Aprovada Moção de Apelo para Assembleia Legislativa colocar em pauta e votar a PEC da Saúde.
Você está em: Câmara de Vereadores de Iporã do Oeste, transparência e credibilidade .: Notícias
  • Aprovada Moção de Apelo para Assembleia Legislativa colocar em pauta e votar a PEC da Saúde.
  • Resumo da 17ª Sessão Ordinária da 4ª Sessão Legislativa, da 7ª Legislatura da Câmara Municipal de Iporã do Oeste –SC.Iporã do Oeste – Foi realizada, na última segunda, dia 06 de junho, a décima sétima Sessão Ordinária de 2016. A presidente Itamara Bagatini saudou de forma especial os colegas vereadores, equipe de trabalho da casa, público presente, imprensa escrita e falada.

    Na sequência o vice-secretário Vereador Nilo Ghilardi fez a chamada e constatou a ausência do vereador Lucio Malmann que apresentou atestado médico.  Constatada a presença regimental, sob a proteção de Deus e em nome do povo de Iporã do Oeste, a presidente Itamara Bagatini iniciou os trabalhos, apresentado a pauta do dia.

    No Pequeno Expediente, aconteceu a discussão e votação da Ata 161/2016, da 16ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa, da 7ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste, realizadas no dia 23 de maio. Que foi aprovado por unanimidade.

    Também no pequeno expediente Nilo Ghilardi fez as leituras das correspondências recebidas pela casa legislativa. Todas as correspondências ficam à disposição de todos os vereadores na câmara.

    Nas Matérias teve discussão de uma indicação, deram entradas e foram lidas duas Moções de Apelo sendo uma discutida votada e aprovada e deram entradas e foram lidas dois Projetos de Lei e um Projeto de Lei do legislativo.

    - Leitura e discussão da Indicação 015/2016, de autoria do Vereador Nilson Werlang, que solicita preparos para processo de pavimentação, nivelamento e tubulação, da Rua 25 de Dezembro da rodovia 163 até o CTG Herança Pampeana, neste município de Iporã do Oeste. A indicação foi acatada para ser encaminhada ao executivo para providencias.

    - Leitura discussão e votação da Moção de Apelo 001/2016, para o Presidente da Assembleia Legislativa, solicitando para acelerar a tramitação e colocar em pauta para discussão e votação em Plenário, o Projeto de Emenda à Constituição do Estado – PEC nº 0002.0/2016 – PEC da Saúde. A moção foi aprovada por unanimidade.

    - Leitura da Moção de Apelo 002/2016, que solicita aos Deputados – representantes da população, para que empreendam esforços para que o Governo do Estado de Santa Catarina isente o ICMS ao consumidor que gera energia renovável; A moção ficou baixada para comissão para seu parecer.

    - Leitura do Projeto de Lei 008/2016, que dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos do inciso IX do art. 37 da constituição federal, e dá outras providências; O Projeto foi baixado para comissão para seu parecer.

    - Leitura do Projeto de Lei 009/2016, que autoriza o Poder Executivo Municipal a efetuar a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento do Município e do Fundo Municipal de Saúde de Iporã do Oeste - SC, para o exercício de 2016; O Projeto foi baixado para comissão para seu parecer.

    - Leitura do Projeto de Lei do Legislativo 002/2016, que Dispõe sobre a fixação dos subsídios dos Agentes Políticos Municipais do Município de Iporã do Oeste, para a legislatura 2017/2020 e estabelece outras providências; O Projeto foi baixado para comissão para seu parecer.

    No Grande Expediente fizeram uso do espaço os vereadores, Laírton Hahn e e Nilson Werlang.

    O vereador Laírton Hahn usou o espaço para fazer esclarecimentos, disse que quem exerce algum cargo público com responsabilidade deve ser bem renumerado, pois está difícil novas lideranças ingressarem na política destacou que se alguém acha que é fácil ser vereador, secretario prefeito ou vice a oportunidade é agora, e se alguém não desempenhou a função com responsabilidade deve ser tirado, Laírton destacou a responsabilidade do vereador ao desempenhar seu papel em fiscalizar, legislar e indicar, disse que é o que ele fez mesmo sendo taxado de crítico, destacou alguns setores que poderiam ter economizados recursos como a redução de secretarias, e ou evitado  prejuízos na Faic, disse que o vereador não pode ser julgado pelo salário que ganha e sim pelo trabalho que faz, se alguém não trabalhou deve ser tirado em outubro. Lairton disse ainda sobre o projeto que deu entrada na casa sobre a redução de valores dos agentes políticos, que vai votar contra pois vai cumprir com aquilo que prometeu em desempenhar seu papel de vereador de fiscalizar indicar e legislar com responsabilidade.

    O vereador Nilson Werlang, destacou que ficou sabendo que o Jornal a Tribuna quebrou e disse que mais uma vez ficou provado que mentira tem perna curta e ninguém se sustenta em cima de mentira,... só falava mal, não era imparcial, não tinha credibilidade alguma e por isso quebrou. Nilson fez a prestação de contas da viagem que participou a Florianópolis junto com mais lideranças onde tiveram audiência: no Deinfra para liberação de um Totem para Aparecida, Na Previdência, cobraram a agencia do INSS para Iporã; na Secretaria da Saúde, liberação de uma ambulância, e reforçaram a necessidade de liberar mais cirurgias. No Gabinete dos deputados onde Padre Pedro liberou 120 mil reais,  para melhoria em estradas, valorizando a agricultura e nosso interior; e na Casan conseguimos a garantia da instalação de uma nova adutora e mais um poço artesiano, sendo que o presidente garantiu que chegou a hora de Iporã do Oeste. Destacou que com as garantias que a Casan forneceu ela reconhece que é dela a responsabilidades de resolver esse problema, e que o município acertou em não gastar outro recurso na Casan.

