• Duas Moções de Apelo foram aprovadas; Uma solicita a regulamentação da carteirinha do Idoso em SC e a outra manifestando-se contrários a alteração da idade mínima de aposentadoria para a agricultura familiar.
  • Resumo da 26ª Sessão Ordinária da 4ª Sessão Legislativa, da 7ª Legislatura da Câmara Municipal de Iporã do Oeste –SC.

Iporã do Oeste – Foi realizada, na última segunda, dia 22 de agosto, a vigésima sexta Sessão Ordinária de 2016. A presidente Itamara Bagatini saudou de forma especial os colegas vereadores, equipe de trabalho da casa, público presente, imprensa escrita e falada.

Na sequência o secretário Vereador Nilo Ghilardi fez a chamada e constatou a presença de todos os vereadores. Constatada a presença regimental, sob a proteção de Deus e em nome do povo de Iporã do Oeste, a presidente Itamara Bagatini iniciou os trabalhos, apresentado a pauta do dia.

No Pequeno Expediente, aconteceu a discussão e votação da Ata 170/2016, da 25ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa, da 7ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste, realizadas no dia 15 de agosto. Que foi aprovado por unanimidade.

Também no pequeno expediente Nilo Giraldi fez as leituras das correspondências recebidas pela casa legislativa. Todas as correspondências ficam à disposição de todos os vereadores na câmara.

Nas Matérias do dia não houve tramitação de matérias.

No Grande Expediente nenhum vereador fez uso do espaço.

Na Ordem do Dia aconteceu a discussão e aprovação de duas Moções de Apelo e primeira votação de um Projeto de Lei Complementar.

- Única discussão e votação das Moções de Apelo nº 006/2016, de proposição da Vereadora Irmi Rohr Schneiders, que solicita ao Governador do Estado e ao Secretário de Estado da Assistência Social, a regulamentação da carteirinha do Idoso. Foi baixada para parecer. Moção foi aprovada por unanimidade.

- Única discussão e votação das Moções de Apelo nº 007/2016, de proposição da Vereadora Irmi Rohr Schneiders, encaminhada ao Presidente da República e á Câmara dos Deputados, manifestando-se contrários á alteração da idade mínima de aposentadoria para a agricultura familiar. Foi baixada para parecer. Moção foi aprovada por unanimidade.

- Segunda discussão e votação do Projeto de Lei Complementar 002/2016, que altera e acresce dispositivos à Lei Complementar nº 75 de 23 de dezembro de 2009, que regulamenta o tratamento diferenciado e favorecido às microempresas, às empresas de pequeno porte e aos microempresários individuais. Projeto foi aprovado por unanimidade em segunda votação.

Na explicação pessoal o Vereador Laírton Hahn, fez uso do espaço.

O vereador Laírton destacou o título importante conseguido pelo Fluminense de Monte Maria no campeonato municipal de futsal, destacou a boa organização e parabenizou a todos.

Itamara destacou a bonita festa da padroeira da Linha Preferido Alto. Também destacou a formação dos vereadores da qual participaram durante a última semana.

Nas festividades da semana Itamara destacou para Dia 27 o Baile de Casais - Associação Moradores Linha FAIC Dia 28 - Festa e Matinê (sócios) - Linha São Vendelino.  E dia 28 - Festa e mate baile - Linha Quilombo. Estão todos convidados a prestigiar.

Encerrada a pauta do dia, a presidente Itamara Bagatini convidou a todos para a 27ª Sessão Ordinária do ano de 2016 que acontece na segunda feira, dia 05 de setembro de 2016, às 19h.

Após a sessão aconteceu a Tribuna Popular, que foi ocupada pela equipe do Banco do Brasil em comemoração a passagem dos 100 anos do Banco no estado de Santa Catarina.

(A fala na íntegra dos vereadores você confere através do áudio da Sessão disponível no site da Câmara, no endereço: www.camaraipora.sc.gov.br/site/audio).