Aprovado Projeto que Autoriza firmar Convênio com o Instituto Hospitalar e Beneficente Nossa Senhora das Mercês
Você está em: Câmara de Vereadores de Iporã do Oeste, transparência e credibilidade .: Notícias
  • Aprovado Projeto que Autoriza firmar Convênio com o Instituto Hospitalar e Beneficente Nossa Senhora das Mercês
  • Resumo da 16ª Sessão Ordinária da 4ª Sessão Legislativa, da 7ª Legislatura da Câmara Municipal de Iporã do Oeste –SC.

    Iporã do Oeste – Foi realizada, na última segunda, dia 23 de maio, a décima sexta Sessão Ordinária de 2016. A presidente Itamara Bagatini saudou de forma especial os colegas vereadores, equipe de trabalho da casa, público presente, imprensa escrita e falada.

    Na sequência o vice-secretário Vereador Nilo Ghilardi fez a chamada e constatou a ausência do vereador Nilson Werlang.  Constatada a presença regimental, sob a proteção de Deus e em nome do povo de Iporã do Oeste, a presidente Itamara Bagatini iniciou os trabalhos, apresentado a pauta do dia.

    No Pequeno Expediente, aconteceu a discussão e votação da Ata 160/2016, da 15ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa, da 7ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste, realizadas no dia 16 de maio. Que foi aprovado por unanimidade.

    Também no pequeno expediente Nilo Ghilardi fez as leituras das correspondências recebidas pela casa legislativa. Entre eles a resposta do requerimento de informação 004/2016. Oficio abaixo assinado de iniciativa popular pedindo redução dos vencimentos dos agentes políticos do município. Convite para todos participar das festividades do 27º aniversário de Emancipação Política Administrativa de Iporã do Oeste. Convite para todos participar da 16ª Noite Italiana no dia 28 de maios de 2016 na Linha Esperança. Convocação de audiência pública de prestação de contas da Administração municipal. Convocação para 4ª conferencia Municipal das cidades do município de Iporã do Oeste. Ainda Oficio do presidente do PSB indicando o Nilo Ghilardi como líder do partido na Câmara para 2016. Todas as correspondências ficam à disposição de todos os vereadores na câmara.

    Nas Matérias não teve entrada e discussão de nenhuma matéria.

    No Grande Expediente fizeram uso do espaço os vereadores, Laírton Hahn e Leonício Welter e Nilo Ghilardi.

    O vereador Laírton Hahn usou o espaço para falar do êxodo rural e sucessão familiar, que conforme Laírton nos últimos anos foram instituídos vários programas para a agricultura familiar porém nenhum que garante renda ao agricultor ficando assim a mercê da sorte e dos políticos, disse que durante os próximos 10 anos teremos mais 10 a 15% dos agricultores migrando para a cidade que vão concorrer com a mão de obra Barata  nas periferias das cidade disse que isso é uma festa para as agroindústrias, empreiteiras a construção civil e os grandes fazendeiros, vamos ter mais duas gerações sem grandes mudanças. Disse que a nossa região se desenvolveu rapidamente e agricultura atinge níveis de primeiro mundo mas o sistema político do sistema agrícola é de terceiro mundo e as leis e as agroindústrias estão sufocando a agricultura, disse que agora ainda vão fazer a Reforma da Previdência e quem vai arcar com o peso maior novamente vai ser os agricultores. Laírton disse que nem o dever de casa está sendo feito para ajudar a agricultura familiar disse que foi procurado pelos alunos que estudam no colégio agrícola de São Miguel do Oeste, que estão sem a ajuda nos custos no transporte, o vereador citou a lei que ampara o repasse de recursos, disse que durante a semana estarão procurando novamente o prefeito para viabilizar essa ajuda, pois dessa forma não estão se sentindo incentivados pelo município a permanecer no setor, precisamos de pessoas que pensam na Paz e não de pessoas que pensem no interesse próprio e vender imagem que não traz o bem para o município.

    O vereador Leonício Welter fez uma avaliação do seu trabalho durante o período que esteve assumindo uma vaga no legislativo e período de suplência disse que foram muitas conquistas em favor da população, foram 50 mil em subvenções sociais liberados para as comunidades, acompanhou inúmeros trechos de melhorias nas estradas, alargamentos, tubulações, pátios de sociedades e acessos  estradas de roça feitos, intermediados junto a Administração Municipal, acompanhou grande parte das festividades que aconteceram no município, além de também participar ativamente dos trabalhos dessa casa.

    O vereador Nilo Ghilardi usou o espaço para agradece a Deus pela sua recuperação da saúde, onde esteve fora dessa casa por três meses para uma cirurgia e se tratar do câncer, períodos difíceis e de muito sofrimento mas que agora está recuperado quase 100% e que estará trabalhando até o final do ano na sua vaga como vereador. Disse que na última semana acompanhou notícias bastante tristes e preocupantes quando o Temer assumiu o governo a revogou os decretos da presidente Dilma que tinha aprovado a venda e fabricação do remédio contra o câncer, remédio que os podres precisam e são de salvação do povo brasileiro, se juntam a gente rica de Brasília e os ministros e derrubam essa lei, disse que precisamos fazer uma Moção de Repudio para mostrar nossa indignação, é lamentável o que está acontecendo. Nilo também justificou sua ida ao PSB, onde foi eleito pelo PR disse que foram lamentavelmente metralhados pelos atuais dirigentes do PR. Mas disse da alegria de estar no novo partido onde tiveram hoje um encontro com deputados do partido e já garantiram 100 mil reais para Iporã do Oeste. Ainda falou sobre a situação da saúde do município onde passou última semana várias horas no posto para ver a situação da saúde do município, disse que tem coisas erradas a ser melhorado sim, mas não podemos aceitar as críticas que são feitas por pessoas que não merecem, pois temos um posto com muito respeito e um bom atendimento, disse que o novo secretário é muito competente e continua fazendo um bom serviço e o posto de saúde está em boas mãos e os funcionários estão se dedicando muito para atender da melhor forma possível. Sobre as estradas disse que andou mais de 200 Km nas últimas semanas no município disse que tem partes a fazer sim, mas não tem nenhuma ruim disse que de forma geral as estradas nunca estavam tão boas como agora mesmo em tempos muitas chuvas.

