Projeto de Lei para a elaboração da Lei Orçamentária para 2017 da entrada na câmara!
Você está em: Câmara de Vereadores de Iporã do Oeste, transparência e credibilidade .: Notícias
  • Projeto de Lei para a elaboração da Lei Orçamentária para 2017 da entrada na câmara!
  • Resumo da 31ª Sessão Ordinária da 4ª Sessão Legislativa, da 7ª Legislatura da Câmara Municipal de Iporã do Oeste –SC.

    Iporã do Oeste – Foi realizada, na última segunda, dia 10 de outubro, a trigésima primeira Sessão Ordinária de 2016. A presidente Itamara Bagatini saudou de forma especial os colegas vereadores, equipe de trabalho da casa, público presente, imprensa escrita e falada.

    Na sequência o secretário Vereador Nilo Ghilardi fez a chamada e constatou a presença de todos os vereadores. Constatada a presença regimental, sob a proteção de Deus e em nome do povo de Iporã do Oeste, a presidente Itamara Bagatini iniciou os trabalhos, apresentado a pauta do dia.

    No Pequeno Expediente, aconteceu a discussão e votação da Ata 175/2016, da 30ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa, da 7ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste, realizadas no dia 26 de setembro. Que foi aprovado por unanimidade.

    Também no pequeno expediente Nilo Giraldi fez as leituras das correspondências recebidas pela casa legislativa. Com destaque ao convite para os vereadores participar do Projeto Vereador por um dia, de cunho educativo no dia 13 de outubro quinta feira na câmara de vereadores realizado pela Escola de Educação Básica Padre Vendelino Seidel. Todas as correspondências ficam à disposição de todos os vereadores na câmara.

    Nas Matérias do Dia teve a entrada de dois Projetos de Lei, sendo um o Projeto de Lei que autoriza a alteração do Plano plurianual e o Projeto de Lei para a elaboração da Lei Orçamentária para 2017 que forma baixados para comissão para parecer!

    - Leitura do Projeto de Lei 018/2016, que autoriza a alteração do Plano plurianual, através da inclusão de novas ações de governo e dá outras providências. Projeto baixado para comissão para parecer!

    - Leitura do Projeto de Lei 019/2016, que dispõe sobre as Diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária do Município de Iporã do Oeste, as prioridades e metas da administração, seus recursos financeiros e as bases para preparação do orçamento-programa para o exercício financeiro de 2017, e dá outras providências. Projeto baixado para comissão para parecer!

    No Grande Expediente o vereador Lucio Malmann fez uso do espaço.

    Lúcio usou o espaço para agradecer aos 2592 eleitores que no dia 2 de outubro uma forma democrática elegeram Lúcio e Alexandre para governar o município de Iporã do Oeste a partir 2017 agradeceu em especial o Alexandre por aceitar o desafio do correr junto ao pleito de 2016 e destacou a sua importância na chapa, agradeceu a todos os candidatos a vereador e as candidatas a vereadoras que aceitaram desafio de disputar uma vaga ao legislativo destacou que a Coligação elegeu cinco vereadores que estarão a partir de 2017 representando a população aqui nesta casa.

    Lembrou aos vereadores e alunos do Projeto Vereador Por Um Dia que infelizmente na quinta-feira, não poderá se fazer presente uma vez que tem ainda algumas situações acertar na família e que na quinta-feira vai estar em Porto Alegre vendo essas pendencias.

    Pediu para que na próxima eleição todas as pessoas envolvidas candidatos cabos eleitorais, simpatizantes, eleitores para que tomem alguns cuidados; sobre mentiras fofocas e calunias durante o período eleitoral que só prejudicam a caminhada. Destacou que tivermos apenas 45 dias de campanha e todos que foram os candidatos sabemos da dificuldade em fazer uma campanha em 45 dias, foi a primeira experiência, foi difícil, destacou; quanta a gente não foi visitada porém contamos com o entendimento da população desta redução de 90 para 45 dias.

    Destacou que os 4 anos que foi oposição conseguiram mais de 2 milhões em recursos, espera da oposição a mesma coisa e daqui a quatro anos terão o reconhecimento na próxima eleição, mostrando serviço e claro e faz parte da democracia a crítica sei das dificuldades que vou enfrentar mas assumimos o compromisso com o município e vamos cumprir, desta forma já iniciamos a busca de recursos na semana passada com a viagem à Florianópolis.

