A presidente Itamara Bagatini saudou de forma especial os colegas vereadores, equipe de trabalho da casa, público presente, imprensa escrita e falada.

    Na sequência o vice-secretário Vereador Nilo Ghilardi fez a chamada e constatou a presença de todos os vereadores.  Constatada a presença regimental, sob a proteção de Deus e em nome do povo de Iporã do Oeste, a presidente Itamara Bagatini iniciou os trabalhos, apresentado a pauta do dia.

    No Pequeno Expediente, aconteceu a discussão e votação da Ata 159/2016, da 14ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa, da 7ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste, realizadas no dia 9 de maio. Que foi aprovado por unanimidade.

    Também no pequeno expediente Nilo Ghilardi registrou nenhuma nova correspondência recebidas pela casa legislativa.

    Nas Matérias do dia deu entrada o Projeto de Decreto Legislativo que foi lido e baixado para comissão para seu parecer.

    Leitura do Projeto de Decreto Legislativo 001/2016, de proposição da Mesa Diretora, que dispõe sobre a transferência de bens móveis para o Poder Executivo do Município de Iporã do Oeste; Projeto foi baixado para comissão para seu parecer

    No Grande Expediente fizeram uso do espaço os vereadores, Laírton Hahn e Lucio Malmann.

    O vereador Laírton Hahn usou o espaço para falar do setor da saúde do município, disse que na campanha se prometeu muita coisa que não vem sendo cumprido entre elas de não deixar a secretaria da saúde para Lucia que ficou frente a secretaria durante 2 anos e meio em uma gestão difícil e teria trazido sérios prejuízos ao município no setor de atendimento, Laírton disse que o Prefeito em um ato de coragem tirou a secretaria da saúde pena que apenas remanejou ela para a secretaria de Planejamento, disse que foi substituído pelo Paulo Spielmann durante 6 meses e que  abandonou o setor da saúde, Laírton trouxe dois casos recentes que aconteceram no atendimento da saúde que causam indignação, disse que o agendamento em pleno século XXI é desumano para a população de Iporã do Oeste, citou um caso de um munícipe que com um corte na mão para tirar os pontos em uma segunda feira, quando já havia esperado 2 horas na fila foi informado que só poderia ser atendido na quarta feira e retornou na quarta feira onde informam que não teria um profissional para entendê-lo no dia para fazer a extração dos pontos, disse que o cidadão foi para casa e retirou ele mesmo os pontos. Outro caso foi no final de semana do dia 8 de maio, um cidadão com forte gripe por vários dias, esperou até segunda feira, foi até o posto e foi atendido onde o médico suspeitou, em virtude dos sintomas, da Gripe H1N1 e encaminhou para os exames em caso de urgência, sendo que o cidadão consegui realizar todos eles em pouco tempo, estava com os exames prontos e quando queria apresenta-los para o médico na sexta feira o pessoal do atendimento disse que não teria como atende-lo no dia e que deveria agendar o seu atendimento, porém agendaram para dia 06 de junho apenas 23 dias depois, disse que isso é inadmissível. Espera competência e atitude do novo secretário da saúde pois é isso que a saúde e a população precisam em Iporã do oeste.

    O vereador Lucio Malmann usou o espaço para fazer uma homenagem a todos os enfermeiros(as) pela passagem do dia mundial do enfermeiro e pela semana Nacional da enfermagem disse que são os profissionais do CUIDAR, que recebem e acompanham o paciente em todo o processo de restabelecimento da saúde e na educação e na prevenção de doenças. são os responsáveis pelo bem estar dos pacientes durante 24 horas do dia; que acompanham o quadro clínico; são os que executam os tratamentos prescritos e ainda oferecem orientação sobre prevenção de doenças e manutenção da saúde e conforto à família".  Parabéns a todos! Também usou o espaço para agradecer o serviço feito, da troca de tubulação na propriedade de Calisto Swarovsky, que passavam por transtornos sobretudo em dias de chuva. Ainda falou da carta que recebeu do Ministério Público que continha um oficio pedindo mais explicações sobre os serviços prestados na propriedade de Tercio Jantsch a qual não foi respondido corretamente pelo executivo num pedido de informações, Lucio citou outros protocolos que não estariam corretos e com problemas. Ainda falou sobre o seu vídeo da estrada divulgado na semana passada durante a sessão, disse que durante a semana recebeu várias ligações e visitas pedindo para filmarem seus acessos e estradas que também estão com problemas e citou alguns casos. Ainda falou do cenário político de Brasília envolvendo o seu partido, disse que não podemos generalizar, disser que o PMDB é que nem um cachorro que está com um osso na boca enquanto está de olho do vizinho, enquanto morde um lambe o outro, disser que é que nem marido que trai a mulher, é infiel, instável e traíra é ser radical, disse que tem muita gente boa no partido assim como todos os partidos tem, disse que não podemos generalizar porque um fez algo de errado, pois todos os do partido tem os que fazem, não podemos ser radicais, disse que em Brasília tem poucos que não estão envolvidos em corrupção e tem de todos os partidos. Disse que o radicalismo não leva a nada.

