Vereadores participam de audiência pública
  • Vereadores participam de audiência pública
  • Iporã do Oeste – Todos contra Dengue

Por iniciativa do Poder Legislativo Municipal, através da Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação Final, foi realizada na última sexta-feira (12), Audiência Pública, relativa ao Projeto de Lei nº 010/2017 - que Institui o Programa de Prevenção à Dengue, Chikungunya e Zika e dá outras providências. Além da presença de todos os vereadores da atual Legislatura, do prefeito Municipal Lúcio Mallmann, a audiência teve a participação de vários profissionais da área da saúde bem como da população em geral.

Os trabalhos foram coordenados pelo vereador e Presidente da Casa Lairton Hahn, o qual disse que Iporã do Oeste, tem tido sempre muita preocupação em relação à saúde pública e desde sempre primou pelo cuidado, e com foco especial na área da prevenção. “O nosso município está numa localização geográfica, no qual se forma um corredor de travessia, por um lado muito bom, no entanto, facilita também a presença do vetor. Por isso, o município precisa adotar medidas para manter o controle, espero que esta audiência, possa surtir os melhores efeitos na prática”, disse Hahn.

As supervisoras da Gerência de Saúde da Regional de São Miguel do Oeste Margot Pires e Daniele Carbonara, apresentaram o mapa de proliferação do mosquito transmissor da Dengue e outras doenças e a trajetória histórica da proliferação em toda a região, sendo que dos 22 municípios da região, 11 já são considerados infestados. Conforme mapa dos focos apresentado na oportunidade, pode-se perceber a presença do mosquito espalhado em todo o perímetro urbano do Município de Iporã do Oeste. Segundo Margot, a única forma de prevenir a doença é o controle, evitando a criação e proliferação do mosquito. Disse ainda que teve acesso ao Projeto de Lei nº 010/2017 que está tramitando na Câmara e que o considera importante, pois sem a participação e envolvimento da população não se terá avanços.

Na oportunidade se manifestaram os vereadores Fernando Ott, Mário Ribeiro e a diretora do Departamento da Saúde Claudete Garcia, todos enfatizaram a importância do trabalho preventivo para se evitar a proliferação do mosquito transmissor da Dengue.

O prefeito municipal Lúcio Mallmann, disse que o compromisso é todos, e se cada um fizer a sua parte, Iporã com certeza não fará parte das estatísticas dos municípios infectados pelo mosquito. Já o secretário da Administração Nereu Barth, informou que tão logo tivera a notícia da descoberta de um foco do mosquito, a Administração tomou providências e que a comissão que está analisando o Projeto de Lei poderá propor emendas a fim de melhorá-lo, que o objetivo desta audiência é promover o debate.