Dois projetos deram entrada na 5ª Sessão Ordinária de 2018
  • Dois projetos deram entrada na 5ª Sessão Ordinária de 2018
  • Resumo

5ª Sessão Ordinária de 2018 – 05/03/18

Na noite de segunda-feira 05 de março de 2018, ocorreu a 5ª Sessão Ordinária da 2ª Sessão Legislativa da 8ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste SC. Após a saudação aos presentes, o presidente do poder legislativo, vereador Sérgio Antônio Suzin, solicitou ao 1º secretário da mesa, vereador Fernando Ott, a chamada nominal para verificação de quórum. Todos vereadores responderam a chamada e então o presidente, “sob a proteção de Deus e, em nome do Povo de Iporã do Oeste”, declarou aberto os trabalhos da noite, e a seguir fez a leitura da pauta da sessão.

Apreciação e votação da Ata nº 62/2017 da 4ª Sessão Ordinária, realizada no dia 26 de fevereiro de 2018, a qual foi aprovada por unanimidade.

Correspondências encaminhadas à casa:

Ofício GP nº 024/2018 que forma o encaminhamento de dois projetos de lei;

Edital de Convocação de Audiência Pública relativa ao Projeto de Lei nº 003/2018, que dispõe sobre a desafetação de área urbana;

Ofício Circular nº 002/SDC/GABS/2018, divulgando o 2º Seminário Internacional de Proteção e Defesa Civil;

Convite da Assembleia Legislativa;

Eventos sociais previstos no calendário da ASI.

Projeto de Lei nº 004/2018 que ALTERA LEI MUNICIPAL Nº 1.809 DE 19 DE DEZEMBRO DE 2017 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O Ofício GP nº 025/2018 que solicita a apreciação e votação em Regime de Urgência foi lido e aprovado por unanimidade.

Projeto de Lei nº 005/2018 que CONCEDE REVISÃO GERAL ANUAL AOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS E AGENTES POLÍTICOS, NOS TERMOS DO INCISO X DO ARTIGO 37 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

Os projetos serão baixados para análise das comissões e parecer jurídico.

O vereador Lairton Hann utilizou a tribuna para falar sobre o jantar da associação dos suinocultores que ocorre sexta-feira dia 9 de março de 2018 na comunidade de Lª Aparecida. Os lucros serão divididos com o Hospital Nossa Senhora das Mercês, os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente com membros da diretoria e ressaltou a importância de todos participarem do evento. Explorou o tema “associações” e disse que no município de Iporã do Oeste, existem dificuldades. É necessário que as entidades sejam fortalecidas e sua gestão feita com responsabilidade, pois vários agricultores dependem das mesmas. Elogiou a secretaria de educação que adquiriu mais 50% dos produtos para alimentação escolar, da agricultura familiar. Para terminar, deixou sua mensagem especial ao dia internacional da mulher. Lairton parabenizou todos os homens que conseguem reconhecer a liderança da mulher na comunidade, e que todos devemos contribuir com a construção de uma sociedade igualitária. Para Lairton, a opinião feminina é muito importante para construirmos um município melhor.

O vereador Fernando Ott também utilizou a tribuna. Ott mostrou indignação com os meios de comunicação do município, em especial a imprensa escrita. O vereador disse que a imprensa local perdeu a imparcialidade jornalística, passando a dar espaço somente a fofoca, picuinhas e inverdades ao invés e relatar as evoluções e boas notícias de Iporã. Para Fernando, é um total desrespeito com os assinantes iporaoestinos e, desafia a imprensa escrita para que divulgue as boas ações do município, em respeito aos munícipes e empresas que pagam o jornal. O vereador indagou se é realmente necessário pagar “altos valores”, “grandes contratos” para poder divulgar também as boas ações. Fernando ressaltou que na audiência pública de prestação de contas realizada na semana anterior, nenhum veículo de imprensa compareceu. Citou o exemplo da Saúde municipal, que com recursos próprios, realiza atendimentos em diversas especialidades e até mesmo cirurgias de alta complexidade. Ott exibiu no telão um vídeo de depoimentos dos primeiros pacientes contemplados com o programa de ortopedia da saúde municipal, no qual os pacientes foram atendidos com procedimentos cirúrgicos pagos com recursos próprios do governo municipal. Dentre os pacientes, o vereador destacou que a mãe de um dos funcionários da imprensa escrita local foi beneficiada com o novo programa de cirurgias, e que este era um ótimo fato para ser noticiado.

Discussão e segunda votação do Projeto de Lei Complementar nº 001/2018 que AUMENTA O NÚMERO DE VAGAS EM CARGOS QUE ESPECIFICA, PREVISTOS NO ANEXO I DA LEI COMPLEMENTAR MUNICIPAL Nº 013/1997, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Na palavra livre não houve manifestação dos vereadores. Colocado em segunda votação o projeto de Lei foi aprovado por unanimidade.

A vereadora Irmí Rohr Schneiders usou o espaço para convidar a todos a participarem de um mutirão de limpeza no domingo dia 11 de março de 2018, nas proximidades da Casan em Lª Pirapó, a partir das 8h da manhã. Irmí relatou que muito lixo está acumulado no local, inclusive rótulos de agrotóxicos. Por se tratar de um local de captação de água da cidade de Iporã, segundo a vereadora, é inadmissível que tanto lixo esteja disperso neste local. Citou que a conscientização é muito importante e que a destinação do lixo deve ser feita com responsabilidade.

Portanto, o presidente do legislativo, vereador Sérgio Antônio Suzin, agradeceu a todos, e não havendo mais nada a ser discutido e a pauta concluída, declarou o término da sessão. Convocou os vereadores para na sequência participarem da 1ª Sessão Extraordinária e também a próxima Sessão Ordinária, que acontecerá no dia 12 de março de 2018, segunda-feira, com início às 19 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste – SC.

Ouça o áudio completo da sessão clicando aqui.