Três projetos foram ordem do dia na 11ª Sessão Ordinária de 2018
Você está em: Câmara de Vereadores de Iporã do Oeste, transparência e credibilidade .: Notícias
  • Três projetos foram ordem do dia na 11ª Sessão Ordinária de 2018
  • Resumo

     

    11ª Sessão Ordinária de 2018 – 16/04/18

    8ª Legislatura da Câmara Municipal de Iporã do Oeste – SC

     

    Na noite de segunda-feira 16 de abril de 2018, ocorreu a 11ª Sessão Ordinária da 2ª Sessão Legislativa da 8ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste SC. Após a saudação aos presentes, o presidente do poder legislativo, vereador Sérgio Antônio Suzin, solicitou ao 1º secretário da mesa, vereador Fernando Ott, a chamada nominal para verificação de quórum. Todos vereadores responderam a chamada e então o presidente, “sob a proteção de Deus e, em nome do Povo de Iporã do Oeste”, declarou aberto os trabalhos da noite, e a seguir fez a leitura da pauta da sessão.

     

    Pequeno Expediente

     

    Apreciação e votação da ata nº 69/2017 da 10ª Sessão Ordinária, realizada no dia 09 de abril de 2018, a qual foi aprovada por unanimidade. 

     

    Correspondências encaminhadas à casa:

     

    Convite da Assembleia Legislativa para audiência pública sobre a cadeia produtiva do leite do estado de Santa Catarina dia 26 de abril em Pinhalzinho SC;

     

    Convite da APAE Caminho de Luz para dia da família na escola e assembleia de prestação de contas dia 20 de abril no CTG em Iporã do Oeste;

     

    Convite do grupo de Escoteiros Tupã para comemoração dos 25 anos de fundação, no dia 21 de abril;

     

    Eventos previstos no calendário da ASI;

     

    Posse da suplente a vereadora Iris Lottermann Spielmann.

     

    Matérias do Dia

     

    Requerimento de Informação nº 05/2018 de autoria do vereador Darci José de Souza. Na discussão e votação do requerimento não houve manifestação dos vereadores, portanto, sempre aprovado por unanimidade.

     

    Grande Expediente

     

    O vereador Darcí de Souza utilizou a tribuna e após cumprimentar a todos, agradeceu aos colegas vereadores que votaram a favor do requerimento de informação. Novamente agradeceu a população que está ligando para promotoria pública para denunciar a falta de abastecimento de água em Iporã do Oeste. Darci relatou que conversou com funcionários da Casan e informou que foi efetuada a troca de uma motobomba na estação de tratamento e que a concessionária enviará uma máquina para auxiliar na manutenção e melhorias da tubulação. Darci também falou sobre agricultura e afirmou que para administração municipal “o agricultor só tem deveres e não tem direito a mais nada”. Finalizou dizendo que os agricultores devem denunciar para a promotoria quando não forem atendidos.

     