    Na Ordem do Dia aconteceu a segunda votação de um projeto de Lei que foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.

    Segunda discussão e votação do Projeto de Lei 006/2016, que autoriza o Executivo Municipal a efetuar despesas com as Festividades alusivas ao aniversário de Emancipação Político-Administrativa do Município e dá outras providências; Projeto aprovado por unanimidade em segunda votação.

    Na explicação pessoal usou o espaço o vereador Leonício Welter

    O vereador Leonício Welter usou o espaço para falar da situação das estradas pediu especial atenção a estrada de acesso à comunidade de Linha Macucozinho em virtude da proximidade da tradicional Festa do Leitão, da mesma forma a estrada que liga Macucozinho a Itacuruçu que precisa de reparos, pediu  para que seja dado uma atenção especial, sobre a colocação dos tubos na propriedade do Calisto disse que as vezes de fato se demora para atender mas disse que não adianta resolver de qualquer forma e quando faz é preciso fazer bem feito para resolver a situação. Da mesma forma os tubos para a ponte de Macucozinho já estão licitados em breve vai ser feito também. Leonício falou de suas atividades enquanto vereador e mesmo como suplente vem trabalhando para atender aquilo que havia proposto.

     Presidente Itamara Bagatini lembrou do retorno para sua residência da filha do vereador Carlos e desejou uma boa e rápida recuperação. Fez a correção da fala do vereador Laírton dizendo que o Paulo Spielmann não abandonou a secretaria da Saúde e sim está em seu pleno direito constitucional para o qual está se preparando para concorrer. Desejou os parabéns aos jogadores e treinadores do JESC e lembrou da importância dos jogos para os atletas envolvidos e os professores que tantos fazem em favor dos atletas jovens e adolescentes. Sobre a questão Nacional demonstrou sua preocupação quanto os primeiros atos do Michel Temer da extinção dos ministérios das comunicações, da cultura, dos direitos humanos, da mulher e da igualdade racial, disse que é estranho não ter a presença de nenhuma mulher para assumir algum ministério disse que continuamos numa cultura machista em que 51% e formado por mulheres. Demonstrou também sua preocupação quanto ao currículo do ministro da educação, que sempre lutou contra implantação do piso do magistério e está envolvido em corrupção da mesma forma pediu para ler o currículo de ministro da saúde que é de Maringá.

    Nas festividades da semana destacou para o dia 21 o baile de casais na linha Faic, também teremos o início das festividades do aniversário do município, que começa dia 25 maio com o Dia do Desafio. -26 maio - Festa do Caravaggio na Linha Pirapó  -28 maio - XVI Noite Italiana na Linha Esperança também - Baile de Casais na Linha Monte Maria -29 maio - Festa Igreja Evangélica em Iporã do Oeste, Também  Mate Baile de Jovens na Linha São Lourenço Dia 31 maio é o Baile de Aniversário, no ginásio poliesportivo, estão todos convidados.

    Encerrada a pauta do dia, a presidente Itamara Bagatini convidou a todos para a 16ª Sessão Ordinária do ano de 2016 que acontece na segunda feira, dia 23 de maio de 2016, às 19h.

     

    (A fala na íntegra dos vereadores você confere através do áudio da Sessão disponível no site da Câmara, no endereço: www.camaraipora.sc.gov.br/site/audio).