Aprovado em única votação PL que autoriza repasse a entidades
Você está em: Câmara de Vereadores de Iporã do Oeste, transparência e credibilidade .: Notícias
  • Aprovado em única votação PL que autoriza repasse a entidades
  •  

    27.03.2017 - Resumo da 8ª Sessão Ordinária da

    8ª Legislatura da Câmara Municipal de Iporã do Oeste – SC

     

    Aconteceu na última segunda-feira, 27 de março de 2017, 8ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa, da 8ª Legislatura da Câmara Municipal de Iporã do Oeste SC. Os trabalhos mais uma vez foram conduzidos pelo vereador e Presidente da Casa, Lairton Hahn, o qual cumprimentou a todos e solicitou ao 1º Secretário da Mesa, Vereador Mário Heck, que fizesse a chamada nominal dos vereadores. Verificada a presença de todos os vereadores, o Presidente, “sob a proteção de Deus e, em nome do Povo de Iporã do Oeste”, deu por aberto os trabalhos da noite, apresentando a pauta da sessão.

     

    Pequeno Expediente

     

    Colocada em discussão e votação a ata nº 11/2017, relativa a 7ª Sessão Ordinária realizada no dia 20 de março de 2017, a qual recebeu aprovação por unanimidade dos votos. Comunicado do Ministério da Educação informando repasse de recursos ao Município de Iporã do Oeste.

    Em seguida foi feito registro dos eventos sociais do Município, que foram encaminhados à Secretaria da Casa.

     

    Matérias do dia

     

    Ofício GP nº 093/2017. Deu entrada na Casa e foi feita a leitura do Ofício GP nº 093/2017, do Executivo Municipal, solicitando apreciação e aprovação da Casa em regime de urgência, o Projeto de Lei que “autoriza o Poder Executivo Municipal nº 006/2017 - a firmar termo de fomento/colaboração com as Organizações da Sociedade Civil do Município de Iporã do Oeste e dá outras providências”.

    Colocado em discussão e votação o referido Requerimento, foi aprovado por unanimidade de votos.

     

    Requerimento de Informações nº 02/2017, de autoria da Vereadora Irmí Rohr Schneiders, solicitando ao Executivo informações quanto ao número e nome dos cargos preenchidos da atual Administração; quantidade de cargos efetivos existentes na Prefeitura atualmente e quais que estão sendo ocupados; quantos cargos comissionados tem atualmente preenchidos, quais e quem são os comissionados; quantidade de cargos gratificados do atual Governo e quais são, e qual foi o gasto em porcentagem em folha de pagamento nos meses de janeiro e fevereiro de 2017.

    Na oportunidade o vereador e Presidente do Poder Legislativo, Lairton Hahn disse que considera o pedido bastante prematuro visto que o setor Público trabalha em cima de dados quadrimestrais. “O requerimento é justo, mas o resultado certamente será uma meia informação”, disse Hahn.

    Colocado o referido requerimento em discussão e votação, foi aprovado por unanimidade dos votos.

    Grande Expediente

     

    A Vereadora Irmí Rohr Schneiders, mostrou-se indignada com as colocações proferidas pelo seu colega Lairton Hahn na sessão do dia 20. Dizendo: “politicagem, mentiras, honestidade, informações distorcidas, insinuações, as quais o senhor se referiu naquele momento, acredito que não estava falando da minha pessoa, e sim de si próprio. Como Presidente dessa Casa, deveria dar o exemplo, mas não sei se é falta de interesse ou é incompetência mesmo”.

    Quanto ao projeto Técnico do Lar dos Idosos, Irmí disse que a obra encontra-se em execução e que mais informações poderão serem obtidas junto ao setor de licitação da Municipalidade, e também na Caixa Econômica Federal encontra-se o referido projeto, acredita que o engenheiro responsável pela obra, deve ter uma cópia do projeto técnico.

    Quanto a prestação de contas do departamento de Assistência Social - agradece ao secretário de Administração Nereu e sua assessora Diana, pelo pronto atendimento por ocasião da busca de informações – que no dia 23 de fevereiro de 2017, fora feita a prestação de contas do terceiro quadrimestre do departamento da Assistência Social do ano anterior, e segundo Irmí, estava tudo certo.

    Prestou contas também quanto as diárias recebidas para participação do Congresso dos Vereadores em Florianópolis, do qual participaram todos deste Casa.

    Apresentou comprovantes das despesas e recibo da doação que fizera ao Hospital Nossa Senhora das Mercês de Iporã do Oeste SC.

