Grande público em mais uma Sessão do Legislativo Municipal
Você está em: Câmara de Vereadores de Iporã do Oeste, transparência e credibilidade .: Notícias
  • Grande público em mais uma Sessão do Legislativo Municipal
  • 20.03.2017 - Resumo da 7ª Sessão Ordinária da

    8ª Legislatura da Câmara Municipal de Iporã do Oeste – SC

     

    O Poder Legislativo de Iporã do Oeste, esteve mais uma vez reunido na última segunda feira, 20 de março/2017, ocasião em que foi realizada 7ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa, da 8ª Legislatura da Câmara Municipal de Iporã do Oeste SC. Após dar as boas-vindas aos presentes, o Presidente da Casa, Vereador Lairton Hahn, solicitou ao 1º Secretário da Mesa, Vereador Mário Heck, que procedesse a chamada nominal dos vereadores. Constada a presença dos atuais nove Vereadores, o Vereador e Presidente Casa, Lairton Hahn, “sob a proteção de Deus e, em nome do povo de Iporã do Oeste”, declarou aberto os trabalhos da noite, fazendo a leitura da pauta da sessão.

     

    Pequeno Expediente

     

    Na sequência dos trabalhos foi colocada em discussão e votação a ata nº 10/2017, relativa a 6ª Sessão Ordinária realizada no dia 13 de março de 2017, a qual foi aprovada por unanimidade dos votos. Feito registro nesse espaço dos eventos sociais do Município, que foram encaminhados à Secretaria da Câmara.

     

    Matérias do dia

     

    Deu entrada na casa o Projeto de Lei do Poder Legislativo nº 002/2017 – que “concede revisão geral anual aos vencimentos dos Servidores Públicos do Poder Legislativo e Agentes Políticos da Câmara Municipal de Vereadores e dá outras providências. Após leitura do Projeto de Lei e de sua justificativa, foi baixado para apreciação das comissões.

     

    Requerimento de Informações nº 01/2017. Encaminhado a Casa, de autoria do Vereador Darci de Souza, dirigido ao Executivo Municipal, um requerimento solicitando as seguintes informações:

    - Nome e número de servidores que trabalharam no setor do Departamento de Transportes e Obras em janeiro de 2013.

    - Nome e número de servidores que trabalharam no setor do Departamento de Transportes e Obras em janeiro de 2017.

    - Número de horas trabalhadas pelas máquinas no Departamento de Estradas e Obras em janeiro de 2013 e janeiro de 2017.

     

    O proponente do pedido, Vereador Darci, na oportunidade usou da palavra explicando do porquê de seu encaminhamento, dizendo que não foi um pedido seu e sim da população de Iporã do Oeste.

     

    O Vereador Sérgio Suzin, se manifestou contrariamente ao requerimento argumentando que não se pode fazer comparativos entre os meses propostos no requerimento, pois existe uma diferença muito grande entre do estado das máquinas recebidas neste ano e as do início do mandato anterior do atual Governo.

     

    O Presidente Lairton Hahn, também se manifestou dizendo que votaria contrário ao requerimento, pois considerava um ato que serve para “politicagem”, que não se pode estabelecer comparativos, pois as máquinas há quatro anos atrás estavam em ótimas condições de trabalho e devidamente abastecidas, o que não acontecera em janeiro último.

    Colocado em discussão e votação, foi rejeitado por maioria dos votos.

     

    Indicação 001/2017. Também de autoria do Vereador Darci de Souza, dirigida a Municipalidade, foi feita uma indicação, para que através do setor responsável sejam tomadas providências necessárias visando a recuperação da estrada da Linha Taquarussu a Barra Grande, e urgentemente a recuperação do acesso ao Cemitério da Comunidade de União da Serra Município de Iporã do Oeste. A referida indicação será encaminhada ao Executivo Municipal.

     

    Grande Expediente

     

    O Vereador Mário R. de Freitas, usando da palavra disse que acompanhou a entrevista do Prefeito Municipal na qual o mesmo assumira a culpa pela falta de sêmen, gesto admirado pelo Vereador. Comentou também que o Prefeito disse que o Programa de Melhoramento Genético foi elaborado conforme reuniões que foram realizadas nas comunidades, mas lembrou que a participação nesses encontros, independente de situação ou oposição, é muita pequena e dessa foram não representa a opinião da maioria da população.

    Pediu aos colegas, tanto de situação quanto de oposição, para que unam forças para junto ao atual Governo solicitar a reativação do Programa Vida Ativa, que era um ótimo programa de prevenção e reabilitação que esteve em funcionamento por 10 anos.