    Na Ordem do Dia não teve tramitação de matérias.

     

    Na explicação pessoal usou o espaço o vereador Sírio Assmann, Nilson Werlang, Otair Lutz, Mario Ribeiro de Freitas.

    O vereador Sírio Assmann, destacou que fez contato com a Casan sobre a adutora que virá de Cunha Porã, disse que esta certamente não vai resolver a situação da agua. Sírio parabenizou o deputado Celso Maldaner por mais uma promessa cumprida na liberação dos recursos de 250 mil, para Aparecida, disse que viu o projeto que já está pronto na prefeitura e vai ficar muito bonito. Fez um agradecimento a Mecânica Bienert pelo gesto louvável de preencher os cupons no nome da APAE que fizeram dela a ganhadora da moto, Sirio ressaltou a importância deste gesto que pode servir para outras empresas e pessoas.

    O vereador Nilson Werlang, parabenizou os munícipes e Iporã do Oeste pelos 27 anos, Parabenizou a todos os organizadores e trabalhadores que proporcionaram o sucesso de todas estas festividades também a Administração Municipal, secretários e suas equipes, destacou também em especial o lançamento do livro do importante resgate histórico do município com a participação de muita gente. Ainda parabenizou os grupos de idosos que estão completando o jubileu de prata em especial de Lagoa dos Patos agradeceu a trabalho que está sendo feito pela coordenadora Irmi na valorização dos nosso idosos.

    O vereador Otair Lutz, falou sobre projeto que deu entrada na casa, sobre redução dos salários dos agentes políticos, disse que os vereadores vêm sendo julgados pelo salário e não pelo seu trabalho, disse que a comissão deveria ter sentado e dialogado com os vereadores para juntos achar a melhor saída, pois deveria constar uma reforma política, baixar também o salários dos deputados como reduzir o número de deputados estaduais e federais e seus gastos, usar as 1800 assinaturas para uma causa maior, mandar para as outras esferas também, isso sim é se organizar no município visando um trabalho para frente, não podemos fazer uma parte aqui, questionou porque a igreja não prega e organiza uma reforma política séria eliminando a corrupção, questionou ainda se é só o político que é corrupto ou o eleitor também, sabemos que tem político corrupto inclusive no município envolvido com polícia federal, mas temos muitos eleitores corruptos e ali é hora da igreja combater de forma geral, não de forma isolada tentar atingir os vereadores nos seu trabalho, tivemos inclusive no município de São João do Oeste o valor aumentado para valorizar os agente políticos pelo que fazem, ressaltou a importância do diálogo e disse que como parte da mesa estará ajudando ver neste mês o que pode ser feito neste projeto.  

    O vereador Mario Ribeiro de Freitas ressaltou a importância de uma comunidade unida, que novamente ficou evidenciado ao organizar a festa do leitão, que foi um sucesso, estão de parabéns pois a cada ano vem aumentando e ficando mais bonita, destacou também o trabalho da Administração Municipal e pela secretaria de transportes e obras pelo grande trabalho realizado nesta comunidade disse que Iporã está no rumo certo, destocou o gesto Andre Kirch pela doação do cascalhos para todas as atividades de toda comunidade e acessos, agradeceu a todos que se  envolveram e organizaram esse belo evento.

    Itamara esclareceu sobre o Projeto Promate todos os estudantes conveniados estarão recebendo seu benefício como sempre haviam recebendo no mês de Outubro inclusive do colégio agrícola. Sobre o projeto de redução dos subsídios demostrou preocupação com os prazos uma vez que a proposta feita chegou bastante tarde.

    Itamara Parabenizou a todos pelos 27 anos de município e pelo conjunto de festividades que foram um sucesso e de grande participação de público, destacou a Feira do Artesanato que já está em sua 4ª edição também o lançamento do livro do regate histórico, disse que foi uma semente lançada e plantada descreveu com emoção de ver a obra pronta. A história da terra da água boa, construída por pessoas perseverantes, ousadas, batalhadoras, que acreditaram nesta terra e fizeram de Iporã do Oeste um lugar bom de viver.

    A história idealizada e organizada por pessoas que valorizam suas raízes e constroem o futuro com a sabedoria e experiência do passado, que acreditam e fazem de Iporã do Oeste um lugar cada vez melhor para se viver. Destacou de forma especial todos os que ajudaram viabilizar essa obra, como o nosso assessor da Câmara Augustinho, que fez a pesquisa de campo e depois a elaboração iniciada pela Maristela e foi continuado e concluído pela Lucia. Destacou ainda o sucesso da noite do concerto musical étnicos, parabéns a todos.

    Nas festividades da semana destacou dia 10 junho Festa Junina do CIEF, também o Jantar do dia dos Namorados da ACIIO. Dia 11 o Baile de Casais da Linha Alto Tigre e festa da Terceira Idade na Lagoa do Patos e dia 12 Festa Esportiva na linha São Vendelino e 3ª Kerb Fest na Linha Jacutinga. Estão todos convidados a prestigiar.

    Encerrada a pauta do dia, a presidente Itamara Bagatini convidou a todos para a 18ª Sessão Ordinária do ano de 2016 que acontece na segunda feira, dia 13 de junho de 2016, às 19h.

     

    (A fala na íntegra dos vereadores você confere através do áudio da Sessão disponível no site da Câmara, no endereço: www.camaraipora.sc.gov.br/site/audio).