Resumo da 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Iporã do Oeste
Você está em: Câmara de Vereadores de Iporã do Oeste, transparência e credibilidade .: Notícias
  • Resumo da 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Iporã do Oeste
  • 15.05.2017 - Resumo da 15ª Sessão Ordinária da

    8ª Legislatura da Câmara Municipal de Iporã do Oeste – SC

     

    Foi realizada na última segunda-feira, dia 15 de maio de 2017, nas dependências da Casa Legislativa, a 15ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 8a Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste. Após saudar os presentes, o Presidente do Poder Legislativo, vereador Lairton Hahn, solicitou ao 1º Secretário da Mesa, vereador Mário Heck, que proferisse a chamada nominal dos vereadores. Constada a presença de todos os Edis, o Presidente, “sob a proteção de Deus e, em nome do Povo de Iporã do Oeste”, declarou aberto os trabalhos da noite, fazendo a leitura da pauta da sessão.

     

    Pequeno Expediente

     

    Dando sequência aos trabalhos, após solicitação e consentimento de dispensa de leitura da ata, pois todos os vereadores receberam uma cópia da mesma, foi colocada em discussão e votação a Ata nº 18/2017, relativa a 14ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa, da 8ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste, Estado de Santa Catarina, realizada no dia 08 de maio de 2017, sendo aprovada por unanimidade.

    Nesse momento também foi feita a leitura das correspondências dirigidas a Casa, com destaque ao Ofício nº 005/2017 do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iporã do Oeste requerendo que não sejam cortados benefícios concedidos pela prefeitura aos agricultores do município -  as quais ficaram à disposição dos vereadores junto a secretaria da Câmara.

     

    Matérias do dia

     

    Projeto de Lei do Executivo Municipal nº 019/2017 – que autoriza o Poder Executivo Municipal a efetuar a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento do Município e do Fundo Municipal de Saúde de Iporã do Oeste – SC, para o exercício 2017.

    Ofício GP nº 152/2017 - que solicita a apreciação e votação do Projeto de Lei nº 019/2017 em Regime de Urgência – colocado em votação o referido requerimento em Regime de Urgência, foi aprovado por maioria dos votos. Este projeto será baixado para as comissões para tramitação em Regime de Urgência.

     

    Grande Expediente

     

    O vereador e presidente da Casa, Lairton Hahn, ao usar esse espaço, comentou de sua participação na festa da Comunidade de Taipa, no domingo último, oportunidade está que fora questionando por um visitante do município de Itapiranga, quanto a qualidade das estradas de acesso ao local da festa, pois considerou muito estreitas. Lairton disse que estas foram herdadas assim do governo anterior, mas que o projeto do município é fazer o alargamento das estradas municipais, e que as “trilhas de cavalo” são coisas do passado. Lembrou que tudo demanda investimentos, mas que são necessários, do contrário os produtores rurais não serão procurados para fazer parcerias com empresas, pois precisam de estradas em boas condições para escoamento da produção. Assim sendo, justificou seu voto favorável ao requerimento de solicitação de Regime de Urgência, relativo ao projeto de Lei nº 019/2017, o qual deu entrada na Casa, e destina também recursos ao DTO - Departamento de Transportes e Obras.

     

    O vereador Mário Heck, ao se pronunciar, falou a respeito de sua conduta na Câmara, já que fora citado na sessão anterior. Disse que gosta de participar em sociedade e quando convidado se faz presente. Que não tem compromisso com nenhuma coligação, e que sua postura é sempre favorável à população e honra o Poder Legislativo. Disse também que procura estar a par dos assuntos que estarão em pauta nas sessões, bem como do que tratam os projetos que são encaminhados a Casa Legislativa, quer seja através da participação de reuniões bem como nas comissões que analisam os mesmos. Finaliza dizendo que pertence ao Partido do PSD, mas na Câmara esquece a sigla partidária, e que seu voto, sua posição será sempre norteada conforme o desejo e o bem da população e, por conseguinte do Município.

     

    O vereador Fernando Ott, disse que sua manifestação estava relacionada ao seu pronunciamento na sessão anterior. Que sua fala está sendo polemizada, mas que reitera sua fala. “É necessário que entendamos melhor a forma que o bônus está sendo pago”. Afirmou que manteve contato com várias pessoas, ouvindo primeiramente e depois explicar como realmente deverá funcionar o projeto. Que é a favor dos agricultores e está disposto a ouvi-los sempre, até mesmo se deslocando a residência de quem assim desejar para conversar, trocar ideias e assim juntos, poder fazer a diferença. Disse ter se reunido com o presidente do Sindicato para dialogar e sentir as necessidades e se colocou à disposição da Classe.

     

    O vereador Darci José de Souza, iniciou sua fala agradecendo a todos que se fizeram presentes na sessão anterior do dia 08. “A casa estava cheia. Praticamente todas as comunidades do município estavam representadas”. Que a população de fato deve acompanhar os atos públicos e ver o que seus representantes fazem. Parabenizou o presidente do Sindicato, Leonel Paludo pelo trabalho que realiza. Que entende que está fazendo o que a classe exige dele, que os agricultores esperam esta atitude dele e estão com ele. Parabenizou também o agricultor Vicente Kroetz pela entrevista que dera na Rádio, que é preciso se manifestar e valorizar os meios de comunicação à disposição do município.

     

    Explicação pessoal

     

    O vereador e presidente da Casa, Lairton Hahn, se manifestou parabenizando a comunidade de Taipa Alta pela festa realizada neste último domingo e ao Diretor do DTO Milton e sua equipe de servidores municipais, pelas melhorias na estrada de acesso àquela comunidade. Agradeceu ao diretor da Casa Legislativa, Egidio Kaiser, pelo trabalho realizado nestes meses que esteve à frente da direção da Câmara de Vereadores. Na sequência, falou do planejamento do setor das máquinas da prefeitura para as próximas semanas.

     

    O vereador Mário Heck, falou das conquistas da Escola da Linha São Lourenço, que estivera em Florianópolis levando o projeto da escola relacionado ao Museu, oportunidade que reivindicara pelas necessidades do Museu. Que a comunidade recebera a visita da Diretora da Secretaria da Educação do Estado, Sra. Marilene Pacheco, que se encantou pela estrutura e se sensibilizara com o trabalho da escola, com a importância do projeto para a região e município, sendo esta a única escola do estado com Museu em funcionamento. Que a partir da última semana o estado colocou um profissional com carga horária de 40 horas semanais para atuar no projeto e atender visitantes em horário de expediente. Frisou que dia 18 de maio é o dia dedicado aos museus e convidou todos para conhecê-lo.

     

    O vereador Fernando Ott, parabenizou o município e o INDACI pela comemoração da Semana das Etnias, que no primeiro dia não comparecera muito público, mas nos outros dias os espaços estavam lotados, que a rádio só se preocupara em divulgar o efeito do primeiro dia, sem se manifestar com os resultados obtidos nos dias subsequentes. Parabenizou o Núcleo do Alimentos pela programação de “Uma noite como na Alemanha”. Finalizou ressaltando que o sucesso só veio devido ao esforço conjunto das entidades envolvidas na organização dos eventos.

     

    Não havendo mais nada a ser discutido, o Vereador e Presidente da Casa Lairton Hahn, deu por encerrada a Sessão e convocou todos os vereadores para a próxima sessão ordinária a ser realizada no dia 22 de maio de 2017, às 19 horas na plenária da Câmara Municipal de Vereadores.

     

     

    Acesse:  www.camaraipora.sc.gov.br -  confira as fotos e o áudio completo das sessões.