    Mostrou-se preocupado com a Casa, quanto ao “comportamento verbal” dos colegas vereadores no decorrer das sessões.  “O nosso nível está ficando muito baixo. É lamentável, é um desrespeito a população. Precisamos ter em mente a o nosso Município o nosso Povo”. Lamentou a não aprovação do requerimento encaminhado a Casa, entende que este é um direito do vereador. Finalizou dizendo que não irá entrar nessa de “baixar o nível”.

     

    Usando do espaço o Vereador Sérgio Suzin, disse que há duas semanas contestara as afirmações da vereadora Irmí, mas analisando a questão verificou que a colega citara vinte e dois cargos comissionados, que só encontrara dezoito e que esta administração só contratou quinze, mais diretores e menos secretários, por uma questão de economia. Que foi à prefeitura e alguém o questionara das atitudes dos vereadores na Câmara, que concorda com o vereador Mário de Freitas para que haja mais respeito. Disse que na sessão passada fora taxado de pessoa vazia, referindo-se às colocações do vereador Darci, disse que o colega mora há muitos anos naquela comunidade e que não participa das ações da comunidade, que ele sim “é vazio” e citou as várias lideranças que ele, Sérgio, exercera desde a juventude, inclusive quando ainda morava em outra comunidade. E parabenizou a equipe do Milton pelo trabalho que realiza.

     

    O Vereador e Presidente Lairton Hahn, também usou a Tribuna, cumprimentando a todos e referiu-se ao “nível da Casa”, que deve melhorar. Acusou seu colega vereador, que minutos antes dissera que um requerimento era um direito de vereador, que deveria ter sido aprovado, de falta de memória, pois no passado vários requerimentos, onde ele Mário R. De Freitas, votara, também foram rejeitados. Disse que a vereadora Irmí não deveria faltar com a verdade, referindo-se à entrevista que dera na rádio neste dia, que se ela é tão honesta quanto diz ser deverá dizer quanto foi a doação para o hospital e quanto gastara em Florianópolis. E que diga onde está o Projeto Técnico da construção do Lar dos Idosos. Que não vai levar quatro anos para dizer o que foi feito e o que não foi feito, que é preferível falar pouco e fazer mais.

     

    Ordem do Dia

     

    Projeto de Lei nº 003/2017 do Executivo Municipal que “altera dispositivo da Lei nº 1.157 de 05 de junho de 2007 e dá outras providências”, foi colocado em discussão e votação pela segunda vez, sendo aprovado por unanimidade de votos.

    Projeto de Lei nº 005/2017 do Executivo Municipal que “concede revisão geral anual aos Servidores Públicos Municipais e Agentes Políticos, nos termos do inciso x do artigo 37 da Constituição Federal e dá outras providências”, também foi posto em discussão e votação pela segunda vez, recebendo aprovação por unanimidade de votos

    Moção de Apelo nº 002/2017 - na qual a Câmara apela aos excelentíssimos: Secretário de Estado da Segurança Pública senhor, César Grubba, à presidência da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, Deputado Sílvio Dreveck, ao Comando Geral de Bombeiros Militar de Santa Catarina, senhor Onir Mocellin para intermediar junto ao Governo do Estado de Santa Catarina, abertura de vagas para ingresso de Soldados no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Carina e agilize os trâmites legais para a Contratação de Efetivos, especialmente para o 12º Batalhão de Bombeiros Militar, Região de São Miguel do Oeste. Colocada em discussão e votação pela segunda vez, sendo aprovado por unanimidade de votos.

     

    Explicação Pessoal

     

    O Vereador Fernando Ott, prestou homenagem as Mulheres pela passagem do dia Internacional da Mulher, falando de sua avó, que neste último domingo comemorou 90 anos de idade. Falou de sua trajetória de vida, das conquistas, sofrimentos e luta para sustentar a família.

    Destacou também a iniciativa do Grupo de Jovens da Associação Comercial que estarão promovendo um evento o 1º Stamptisch no dia 25 de março, no Campo do Grêmio União, com início às 10h e com término previsto para às 17h30. O evento tem por objetivo principal a confraternização entre os participantes e o resgate da Cultura Alemã. Disse também que o encontro é regrado e disciplinado, que terá uma dupla que animará o evento com músicas alemãs.

     

    Encerrada a pauta do dia, o presidente agradeceu a presença de todos e convocou os vereadores para a próxima sessão a realizar-se no dia 27 de março às 19h na Casa Legislativa.

     

    Acesse:  www.camaraipora.sc.gov.br -  confira as fotos e o áudio completo das sessões.