• Câmara faz momentos histórico de lançamento de livro de 25 anos da câmara municipal de vereadores
  • Iporã do Oeste – O grande evento de lançamento do livro aconteceu logo após a sessão ordinária de segunda feira dia 19 de dezembro, fechando o ano do legislativo em grande estilo com lançamento do Livro Histórico de 25 anos da câmara municipal de vereadores

Segundo o autor do livro Augustinho José Petry, resgatar a História do Legislativo é valorizar o passado dos que contribuíram na construção do nosso município e projetar o futuro com mais segurança, num progresso constante, deixando o nosso município cada vez mais, como referência.

O Livro apresentar a história do Legislativo de Iporã do Oeste com objetivo de oferecer a toda população, as informações importantes e históricas do legislativo; desde quando a Câmara foi criada, e em que contribuiu para o desenvolvimento do município, demostrar as marcas históricas importantes deixadas pela câmara, um livro com fotos e fatos dos vereadores e Legislativo, desde a primeira Legislatura. Destacar que a Casa de Leis não possuía nenhum serviço de pesquisa sobre a história dos vereadores. É importante que a comunidade em geral e, sobretudo escolar, a biblioteca, assim como cada vereador, tenha acesso a esse livro, que narra os fatos importantes do Legislativo para o município. Quem foram e o que fizeram os vereadores eleitos que já atuaram em Iporã do Oeste, também apresentaremos detalhes das funções e atividades do legislativo. Muitos munícipes não conhecem a história do município e da própria Câmara de Vereadores, e em partes é pela falta de material didático disponível, tanto na biblioteca como nas escolas, estes materiais veem para ajudar a sanar parte desta condição, como também serve de provocação para que as entidades e setores também se desafiam à produzir e registrar sua história e disponibilizar para consulta da população. É um material de pesquisa importantíssimo para o acervo do município, uma forma de resgatar toda a história, aprender mais sobre Iporã do Oeste e garantir mais conhecimento por meio das experiências anteriores.

Segundo Augustinho Como professor vejo alunos saindo do ensino médio sem conhecer grande parte da nossa história do município de Iporã do Oeste, vejo que é grande parte por falta de material disponível e agora com o início dos primeiros lançamentos já vão ajudar a solucionar essa defasagem.

O livro estava para ser lançado em Dezembro de 2015, inclusive seria o primeiro livro sobre a nossa história mas não conseguimos concluir ele a tempo, e no começo de 2016 queríamos lançar porém virtude do ano eleitoral foi possível só lançar agora.

Foram feitos 200 exemplares, com custo baixo, e nenhum valor gasto ou pago para elaboração, que foi feito em alguns momentos nos horários de expediente, pelo assessor de comunicação foi entregue para vereadores atuais e que já atuaram, também será entregue para as escolas e na biblioteca pública.