     

    Na Ordem do Dia não teve tramitação de matérias!

    Na explicação pessoal fizeram uso do espaço os vereadores Otair Lutz e Laírton Hahn.

    Otair Lutz, falou sobre o último pleito eleitoral e destacou que foi um pleito mais tranquilo, onde houve maior respeito entre os adversários comparado com as eleições anteriores, destacou que o trabalho dos vereadores não está sendo reconhecido e a cada 4 anos novos pessoas são eleitas, disse que as pessoas querem que os problemas sejam resolvidos de uma hora para outra, e jamais alguém vai conseguir e daqui a quatro anos vai ter nova renovação destacou o esforço da gestão Ilton e Valmor que fizeram muito, citou várias obras ainda em andamento, mas a população quer mais é o sistema de Iporã do Oeste, e faz parte da democracia. Sobre a corrupção do nosso país destacou que tem muito político corrupto mas também muito eleitor corrupto também, isso é péssimo e precisamos mudar para mudarmos e melhorar nosso país. Otair também fez o convite para sábado todos participar do baile de casais da Linha Piraju.

    Laírton destacou o resultado das eleições do dia 2 de outubro onde Lúcio foi o Prefeito eleito junto com seu vice Alexandre da mesma forma também dos vereadores Eleitos. Destacou a dificuldade de fazer uma campanha em apenas 45 dias e lamentou muito aos amigos que não conseguiu visitar neste período. Destacou a integração que existe entre o campo e a cidade eleitores da cidade votam em candidatos do interior e do interior votam em candidatos da cidade. Agradeceu os 390 votos e a expressiva votação que fez tanto na cidade como no interior, destacou que sair numa caminhada eleitoral com 34 candidatos sem ter inimizadas, sem ter agredido e difamado ninguém, numa campanha limpa e isso deixa a gente orgulhoso.  Disse que as propostas foram levadas a todas as casas e fomos atendidos e teremos 4 anos de muito trabalho pela frente disse que estará junto com o prefeito eleito Lúcio lutando para conseguir recursos para melhorar a vida da população de Iporã do Oeste, agradeceu a todos que ajudaram nesta caminhada.

    Itamara destacou as festividades no dia 12 a 8ª Romaria e 2ª Kerb-Fest na Linha Aparecida. E a Festa da Terceira Idade - Linha São Lourenço.  Dia 14 Jantar do Peixe da Associção dos Psicultores na cidade, dia 15 Baile de casais - Linha Pirajú e dia 16 a Festa do Padroeiro - Linha São Vendelino. Estão todos convidados.

    Itamara Agradeceu, a confiança das pessoas que nela votaram, a todas(os) que prometeram seu voto e assim o fizeram. Igualmente as pessoas que me auxiliaram em mais este desafio. Parabenizou a todos os eleitos, através do voto honesto e ético. Desejou que consigam cumprir todas as promessas de campanha.  E que continuem fazendo de Iporã do Oeste um lugar bom para viver. Destacou, se repostando a Timóteo 4:7: “Combati o bom combate, completei a corrida, perseverei na fé”. Disse que é isso que fez, durante a sua vida, e continuará fazendo minha caminhada, com participação social, trabalho voluntário e servindo à comunidade, assim como fiz minha campanha política também, preservando valores morais e humanos. Destacou que continuará presente e auxiliando pessoas, entidades e o município, como sempre fez.

    Ressaltou o convite a todos para participar do Projeto Vereador por um dia,  de cunho educativo no dia 13 de outubro quinta feira na câmara de vereadores realizado pela Escola de Educação Básica Padre Vendelino Seidel.

     Encerrada a pauta do dia, a presidente Itamara Bagatini convidou a todos para a 32ª Sessão Ordinária do ano de 2016 que acontece na segunda feira, dia 17 de outubro de 2016, às 19h.

    (A fala na íntegra dos vereadores você confere através do áudio da Sessão disponível no site da Câmara, no endereço: www.camaraipora.sc.gov.br/site/audio).