PLL que instituiu ficha limpa municipal começa a ser discutido.
Você está em: Câmara de Vereadores de Iporã do Oeste, transparência e credibilidade .: Notícias
  • PLL que instituiu ficha limpa municipal começa a ser discutido.
  • Resumo

     

    9ª Sessão Ordinária de 2018 – 02/04/18

    8ª Legislatura da Câmara Municipal de Iporã do Oeste – SC

     

    Na noite de segunda-feira 02 de abril de 2018, ocorreu a 9ª Sessão Ordinária da 2ª Sessão Legislativa da 8ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste SC. Após a saudação aos presentes, o presidente do poder legislativo, vereador Sérgio Antônio Suzin, solicitou ao 1º secretário da mesa, vereador Fernando Ott, a chamada nominal para verificação de quórum. Todos vereadores responderam a chamada e então o presidente, “sob a proteção de Deus e, em nome do Povo de Iporã do Oeste”, declarou aberto os trabalhos da noite, e a seguir fez a leitura da pauta da sessão.

     

    Pequeno Expediente

     

    Apreciação e votação da Ata nº 67/2017 da 8ª Sessão Ordinária, realizada no dia 26 de março de 2018, a qual foi aprovada por unanimidade. 

     

    Correspondências encaminhadas à casa:

     

    Comunicado do Ministério da Educação nº CMO19477/2018 anunciando liberação de recursos;

     

    Convite da Assembleia Legislativa para a solenidade de posse do Governador;

     

    Convite da coordenação de idosos para participar de intercâmbios de grupos;

     

    Convite do grupo de idosos de São Vendelino para participar de intercâmbio;

     

    Convite para participar dos atos de entrega do Plano de Recursos Hídricos da

     

    Bacia do Rio das Antas;

     

    Eventos sociais previstos para a semana no calendário da ASI.

     

     

    Matérias do Dia

     

    Projeto de Lei Legislativo nº 02/2018 que INSTITUI A “FICHA LIMPA MUNICIPAL” NA NOMEAÇÃO DE SERVIDORES PARA CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSÃO, AGENTES POLÍTICOS E DESIGNAÇÃO DE FUNÇÕES DE DIREÇÃO, CHEFIA OU ASSESSORAMENTO NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA E INDIRETA DOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO MUNICIPAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

    O projeto será encaminhado para análise das comissões e parecer jurídico.  

    Requerimento para retirada de pauta de autoria do vereador Darci de Souza.

     

     

    Grande Expediente

     

    O vereador Lairton Hahn utilizou a tribuna e após cumprimentar a todos, comentou sobre a entrevista do deputado Dirceu Dresch (PT) na emissora de rádio local na segunda-feira dia 04 de abril. Para Lairton, o parlamentar não conseguiu explicar o conteúdo divulgado por sua assessoria de imprensa (por meio de ação judicial, a prefeitura impede a Casan de realizar obra para solução da falta de abastecimento de água), o que caracteriza que os vereadores de oposição, quando o visitaram, levaram “informações erradas”. Lairton cobrou informações detalhadas acerca das afirmações em redes sociais do vereador Darci, onde diz que o problema foi solucionado. Continuou utilizando a tribuna citando frases da matéria emitida pelo deputado Dirceu Dresch (PT), alegando que houve contradição entre a entrevista na rádio local e na matéria divulgada, afirmando que o deputado, em sua passagem por Iporã do Oeste, não visitou a prefeitura para conversar com o prefeito sobre a situação água e se colocar à disposição para auxiliar na resolução do dilema. Para Lairton, os 4 vereadores que estiveram com Dirceu e Carminatti em audiência com a Casan em Florianópolis, mentiram para a população de Iporã. Concluiu dizendo que na audiência que participou com o govenador e demais vereadores de situação, teve “acerto” e nos próximos dias a autoridade maior do estado estará em Iporã do Oeste.

