Suplente a vereador assume cadeira no Legislativo Municipal
Você está em: Câmara de Vereadores de Iporã do Oeste, transparência e credibilidade .: Notícias
  • Suplente a vereador assume cadeira no Legislativo Municipal
  • 07.08.2017 - Resumo da 24ª Sessão Ordinária da

    8ª Legislatura da Câmara Municipal de Iporã do Oeste – SC

     

    O Poder Legislativo Iporãoestino, após o Recesso Parlamentar, esteve reunido na noite de segunda-feira 07 de agosto/2017, oportunidade em que foi realizada a 24ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 8a Legislatura da Câmara Municipal. Após saudar os presentes, o Presidente do Poder Legislativo, vereador Lairton Hahn, solicitou ao 2º Secretário da Mesa, vereador Noiri João Kosmann, que proferisse a chamada nominal dos vereadores. Constada a presença de todos os Edis, o Presidente, “sob a proteção de Deus e, em nome do Povo de Iporã do Oeste”, declarou aberto os trabalhos da noite, fazendo a leitura da pauta da sessão.

     

    Pequeno Expediente

     

    Na sequência dos trabalhos foi colocada em discussão e votação a ata nº 28/2017, relativa a 23ª Sessão Ordinária realizada no dia 17 de julho de 2017, a qual foi aprovada por unanimidade dos votos.

    Em virtude da solicitação de licença para assuntos particulares do vereador Mário Heck, o Presidente da Casa, Lairton, solicitou ao 2º secretário da Mesa, vereador Noiri ão Kosmann, para que fizesse a leitura do Ofício CMV 045/2017, expediente de convocação do Suplente a vereador Gilberto Rüchel. Após a leitura do ofício e como o suplente a vereador Gilberto Rüchel já apresentara a documentação solicitada, procede-se juramento Regimental da Casa.

    Na oportunidade foi feito registro das correspondências encaminhadas a Casa Legislativa. Destaque para Ofício GP nº 231/2017 do Executivo Municipal o qual convida três membros do Poder Legislativo para o acompanharem a uma viagem para a Capital Federal no período de 15 a 18 do corrente mês. Registrado ainda nesse espaço, os eventos sociais do Município.

     

    Matérias do dia

     

    Projeto de Lei Complementar nº 008/2017 - que altera dispositivos da Lei Complementar nº 57 de 28 de setembro de 2005, e dá outras providências.

    Oficio GP nº 230/2017 - que solicita a apreciação e votação do Projeto de Lei Complementar nº 008/2017 em Regime de Urgência.

    Colocado em votação nominal o referido requerimento, foi aprovado por maioria de votos.

     

    Projeto de Lei n° 025/2017 - que altera dispositivos da Lei nº 1.188, de 25 de setembro de 2007, e dá outras providências.

     

    Projeto de Lei n° 026/2017 - que autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa de Estímulo a Expedição de Notas Fiscais, estabelece sorteios e premiação, por meio da campanha nota premiada, altera o Plano Plurianual, e a Lei de Diretrizes Orçamentárias, e dá outras providências. Os referidos projetos serão baixados para as Comissões para análise e parecer.

     

    Grande Expediente

     

    O vereador Fernando Ott, usando desse espaço falou de sua alegria e satisfação com relação ao reconhecimento da população para com o trabalho que o atual Governo Municipal está desenvolvendo em relação às estradas municipais. Comentou que conversara com Sr. Davi Carminatti, o qual segundo o vereador, parabenizou o prefeito e vice-prefeito, bem como os vereadores do PMDB, pelos primeiros sete meses de gestão. “ É isso que precisa ser feito. Falar pouco e mostrar servíço”. Também elogiara a administração municipal pelas audiências de prestação de contas realizadas nas comunidades. Falou de sua participação na festa do Leitão assado em Concórdia a convite do assessor do deputado Moacir Sopelsa, que foi uma boa oportunidade para conhecer outras realidades para inovar e trazer ideias novas ao Município. Na oportunidade falou sobre as atividades do CTG Herança Pampiana de Iporã do Oeste, o qual estará promovendo uma cavalgada até Linha Vitória onde será transmitido o Programa de Rádio Rancho e Querência, sendo que o grupo alí pernoitará e no dia seguinte participará da festa Comunitária em Linha Vitória.

     

    O vereador Darci de Souza, inicialmente cumprimentou os colegas, visitantes e em especial o pastor da igreja Assembleia de Deus, presente na sessão. Deu as boas-vindas ao vereador Gilberto Rüchel, desejando-lhe também sucesso no trabalho. Disse usar este espaço para manifestar-se em relação à votação ocorrida na Câmara dos Deputados Federais na qual, segundo ele, muitos deputados não votaram a favor do povo, mas sim a favor da corrupção e do presidente Temer. Comparou a Câmara dos Deputados com o Legislativo Municipal, e espera que nesta Casa se vote a favor dos anseios do povo e não do prefeito. Se manifestou também em relação ao estado precário de alguns trechos das estradas municipais, que muitos trabalhos são iniciados e não concluídos, deixando a estrada sem cascalho, um serviço incompleto que dificulta a travessia, disse ser um desrespeito para com algumas comunidades.

     

    Explicação Pessoal

     

    O vereador e Presidente do Legislativo Lairton Hahn, após saudação inicial a todos os presentes, respondeu ao colega vereador Darci, que a administração municipal está investindo num novo modelo de estrada, e que num primeiro momento o Governo Municipal teve que demonstrar na prática de como serão feitas estradas, para que assim a população pudesse entender essa nova modalidade de se fazer estradas. Que há problemas em alguns trajetos por falta de tubulação, pois esses tubos serão licitados em breve e colocados nesses trechos que hoje estão faltando, daí o motivo que alguns trajetos não estarem conclusos. Parabenizou o INDACI pelos trabalhos que estão sendo realizados, destaque para o início do Campeonato Municipal de Futsal. Reforçou o convite para que a população prestigie mais esse evento do Município. Falou do Congresso que a igreja Assembleia de Deus estará promovendo em Iporã do Oeste, convidou os colegas e presentes dessa sessão para participar do evento.

     

    O vereador Noiri Kosmann, ao se manifestar a respeito das estradas municipais, disse que o colega Darci deva estar “fora das ideias”. Que as estradas agora são modelo e servem de exemplo para outros municípios que vem ver a experiência que está dando certo no Município. Que o vereador Darci está com “dor de cotovelo”, que agora estão sendo feito estradas que ele não conseguira fazer quando esteve à frente da pasta, que eram apenas picadas.

     

    Não havendo mais nada a ser discutido, o Vereador e Presidente da Casa Lairton Hahn, deu por encerrada a Sessão e convocou todos os vereadores para a próxima sessão ordinária a ser realizada no dia 14 de agosto de 2017, às 19h na plenária da Câmara Municipal de Vereadores.

     

     

    Acesse:  www.camaraipora.sc.gov.br -  confira as fotos e o áudio completo das sessões.