Requerimentos e indicações são destaques em sessão
Você está em: Câmara de Vereadores de Iporã do Oeste, transparência e credibilidade .: Notícias
  • Requerimentos e indicações são destaques em sessão
  • 11.09.2017 - Resumo da 29ª Sessão Ordinária da

    8ª Legislatura da Câmara Municipal de Iporã do Oeste – SC

     

    Aconteceu na noite de segunda-feira 11 de setembro/2017, a 29ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 8a Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste SC. Após saudar os presentes, o Presidente do Poder Legislativo, vereador Lairton Hahn, solicitou ao 1º Secretário da Mesa, vereador Mário Heck, que proferisse a chamada nominal dos vereadores. Constada a presença de todos os Edis, o Presidente, “sob a proteção de Deus e, em nome do Povo de Iporã do Oeste”, declarou aberto os trabalhos da noite, fazendo a leitura da pauta da sessão.

     

    Pequeno Expediente

     

    Na sequência dos trabalhos foi colocada em discussão e votação a ata nº 35/2017, relativa a 8ª Sessão Ordinária realizada no dia 04 de setembro de 2017, a qual foi aprovada por unanimidade dos votos, após correção sugerida vereadora Irmí.

    Nas correspondências dirigidas a Casa, destaque para, convite do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e do Departamento da Assistência Social para participar de evento no combate e prevenção no uso de drogas abordando o tema: “Eu Vivo Sem Drogas”. Convite para o Seminário Regional “Pelo Fim da Violência Doméstica Contra a Mulher”. Convite Assembleia Legislativa, convite para participar de Audiência Pública para discutir o tema: “Política de Educação Ambiental de Santa Catarina”. Convite do INDACI para participar da Kerbfest. Feito registro nesse espaço, dos eventos sociais do Município, que foram encaminhados à Secretaria da Câmara.

     

    Matérias do dia

     

    Requerimento de Licença 006/2017 - de proposição do Vereador Mário Heck, que solicita afastamento de 30 dias para interesses particulares a partir do dia 15 de setembro de 2017. Colocado em votação o referido requerimento, foi aprovado por unanimidade.

     

    Requerimento de Informações nº 09/2017 - de autoria do vereador Darci José de Souza, solicitando ao Executivo Municipal:

    - Tendo em vista as inúmeras reclamações da população residente na cidade de Iporã do Oeste pela falta constante de água potável, fornecida pela CASAN, e somando-se a isto o fato de estarmos entrando no período de verão, época em que se intensifica o consumo e, em contrapartida, as chuvas normalmente são mais escassas. E, preocupado com essa questão, solicito informações quanto as tratativas e ações encaminhadas pelo executivo municipal de Iporã do Oeste, junto a CASAN, com o propósito de resolver o problema da falta de abastecimento de água nas residências, comércio e indústria na cidade de Iporã do Oeste.

     

    Manifestações dos vereadores

     

    O vereador Darci de Souza, proponente do pedido, disse que o pedido se justifica porque o problema já se arrasta por vários anos e por receber inúmeras reclamações a respeito da falta de água, principalmente no perímetro urbano. Que em campanha eleitoral o prefeito eleito prometera que sua primeira atuação como prefeito seria resolver a problemática da falta de água.

    O vereador e Presidente da Casa Lairton Hahn, disse que o pedido se justifica por um lado, mas por outro não se pode esperar que o prefeito resolva a situação em sete meses de governo, por se tratar de uma obra que necessita de muitos recursos, na ordem de mais de R$ 4 milhões.

    Colocado em votação o referido requerimento, foi aprovado por unanimidade de votos.

     

    Requerimento de Informações nº 10/2017 - de autoria do vereador Darci José de Souza, solicitando ao Executivo Municipal:

    I – Que informe o nome de todos os servidores que ocupam cargos comissionados, carga horária do contrato e o valor bruto, em moeda corrente, que recebem mensalmente do município;

    II - Que informe o nome dos servidores do município que recebem gratificação, valor da gratificação que recebem em porcentagem e em moeda corrente.

    Colocado em votação o referido requerimento, foi aprovado por unanimidade de votos.

     

    Indicação nº 014/2017 - de proposição da vereadora Marinês Bordignon, que indica ao poder Executivo Municipal, para que, através do setor responsável, sejam tomadas providências necessárias visando ampliar o número de lixeiras e intensificar a recolha do lixo, no Município de Iporã do Oeste. Colocado em votação a referida indicação, foi aprovada por unanimidade de votos.

     

    Indicação nº 015/2017 - também de proposição da vereadora Marinês Bordignon, que indica ao Poder Executivo Municipal, para que, através do setor responsável, estude a viabilidade para junto com a Associação Amigos dos Animais e da Natureza de Iporã do Oeste – ASANIO, criar um espaço para acolher animais recolhidos das ruas, que ficam sob os cuidados da ASANIO à espera de adoção. Colocado em votação a referida indicação, foi aprovada por unanimidade de votos.

     

    Grande Expediente

     

    O vereador Mário Ribeiro de Freitas, após saudação inicial, disse que político não pode ser artista de TV ou de novela, que deverá enfrentar os problemas e tentar resolvê-los. Que nesta Tribuna ouvira bastante elogios, mas que se obriga a usar o espaço para se referir a um pedido feito por ele há mais de quatro meses. Que a comunidade onde reside é reconhecida como ponto turístico, que há o Santuário de Nossa Senhora Aparecida e na entrada um pórtico referenciando a imagem, que há quatro meses apelara aos vereadores de situação intermediar seu pedido e resolver o problema da vala aberta logo na entrada, visível a todos. Desafia os vereadores suplentes na ocupação das vagas, para interceder junto ao executivo para que o problema se resolva, que neste espaço onde está a imagem, havia sido projetado uma pequena praça, com plantio de flores e pequenos arbustos e colocação de bancos. Que a pracinha já poderia estar pronta se houvesse empenho em resolver o outro problema que existe. Que, em um mês, já se fará a romaria ao santuário com partida justamente neste local. Que naquele dia ele, vereador, irá participar usando óculos escuros e fará como o governo faz: “Não estou enxergando”. Elogiou a atitude da vereadora Marinês, que nesta sessão entrara com duas indicações, as primeiras neste ano, vindas de vereador de situação. Falou do requerimento do vereador Darci. Disse que recebera vários telefonemas de cidadãos reclamando da falta de água, que ouvira também na rádio as reclamações e que os colegas vereadores Lairton e Sírio sabem o quanto esta situação já gerara debates na Câmara. Que este é um problema da CASAN, mas mesmo assim foi objeto de campanha eleitoral pelo atual governo municipal. Que não atribui a culpa somente ao prefeito, mas sobretudo, à CASAN. Por fim sugeriu a população a buscar os seus direitos na justiça, inclusive de pedir indenizações por danos causados por falta de água.

     

    Na sequência o presidente fez a leitura do Edital nº05/2017 que dispõe sobre a convocação de Sessão Extraordinária a realizar-se no dia 14 de setembro de 2017, às 19h na sede do Poder Legislativo. Registrou os aniversariantes da Casa: Lúcia Melz e Irmí R. Schneiders (11) e Cladi Jantsch (12).

    Não havendo mais nada a ser discutido, o Vereador e Presidente da Casa Lairton Hahn, deu por encerrada a Sessão e convocou todos os vereadores para a próxima sessão ordinária a ser realizada no dia 18 de setembro de 2017, às 19h na plenária da Câmara Municipal de Vereadores.

     

    Acesse:  www.camaraipora.sc.gov.br -  confira as fotos e o áudio completo das sessões.