Aprovado Projeto que autoriza o Executivo a efetuar a abertura de crédito adicional suplementar para o exercício de 2016.
Você está em: Câmara de Vereadores de Iporã do Oeste, transparência e credibilidade .: Notícias
  • Aprovado Projeto que autoriza o Executivo a efetuar a abertura de crédito adicional suplementar para o exercício de 2016.
  • Resumo da 18ª Sessão Ordinária da 4ª Sessão Legislativa, da 7ª Legislatura da Câmara Municipal de Iporã do Oeste –SC.

    Iporã do Oeste – Foi realizada, na última segunda, dia 13 de junho, a décima oitava Sessão Ordinária de 2016. A presidente Itamara Bagatini saudou de forma especial os colegas vereadores, equipe de trabalho da casa, público presente, imprensa escrita e falada.

    Na sequência o secretário Vereador Nilo Ghilardi fez a chamada e constatou a ausência do vereador Lucio Malmann que está de atestado médico.  Constatada a presença regimental, sob a proteção de Deus e em nome do povo de Iporã do Oeste, a presidente Itamara Bagatini iniciou os trabalhos, apresentado a pauta do dia.

    No Pequeno Expediente, aconteceu a discussão e votação da Ata 162/2016, da 17ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa, da 7ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste, realizadas no dia 06 de junho. Que foi aprovado por unanimidade.

    Também no pequeno expediente Nilo Ghilardi fez as leituras das correspondências recebidas pela casa legislativa. Entre elas Oficio do Executivo em resposta ao Requerimento de Informações 008/2016 solicitando mais 30 dias para resposta do mesmo em virtude da grande demanda de documentos e informações solicitadas. Também o convite para o dia 21 de Junho no Centro de Convivência dos Idosos para a 4ª Conferencia Municipal das Cidades. Todas as correspondências ficam à disposição de todos os vereadores na câmara.

    Nas Matérias do dia teve a Leitura e aprovação do Ofício pedindo Urgência para discussão e votação do Projeto de Lei 009/2016, também a Leitura e votação do Requerimento de Licença por 30 dias, do Vereador Lúcio Mallmann, ainda a discussão de uma indicação do Vereador Mário, e deram entradas e foram lidas dois Projetos de Lei.

    - Leitura e votação do Ofício GP 096/2016 – Requerimento de Urgência para discussão e votação do Projeto de Lei 009/2016, que autoriza o Poder Executivo Municipal a efetuar a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento do Município e do Fundo Municipal de Saúde de Iporã do Oeste - SC, para o exercício de 2016; oficio aprovado por unanimidade.

    - Leitura e votação do Requerimento de Licença 05/2016, de proposição do Vereador Lúcio Mallmann, que requer que seja concedida licença temporária do Legislativo Municipal, pelo período de (30) trinta dias, a contar de 15 de junho de 2016, para tratar de assuntos de interesses particulares. Aprovado por unanimidade

    - Leitura e discussão da Indicação 016/2016, de proposição do Vereador Mário que solicita ao Executivo, a cedência de máquinas para fazer a terraplanagem, para ampliação do Campo da comunidade de São Vendelino; A indicação foi acatada para ser encaminhada ao executivo para providencias.

    - Leitura do Projeto de Lei 010/2016, que autoriza firmar Convênio que especifica com a Associação Comercial e Industrial de Iporã do Oeste – ACIIO, e dá outras providências; O Projeto foi baixado para comissão para seu parecer.

    - Leitura do Projeto de Lei 011/2016, que dispõe sobre a criação do órgão municipal executivo de trânsito, da junta administrativa de recursos de infração – JARI e dá outras providências; O Projeto foi baixado para comissão para seu parecer.

    No Grande Expediente fez uso do espaço o vereador Nilson Werlang.