    O vereador Noiri João Kossmann utilizou a tribuna e após cumprimentar a todos, repassou informações administrativas acerca da quadra coberta de Lª Barra Grande, que teve R$ 162 mil empenhados; sobre o Centro Municipal de Idosos que está em fase avançada das obras; sobre a visita ao gabinete do deputado estadual Maurício Eskudlark e o repasse de recursos aos escoteiros de Iporã do Oeste; sobre o problema de abastecimento de água e sobre as aberturas e regularização de ruas. Encerrou agradecendo.

    O vereador Adriano Klein utilizou a tribuna e após cumprimentar a todos, comentou sobre o projeto da “ficha limpa” que deu entrada no mesmo dia no legislativo. Para Adriano, os políticos devem fazer a sua parte e dar exemplo de moralidade e seriedade. Comentou parágrafos da lei e disse que devemos promover mudanças de “baixo para cima”, referindo-se à municipalidade até a federação. Em cima disso, comentou sobre as afirmações promovidas pelos colegas vereadores acerca da resolução do problema de abastecimento de água em Iporã do Oeste. Segundo ele, após a viagem a Florianópolis, os colegas apenas afirmaram estar resolvido, porém, não apresentação nenhum dado ou fato. Indagou: quando começará a obra? Quando encerrará? Qual valor investido? Klein sugeriu aos colegas vereadores utilizarem veículos de imprensa para anunciar quais são exatamente as medidas que a Casan irá tomar para efetivar a resolução anunciada por eles, e então provarem perante a população, que estão falando a verdade.

    O vereador Fernando Ott utilizou a tribuna e após cumprimentar a todos, convidou os presentes para permanecerem no plenário após o término da sessão para prestigiar a apresentação do plano municipal de turismo pelas representes do projeto Prodeli. Ott iniciou sua fala no grande expediente dizendo que o vereador deve elogiar quando precisa e também criticar, fiscalizar e denunciar. O vereador Fernando foi procurado por um munícipe e indagado pelo mesmo do porque apenas 4 vereadores participaram do último congresso. Fernando explicou que por ordem do presidente do legislativo, a fim de responsabilidade com recursos, seria oportunizado um único congresso por vereador.  Durante a conversa com o munícipe, foi mostrada ao vereador Fernando uma foto de vereadores de Iporã neste congresso dormindo durante o evento. Ott perguntou se é isso que se faz durante os eventos. Divulgou o valor do investimento por parte da Câmara para participação dos vereadores no evento: R$ 9566,68. Concluiu dizendo que divulgar foto de audiência em jornais é bonito, mas ele gostaria de saber de onde veio esta fotografia que mostra vereadores dormindo durante o evento. Agradeceu a todos.

     

    Ordem do Dia

     

    Não houve matéria para ser discutida e votada.

     

     

    Explicação Pessoal

     

     

    O vereador Lairton Hahn utilizou a tribuna e após saudar a todos, falou da conversa com o prefeito Lúcio Mallmann e também secretário do departamento de transportes e obras Milton Weber, sobre a dificuldade em questões climáticas, e em atender a demanda de serviço. Disse que apesar de todas dificuldades no percurso, ele se sente feliz porque as melhores estão acontecendo. Reconhece os problemas existentes e pede compreensão da população, pois acredita que em breve o setor concluirá os serviços.

     

    Portanto, o presidente do legislativo, vereador Sérgio Antônio Suzin, agradeceu a todos, e não havendo mais nada a ser discutido e a pauta concluída, declarou o término da sessão. Agradeceu o vereador Mário Ribeiro de Freitas que conduziu a última sessão ordinária, em virtude de sua viagem a Florianópolis para audiência com o governador do estado. Convocou todos vereadores para a 10ª Sessão Ordinária que acontecerá no dia 09 de abril de 2018, segunda-feira, com início às 19 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste – SC.

     

    Ouça o áudio completo da sessão clicando aqui.