Resumo da 19ª Sessão Ordinária da Câmara de Iporã do Oeste
  • Resumo da 19ª Sessão Ordinária da Câmara de Iporã do Oeste
  • 19.06.2017 - Resumo da 19ª Sessão Ordinária da

Foi realizada na última segunda-feira, dia 19 de junho de 2017, nas dependências da Casa Legislativa, a 19ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 8a Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste. Após saudar os presentes, o Presidente do Poder Legislativo, vereador Lairton Hahn, solicitou ao 1º Secretário da Mesa, vereador Mário Heck, que proferisse a chamada nominal dos vereadores. Constada a presença de todos os Edis, o Presidente, “sob a proteção de Deus e, em nome do Povo de Iporã do Oeste”, declarou aberto os trabalhos da noite, fazendo a leitura da pauta da sessão.

Dando sequência aos trabalhos, após solicitação e consentimento de dispensa de leitura da ata, pois todos os vereadores receberam uma cópia da mesma, foi colocada em discussão e votação a Ata nº 22/2017, relativa à 18ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa, da 8ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste, Estado de Santa Catarina, realizada no dia 12 de junho de 2017, sendo aprovada por unanimidade.

Nesse momento também foi feita a leitura das correspondências dirigidas a Casa, com destaque para ofício encaminhado pelos estudantes: Camila Wendling, Igor Luís Martini, Stefany Biesdorf e Suellen Wandscheer – do Ensino Médio Inovador da Escola de Educação Básica Vendelino Seidel – sugerindo a Casa Legislativa uma Moção de Apelo ao Ministro da Saúde, Ricardo Barros e ao Presidente do Conselho Nacional da Saúde, Ronald Santos, para recorrer que sejam, com urgência, atualizados os valores constantes na Tabela de Procedimentos – SUS, através do SIGTAP, que o Ministério da Saúde crie uma política de reajuste anual dessa tabela, em conformidade ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC.

Em relação ao ofício encaminhado pelos alunos da EEB. Pe. Vendelino Seidel, o presidente da Casa, Lairton Hahn, agradeceu e parabenizou a escola e estudantes pela iniciativa, e como esta sugestão é de extrema importância para o Hospital e a Câmara de Vereadores tem total interesse em contribuir com a Instituição. Assim sendo o presidente propôs que se elabore uma Moção de Apelo coletiva endereçada ao Ministro da Saúde e ao Presidente do Conselho Nacional da Saúde. Consultado os demais vereadores, a sugestão foi aceita, e seguirá os trâmites normais da Casa.

O vereador Mário Ribeiro de Freitas, ao usar esse espaço, reportou-se a um pedido das lideranças – moradores - de Linha Aparecida com relação ao acesso a Comunidade e também ao Santuário de Nossa Sra. Aparecida. Segundo o vereador, o governo anterior havia feito um trabalho de drenagem como pedras nesse local, mas Lhe parece que não deu certo, e que a atual administração abriu uma grande “vala” e até o momento não se sabe quais serão as medidas a serem tomadas para resolver esse problema. Dessa forma solicita a Municipalidade, através do setor competente, para que tomem providências no sentido de finalizar esse trabalho, visto que em outubro próximo acontece a já tradicional Romaria de Nossa Sra. Aparecida nesse local. Finalizou sua fala, solicitando ainda ao Chefe do Executivo, por meio do setor responsável, para que sejam vistoriadas e trocadas as lâmpadas que estão queimadas – iluminação pública – gerando assim mais segurança para aquelas pessoas que circulam a noite pelas ruas da cidade.

O vereador Fernando Ott, ao fazer uso desse espaço, agradeceu e parabenizou a equipe do DTO da prefeitura – pelo excelente trabalho que vem realizando nas estradas do município. Disse que acompanhara na última semana a referida equipe, e percebeu que a mesma esta motivada, refletindo diretamente no bom trabalho que realizam. Destacou o trabalho de alargamento, encascalhamento, patrolamento das estradas da Comunidade da Linha São Luíz. Informou que o governo municipal está com um Programa de Rádio denominado de “A Voz do Povo” – na Rádio Comunitária Estação Jovem – FM 87.9. Visando dar mais visibilidade ainda ao programa, Fernando disse que o mesmo está sendo compartilhado nas redes sociais, visto que objetivo é de informar a população das ações que estão sendo desenvolvidas pela atual administração. Finalizando, conclamou a população para que na medida do possível, informem aos responsáveis na prefeitura, os locais onde estão com problemas de iluminação – lâmpadas queimadas – comentário feito a partir da explanação do colega Mário com relação ao assunto. “Cada um fazendo a sua parte, as coisas sempre ficam melhor e a gente consegue fazer as coisas bem feitas”, finaliza.

Não havendo mais nada a ser discutido, o Vereador e Presidente da Casa Lairton Hahn, deu por encerrada a Sessão e convocou todos os vereadores para a próxima sessão ordinária a ser realizada no dia 26 de junho de 2017, às 19 horas na plenária da Câmara Municipal de Vereadores.

Acesse:  www.camaraipora.sc.gov.br - confira as fotos e o áudio completo das sessões.