Câmara entrega homenagens do Projeto Cidadão Participativo 2016
  • Câmara entrega homenagens do Projeto Cidadão Participativo 2016
  • IPORA DO OESTE – na última segunda feira dia 19 de dezembro, a câmara de vereadores fez a homenagem aos Munícipes que participam das Sessões deste Legislativo, durante o exercício de 2016, em especial aos 5 cidadãos que obtiveram maior número de participação.

O Projeto “Cidadão Participativo”, instituído pelo Decreto Legislativo nº 002/2009, tem por finalidade, reconhecer os cidadãos do Município que participam das sessões do Legislativo Municipal. Anualmente recebem uma homenagem, os cinco cidadãos que marcaram presença ao maior número de sessões ao longo do ano. Neste ano de 2016, serão homenageados os seguintes Munícipes:

- Em quinto lugar com 12 participações, o Munícipe Alexandre Ruscheinsky;

- Na quarta colocação com 16 participações, o Munícipe Cleiton Conrad;

- A terceira maior frequência com 17 participações, foi de Rafael Trevisan

- A segunda maior frequência, com 26 participações, foi de Astor da Rosa.

- E o Campeão, com o maior número de frequência, foi o Munícipe Otávio Matte, que participou de 36 Sessões do exercício de 2015, num total de 40 Sessões.  Otávio ainda justificou que as vezes que não participou estava internado e de atestado médico.

Democracia é oportunizar a todos o mesmo ponto de partida. Quanto ao ponto de chegada, depende de cada um. Não podemos esquecer, como cidadãos, que o voto é apenas uma das formas de participação na política. Tão importante quanto votar é acompanhar o trabalho dos candidatos eleitos durante o mandato.

Muito se tem falado do papel do Estado, mas talvez não suficientemente do papel do cidadão. O papel do cidadão é o mais importante de todos, pois é o conjunto de cidadãos que deve escolher o tipo de sociedade em que pretende viver, determinando os papéis das suas principais instituições e agentes. Propõem-se a seguir alguns traços fundamentais do que deverá ser o papel do cidadão, tendo em conta o enquadramento e desafios referidos.

Temos que ser uma sociedade que valoriza e responsabiliza o cidadão, que garante à partida uma igualdade de oportunidades.

É esta nova sociedade que os cidadãos devem exigir e para a qual devem contribuir através do seu próprio papel.

Em nome de todos os vereadores e funcionários desta casa, desejamos a cada munícipe, um abençoado Natal e um próspero Ano Novo.