    O vereador Fernando Ott utilizou a tribuna e após cumprimentar a todos iniciou sua fala sobre agricultura. Para ele, Iporã do Oeste está trabalhando e construindo estradas modernas, como nunca existiu antes. Citou que muitos trajetos já foram modernizados e os que ainda não foram, a equipe de transportes e obras fará assim que possível. Fernando citou as detonações de rochas, alargamento da pista, diminuição dos ângulos de curvas e as camadas de base reforçadas que fazem parte da modernização de estradas e inclusive municípios vizinhos visitam Iporã para buscar conhecimento e aplicar em suas estradas. Fernando afirmou que Agricultura tem muitos direitos e ainda pode ter mais. Citou o programa de inventivo agropecuário, no qual o agricultor pode contratar serviço terceirizado de máquinas diretamente com a empresa e ser subsidiado pela prefeitura, o que favorece um atendimento mais rápido e eficaz. Fernando também comentou sobre o programa de melhoramento genético, que permite ao agricultor adquirir o sêmen que melhor se encaixa em seu rebanho diretamente com a empresa fornecedora e ser subsidiado pela prefeitura. Lairton Hahn pediu espaço para fazer algumas colocações, e expressou que Iporã do Oeste tem programas modernos que valorizam o agricultor. Citou os programas de incentivos, de melhoramento genético e de erradicação de tuberculose e brucelose, que na opinião dele somam financeiramente e favorecem o agricultor. Fernando complementou falando sobre sua conversa com um agricultor de Iporã, produtor de leite, que já recebeu cerca de R$ 1200,00 em subsídio para compra de sêmen, e comparou com o antigo programa que pagava cerca de R$ 650,00 anual. Mesmo assim, o agricultor continua tendo direito aos demais programas de incentivo, o que mostra a evolução. Fernando mudou de assunto e explicou sobre sua posição favorável ao requerimento de informação de autoria do vereador Darci de Souza. Ott diz ter dado um voto de confiança ao colega, para que dessa vez ele retire os materiais enviados pela prefeitura e apresente na tribuna as informações. Agradeceu e se despediu.

     

    Ordem do Dia

     

    Segunda discussão do Projeto de Lei Legislativo nº 01/2018 que concede revisão geral anual aos vencimentos dos servidores públicos do poder legislativo e agentes políticos da câmara municipal e dá outras providências. Na discussão e votação, não houve manifestação dos vereadores, portanto, sendo aprovado por unanimidade.

     

    Primeira discussão do Projeto de Lei nº 008/2018 que autoriza o executivo municipal a efetuar despesas com as festividades alusivas ao aniversário de emancipação político-administrativa e dá outras providências. Lairton Hahn fez o pedido de única votação, que foi aprovado por todos. Na discussão e votação, não houve manifestação dos vereadores, portanto, sendo aprovado por unanimidade.

     

    Primeira discussão e votação do Projeto de Lei nº 009/2018 que autoriza a abertura de crédito adicional especial no orçamento vigente do município de Iporã do Oeste - SC, e dá outras providências. Na primeira discussão e votação, não houve manifestação dos vereadores, portanto, sendo aprovado por unanimidade.

     

    Explicação Pessoal

     

    O vereador Lairton Hahn utilizou a tribuna e após saudar a todos, falou do recente mutirão oftalmológico realizado em Iporã do Oeste. Para ele, o número de pacientes foi surpreendente, devido a participação de vários municípios da Ameosc e Amerios. Parabenizou o hospital Nossa Senhora das Mercês e funcionários; a equipe médica; prefeito Lúcio e vice Alexandre e em especial o secretário de saúde e assistência social de Iporã do Oeste, Mauro Barella. Lairton expressou que o secretário possui muita vontade de trabalhar e busca a todo momento soluções eficazes, o que mostra que o profissional está desempenhando um bom trabalho.

     

    A vereadora Irmí Rohr Schneiders utilizou a tribuna e após saudar a todos, falou da assembleia do sindicato dos trabalhadores rurais de Iporã do Oeste que ocorreu na segunda semana de abril e abordou assuntos relacionados ao INSS; das oficinas oferecidas pelo Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) de Iporã do Oeste, em específico sobre o curso de manipulação de alimentos realizado no mês de abril; comemoração dos 25 anos do grupo de escoteiros Tupã de Iporã do Oeste e da Noite Italiana realizada no sábado 14 de abril que reuniu municípios de toda região para valorizar a cultura Italiana.

     

    Portanto, o presidente do legislativo, vereador Sérgio Antônio Suzin, agradeceu a todos, e não havendo mais nada a ser discutido e a pauta concluída, declarou o término da sessão. Convocou todos vereadores para a 12ª Sessão Ordinária que acontecerá no dia 23 de abril de 2018, segunda-feira, com início às 19 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste – SC.

     

    Ouça o áudio completo da sessão clicando aqui.