    Que fora procurada durante a semana por uma família, para propor uma indicação de melhoria de estrada e acesso, mas felizmente não foi necessário, pois a equipe responsável já estava atuando no trajeto, considerando muito importante a divulgação das ações que beneficiem a população.

     

    O Vereador Darci de Souza, justificou o seu Requerimento de Informações registrado na última sessão. Disse que sua intenção fora de apenas fazer um comparativo das horas trabalhadas nos meses de janeiro de 2013 e 2017. Salientou que o número de servidores era o mesmo, mas a diferença está na horas trabalhadas. Que apesar de ter tido menos dias e clima favorável, trabalhou-se muito mais horas em 2013. Alegou que as máquinas encontravam-se em condições de trabalhar normalmente, pois na gestão anterior trabalhou-se até o último dia de dezembro.

    Acusou o colega vereador Suzin, de proferir mentiras durante a sessão anterior. Disse que não é vereador de uma só comunidade e sim de todas. Que o colega deveria se preocupar mais com o trabalho para a população e menos com a sua pessoa. Falou das conquistas no mandato de vereador do passado, comparando-as com as do colega, segundo o mesmo, nada fez pelas comunidades.

    Darci, acusou o colega, vereador Suzin, de querer impedir a colocação de tubos na Comunidade Linha Pavão, para assim não ter que realizar o trajeto de transporte escolar em dias de muita chuva, e assim receber pelo serviço não prestado.

    Acusou ainda o colega, vereador Sérgio Suzin, de comprar um “salão” antigo, da sua comunidade, La. Pavão, por R$ 5 mil e vender por R$ 8 mil – e não foi capaz de fazer uma doação para compra de uma mesa de bolãozinho para a Sociedade de Damas local. “Isso sim é vereador vazio mesmo, vereador vazio mesmo”, finalizou Darci.

     

    Ordem do Dia

     

    Constou em única discussão e votação o Projeto de Lei nº 006/2017, que “autoriza o Executivo Municipal a firmar termo de fomento/colaboração com as Organizações da Sociedade Civil do Município de Iporã do Oeste SC e dá outras providências”, o qual recebeu aprovação por unanimidade de votos.

     

    Explicação Pessoal

     

    A Vereadora Irmí, fez um apelo a toda população de Iporã do Oeste, para que colaborem na luta contra o Mosquito da Dengue, visto que já foram encontrados cinco focos do Mosquito transmissor da Dengue. Disse que é uma questão pública, e nesse sentido pediu a colaboração dos colegas e também dos assistentes na sessão, para juntos, na junção de forças não permitir a proliferação do vetor.

     

    Já o Vereador Mário Heck, explanou quanto a importância dos integrantes da Casa estarem sempre se atualizando, nesse sentido fez um breve relato de sua participação no Congresso Anual dos Vereadores de Santa Catarina realizado em Florianópolis de 14 a 17 deste mês.

    Comentou que fora a Capital do Estado, com recursos próprios, oportunidade em que visitou algumas Secretarias e Fundações do Estado, apresentando e protocolando ofícios de demandas do Município de Iporã do Oeste. Destaque para audiência no gabinete do Deputado João Rodrigues, onde teve a confirmação dos encaminhamentos quanto a emenda Parlamentar destinada ao Hospital de Iporã do Oeste, já anunciada em fevereiro último.

     

    O Vereador Adriano Kelin, usando desse espaço, comentou do sucesso da Festa Comunitária de Linha Aparecida. Agradeceu a toda a população que prestigiou o evento e parabenizou todos que fizeram parte da organização da mesma.

     

    Lairton Hahn, vereador e Presidente da Casa, parabenizou a equipe do Grêmio União pelo seu desempenho no Campeonato Regional. Parabenizou o atual Governo Municipal – Indaci e Diretoria do Grêmio - por realizar parcerias com a Associação Chapecoense de Futebol de Campo, no sentido de treinar atletas do município para a modalidade do futebol de campo. “Plantou-se uma semente que dará grandes resultados”, finalizou.

     

    Não havendo mais assuntos a serem tratados na sessão, o vereador e Presidente da Casa, Lairton Hahn, agradeceu a presença de todos assistentes e convocou os vereadores para a próxima sessão a ser realizada no dia 03 de abril às 19h no auditório da Câmara de Vereadores de Iporã do Oeste SC.

     

     

    Acesse:  www.camaraipora.sc.gov.br -  confira as fotos e o áudio completo das sessões.