    Na Ordem do Dia aconteceu a discussão e votação de um Projeto de Lei e uma emenda que foi aprovado por unanimidade pelos vereadores. Um Projeto de Decreto Legislativo também foi aprovado por unanimidade pelos vereadores em única votação.

    - Única discussão e votação do Projeto de Decreto Legislativo 001/2016, de proposição da Mesa Diretora, que dispõe sobre a transferência de bens móveis para o Poder Executivo do Município de Iporã do Oeste; foi aprovado por unanimidade pelos vereadores em única votação

    - única discussão e votação do Projeto de Lei 007/2016, que Autoriza firmar Convênio que especifica com o Instituto Hospitalar e Beneficente Nossa Senhora das Mercês e dá outras providências; Projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores em única votação

    - Única discussão e votação da Emenda proposta ao Projeto de Lei 007/2016; também aprovada por unanimidade pelos vereadores em única votação

     

    Na explicação pessoal usou o espaço o vereador Laírton Hahn e Otair Lutz, Leonício Welter.

    O vereador Laírton Hahn parabenizou os sócios e empresários do Frigorífico Europa pela conquista da Certificação do SISBI de Comercialização Nacional dos seus produtos, uma grande conquista para o nosso município e a empresa parabéns a todos. Ainda falou do primeiro ato do Governo Temer onde ensinou a Lei das Parceiras uma lei que entrou em debate deste 1998, disse que veio em bom tempo, porém chegou com atraso, durante este período das agroindústrias dominaram o suinocultor em sua propriedade disse que esse decreto vai dar muitos direitos ao agricultor que até hoje não tiveram.

    O vereador Otair Lutz também parabenizou os sócios e empresários do Frigorífico Europa pela conquista da certificação do SISBI de comercialização nacional dos seus produtos, destacou que na festa de Piraju onde serviram seus produtos foram muito elogiado, disse que a festa estava muito boa, sobre o calendário de eventos disse que tem muitas festividades acontecendo nos mesmos dias que acabam uma prejudicando a outra que precisa ser revisto. Destacou os bons programas para a agricultura com investimentos significativos lembrou que apenas na última semana foram atendias 19 famílias em Piraju, com cascalhamento e melhorias significativas nas suas propriedades.

    O vereador Leonício Welter também parabenizou os sócios e empresários do Frigorífico Europa pela conquista e a comunidade de Piraju pela bonita festa da qual marco presença no domingo. Destacou também os 65 anos de casamento dos seus pais pela sua bonita história, por tudo que fizeram, pelo que passaram e sobretudo contribuíram para o desenvolvimento da comunidade e região, são moradores da comunidade e como pioneiros moram lá a 64 anos fizeram de mudança a coroça e fizeram a sua casa de chão batido e as os bancos eram de cepos de madeira, ajudara a construir as 3 igrejas da comunidade que demostram a evolução da comunidade através dos tempos. Disse que se despede da casa legislativa mas não da população que continua da disposição da população no que for possível ajudar.

    Presidente Itamara Bagatini também parabenizou os sócios e empresários do Frigorífico Europa pela coragem e empreendimento sucesso a eles. Sobre a situação da saúde apontada disse que foi ao posto de saúde e conferiu a situação dos exames e de fato estão sendo feitos muitos exames, em média 100 exames por dia uma dementada muito grande que demanda muito serviço e organização para atender todos. Falou do encontro regional de formação integral dos chefes dos escoteiros que aconteceu no município e ressaltou a sua importância e a referência que é o grupo Tupã aqui do município.

    Nas festividades da semana destacou dia 26 maio - Festa do Caravaggio na Linha Pirapó  -28 maio - XVI Noite Italiana na Linha Esperança também - Baile de Casais na Linha Monte Maria -29 maio - Festa Igreja Evangélica em Iporã do Oeste, Também  Mate Baile de Jovens na Linha São Lourenço Dia 31 maio é o Baile de Aniversário, no ginásio poliesportivo, E no dia 1 de junho a ampla programação de aniversario conforme está sendo divulgado e dia  04 junho - Baile de Casais com Integração Grupo de Danças “Immer Lustig e dia 05 junho 17ª Festa do Leitão na Linha Macucozinho estão todos convidados a prestigiar.

    Encerrada a pauta do dia, a presidente Itamara Bagatini convidou a todos para a 17ª Sessão Ordinária do ano de 2016 que acontece na segunda feira, dia 06 de junho de 2016, às 19h.

     

    (A fala na íntegra dos vereadores você confere através do áudio da Sessão disponível no site da Câmara, no endereço: www.camaraipora.sc.gov.br/site/audio).