Vereadores corroboram decisão do TCE/SC
Você está em: Câmara de Vereadores de Iporã do Oeste, transparência e credibilidade .: Notícias
  • Vereadores corroboram decisão do TCE/SC
  • 03.07.2017 - Resumo da 21ª Sessão Ordinária da

    8ª Legislatura da Câmara Municipal de Iporã do Oeste – SC

     

    Contando com a presença dos nove vereadores da atual legislatura, foi realizada na noite de segunda-feira, dia 03 de julho de 2017, nas dependências da Casa Legislativa, a 21ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 8a Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste. Após saudação inicial aos presentes, o Presidente do Poder Legislativo, vereador Lairton Hahn, “sob a proteção de Deus e, em nome do Povo de Iporã do Oeste”, declarou aberto os trabalhos da noite, fazendo a leitura da pauta da sessão.

     

    Pequeno Expediente

     

    Dando sequência aos trabalhos, colocou em discussão e votação a Ata nº 24/2017, relativa a 20ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa, da 8ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste, Estado de Santa Catarina, realizada no dia 26 de junho de 2017, sendo aprovada por unanimidade.

    Nas correspondências dirigidas a Casa - Edital de Convocação nº 002/2017 do Prefeito de Iporã do Oeste convocando a população para participar de Audiências Públicas para Apresentação e Discussão das Metas e Prioridades para a elaboração do Plano Plurianual para o quadriênio 2018 a 2021.

    Câmara de Vereadores de Itapiranga -  encaminhando cópia da Moção de Repúdio ao Governador pelas péssimas condições da Rodovia 163. Convite para a 33ª Edição do Café Colonial.

    Matérias do dia

     

    Projeto de Lei do Executivo Municipal nº 023/2017 - que autoriza a abertura de crédito adicional especial no orçamento vigente do Município de Iporã do Oeste - SC, e dá outras providências.

     

    Oficio GP nº 181/2017 - que solicita a apreciação e votação do Projeto de Lei nº 023/2017 em Regime de Urgência.

    Colocado em votação referido o requerimento, foi aprovado por unanimidade de votos.

     

    Projeto de Lei Substitutivo do Executivo Municipal nº 021/2017 - que institui o Programa Municipal de Concessão de Bolsas de Estudo para estudantes de ensino técnico de nível médio, profissionalizante e ensino superior do município de Iporã do Oeste e dá outras providências.

     

    Projeto de Lei do Executivo Municipal nº 024/2017 - que autoriza o Poder Executivo Municipal a efetuar a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento vigente do Município e da Administração Descentralizada – Fundo Municipal de Assistência Social de Iporã do Oeste - SC, para o exercício de 2017.

    Os projetos serão baixados para as Comissões Permanentes.

     

    Grande Expediente

     

    O vereador e presidente da Casa, Lairton Hahn, uso desse espaço para comentar quanto a entrevista da colega vereadora veiculada em uma das rádios local. Disse não concordar com o que foi dito pela mesma, afirmando que a mesma falta com a verdade em seus comentários. Segundo Lairton, “por vezes tem pessoas que se aproveitam de espaços oferecidos ou para se promover ou para denegrir”. Comentou que a colega em outra oportunidade já tentou se promover – doação para o hospital -  colocando toda a Casa numa situação de constrangimento. Num momento seguinte, foi a Rádio dizer que havia sido alterada a pauta de uma sessão. Conforme o vereador o Lhe causa estranheza é fato de que ao se pronunciar, a colega fala muito em “honestidade”, pois ultimamente quem mais se julga honesto é o “pessoal de Brasília”. Questiona a vereadora se a mesma não tem conhecimento dos trâmites a serem seguidos para implantação do Programa Incentivo hora máquina, aprovado acerca de 14 dias, sendo que a colega votara contra o projeto. Justificou o trabalho realizado na propriedade do tio do atual prefeito, dizendo que é uma prática que vem sendo usada ao longo dos anos – doação de cascalho – em contrapartida recebe serviços. Questionou a vereadora do porquê de não citar outros moradores que também foram atendidos pela Municipalidade. Finalizou dizendo que por vezes a colega tenta se colocar de “vítima”, “sendo uma pessoa na câmara e outra na Rádio”.

     

    Ordem do dia

     

    Decreto Legislativo 001/2017 - colocado em única e exclusiva discussão e votação o Projeto de Decreto Legislativo 001/2017, que dispõe sobre a Aprovação das Contas do Município de Iporã do Oeste – SC, referente ao exercício financeiro do ano de 2015, após explanação dos vereadores Adriano Klein, Noiri João Kosmann e Mário Ribeiro de Freitas, foi aprovado por unanimidade de votos.

     

    Explicação pessoal

     

    O vereador Adriano Klein, fez referência a sua participação e dos demais representantes do Município, num total de 60 atletas, na 19ª edição dos Jogos de Integração da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina -  Ameosc - realizados no último final de semana na cidade Tunápolis. Fez referência ao assessor do Deputado Celso Maldaner, Léo Riplingger presente na sessão. Registrou sua participação da audiência pública em São Miguel do Oeste, com a presença do Diretor Geral do DENIT, e demais autoridades de toda região, ocasião em foram entregues documentos com as demandas referentes as rodovias da região que se encontram em situação lastimável.

     

    O vereador Fernando Ott, fez um breve relato de sua participação na viagem denominada: “Missão na Alemanha”, promovida pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facsic) - em parceria com o Programa de Desenvolvimento Estratégico Local de Iporã (Prodeli). Segundo Fernando a “Missão” teve por objetivo a busca de conhecimentos no sentido de como funciona o sistema de gestão dos Municípios, das empresas, das industrias, e dentro da realidade local, tentar implantar algo nos municípios da região. Foram num total de dez participantes da “Missão”, sendo que de Iporã além do vereador Fernando Ott, o Vice-prefeito Alexandre Ruscheinsky, fez parte da delegação. O vereador lembrou ainda que todas as despesas foram custeadas por cada participante, ou seja, não gerando nenhum gasto ao Município.

     

    A vereadora Irmí Rohr Schneiders, agradeceu ação social desenvolvida pelas cooperativas em prol do Hospital Nossa Senhora das Mercês de Iporã, onde foi arrecadado um valor expressivo para essa instituição. Lembrou que também solicitou junto aos colegas e servidores da Casa ajuda nesse mesmo sentido e já conseguira mais de R$ 500 – para ser doado ao Hospital. Finalizou convidado a todos para participarem da 36ª Edição do Café Colonial de Iporã, que será realizado no sábado dia 08 de julho nas dependências do Pavilhão Católico.

     

    Não havendo mais nada a ser discutido, o Vereador e Presidente da Casa Lairton Hahn, deu por encerrada a Sessão e convocou os Vereadores para a 3ª Sessão Extraordinária, convocada pelo Edital 003/2017, que acontecerá logo na sequência, nesta Casa Legislativa.

     

     

    Acesse:  www.camaraipora.sc.gov.br -  confira as fotos e o áudio completo das sessões.