    O vereador Nilson Werlang, usou o espaço para falar de duas iniciativas em seu papel de vereador, de projetos que vão dar entrada nas próximas sessões, Nilson destacou que deste o início do ano vem estudando e elaborando os projetos e agora irão dar entrada para ser discutidos e votados, o primeiro Assegura ao consumidor que constatar a existência de produto exposto á venda com prazo de validade vencido o direito a receber, gratuitamente, outro produto idêntico ou similar á sua escolha, em igual quantidade, e dá outras providências; disse que é uma lei que traz uma segurança e vantagens tanto para consumidor como ao vendedor, Nilson destacou que a lei está praticamente pronta e está abrindo para discussão caso alguém tem algo a contribuir está a disposição para ouvi-lo. Outro caso que vem estudando e analisando é a entrega dos folhetos de propagandas que vem causando alguns desconfortos e poluição no município, tanto os colocados nos carros na via pública como os que estão sendo entregue nas casas, da mesma forma se colocou a disposição caso alguém tenha uma sugestão ou contribuição para resolver ou amenizar essa problemática, disse que foi procurado por vários munícipes que estão preocupados com essas situações e está analisando e ouvindo os deferentes setores para ver a melhor saída para estes casos.  

    Na Ordem do Dia foi discutido um projeto de Lei que foi aprovado por unanimidade.

    Única Discussão e votação do Projeto de Lei 009/2016 que autoriza o Poder Executivo Municipal a efetuar a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento do Município e do Fundo Municipal de Saúde de Iporã do Oeste - SC, para o exercício de 2016; Projeto aprovado por unanimidade em única votação.

    Ainda a Presidente colocou em votação o Ofício GP 095/2016 do Executivo pedindo prorrogação de mais 30 dias para apresentação da documentação solicitada. Que foi aprovado por unanimidade.

    Na explicação pessoal usou o espaço o Mario Ribeiro de Freitas.

    O vereador Mario Ribeiro de Freitas usou o espaço para falar da 3ª Kerb Fest na Linha Jacutinga, disse que foi uma grande festa comunitária com grande presença de público, que chegou a faltar espaço porém todos foram muito bem atendidos e servidos parabenizou a comunidade pela organização desta bela festa, da mesma forma parabenizou a Administração Municipal por Meio da Secretaria de Transportes e Obras que fez um belo trabalho nas estradas e acesso da comunidade. Parabéns a todos.

    Itamara falou do livro “Pinhal Colonização” que hoje chegou alguns exemplares nesta casa, que estão sendo cedido a cada vereador para conhecimento e leitura disse que foi uma sementinha lançada, foi feito uma equipe que conseguiram viabilizar essa obra e destacou da importância de cada povo registra a sua história os as suas raízes destacou a fala do assessor de imprensa professor Augustinho “a gente estuda o Egito, os diferentes países o Brasil e não conhece a nossa história”  faltava muito esse elemento que agora também nas escolas podem ser usado para conhecer a colonização do nosso município conhecer as raízes e assim poder dar valor as nossas coisas e as grandes contribuições feitas pelos desbravadores, disse que esse livro é um projeto de três livros sendo que esse apenas fala da colonização.

    Itamara ainda destacou sobre as festividades das festas juninas sobre tudo das escolas do CIEF e Padre Vendelino Seidel que estão sendo promovidos com uma mudança cultural, sem bebidas alcoólicas e vem dando certo, são festas familiares de muitas danças, animação, diversão e alegria. Uma conquista importante da nossa comunidade.

    Nas festividades da semana destacou dia 18 junho a Macarronada dos Peixinhos e o baile Junino em São Lourenço, também no dia 19 festa da Padroeira da Linha São Luiz e Festa de Nossa Senhora de Lurdes na Linha Esperança. Estão todos convidados a prestigiar.

    Encerrada a pauta do dia, a presidente Itamara Bagatini convidou a todos para a 19ª Sessão Ordinária do ano de 2016 que acontece na segunda feira, dia 20 de junho de 2016, às 19h.

    (A fala na íntegra dos vereadores você confere através do áudio da Sessão disponível no site da Câmara, no endereço: www.camaraipora.sc.gov.br/site/audio).