12ª Sessão Ordinária de 2018
  • 12ª Sessão Ordinária de 2018
  • Resumo

12ª Sessão Ordinária de 2018 – 23/04/18

Na noite de segunda-feira 23 de abril de 2018, ocorreu a 12ª Sessão Ordinária da 2ª Sessão Legislativa da 8ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste SC. Após a saudação aos presentes, o presidente do poder legislativo, vereador Sérgio Antônio Suzin, solicitou ao 1º secretário da mesa, vereador Fernando Ott, a chamada nominal para verificação de quórum. Todos vereadores responderam a chamada e então o presidente, “sob a proteção de Deus e, em nome do Povo de Iporã do Oeste”, declarou aberto os trabalhos da noite, e a seguir fez a leitura da pauta da sessão.

Apreciação e votação da ata nº 70/2017 da posse da vereadora Iris Lottermann Spielmann, e ata nº 71/2017 da 11ª Sessão Ordinária, realizada no dia 16 de abril de 2018. As atas foram aprovadas por unanimidade.

Correspondências encaminhadas à casa:

Ofício nº 050/2018 do Poder Executivo respondendo o Requerimento de Informação nº 05/2018;

Ofício n° 049/2018 do Poder Executivo, informando o envio de dois Projetos de Lei;

Ofício nº 005/2018 da Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social, convidando os vereadores e comunidade em geral para participarem da Força Tarefa para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti;

Ofício da Assembleia Legislativa, convidando os vereadores para participarem da Audiência Pública sobre a Federalização da Rodovia Estadual SC-163;

Comunicado CM039572/2018 do Ministério da Educação informando liberação de recursos;

Convite da Câmara Municipal de Vereadores de Tunápolis, para participação da 13ª EFACITUS;

Convite da UVESC do Seminário sobre os 18 anos da lei de responsabilidade fiscal;

Informativo da Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira;

Informativo da Oficinas Interlegis sobre Marcos Jurídicos que acontecerá nos dias 08 a 11 de maio de 2018.

Eventos previstos no calendário da ASI;

Projeto de Lei nº 010/218 que autoriza o poder executivo municipal a ceder máquinas, equipamentos e pessoal aos municípios de Santa Catarina que declararem situação de emergência ou estado de calamidade pública

Projeto de Lei nº 011/2018 que autoriza o poder executivo municipal a contribuir financeiramente com a “Associação Comercial e Industrial de Iporã do Oeste”, e dá outras providências.

Os projetos receberão parecer jurídico e após serão encaminhados às comissões para análise.

Requerimento de Informação nº 06/2018 de autoria do vereador Darci José de Souza. Na discussão e votação não houve manifestação dos vereadores. Portanto, aprovado por unanimidade.

Indicação nº 01/2018 de autoria do vereador Darci José de Souza. O vereador autor se pronunciou dizendo que a justificativa anexa bastava para esclarecer a indicação. O presidente Sérgio Antônio Suzin salientou que conhece a situação da referida estrada vicinal, assim como a administração municipal também tomou conhecimento. Suzin explicou que a estrada será alargada e modernizada para beneficiar todos os moradores da localidade, e que os bueiros existentes serão substituídos por novos com diâmetros maiores.

O vereador Lairton Hahn utilizou a tribuna e após cumprimentar a todos, lamentou o falecimento do empresário iporaoestino Virlei Wandscheer durante uma competição de motovelocidade na cidade de Gramado - RS e solidarizou-se com a família. Na sequência abordou sobre a discussão para elaboração do projeto que regulariza a criação de animais no perímetro urbano de Iporã do Oeste. Lairton disse que os vereadores aguardam a conclusão da revisão do plano diretor por parte do executivo, para então voltarem a discutir com a comunidade e finalizar o projeto para criação de animais na cidade. Agradeceu e se despediu.

Segunda discussão do Projeto de Lei nº 09/2018 que autoriza a abertura de crédito adicional especial no orçamento vigente do município de Iporã do Oeste - SC, e dá outras providências. Na discussão e votação, não houve manifestação dos vereadores, portanto, sendo aprovado por unanimidade.

O vereador Fernando Ott utilizou a tribuna e após cumprimentar a todos, também lamentou o falecimento do empresário iporaoestino Virlei Wandscheer e lembrou de sua participação na associação comercial e toda sociedade. Fernando comentou sobre sua participação no 19ª seminário da agricultura em Guaraciaba – SC e sobre a comemoração dos 25 anos do Grupo Tupã de Iporã do Oeste e parabenizou os eventos. O vereador disse que também esteve realizando visitas durante a semana: em Lª Alto Tigre acompanhou o início da terraplenagem no local onde será construído uma quadra coberta; nas ruas 2 de Novembro e Santos Dumont que estão recebendo as melhorias necessárias para futura pavimentação. Fernando disse que embora momentaneamente haja transtornos com as obras, a população será beneficiada com as melhorias.

O vereador Noiri João Kosmann utilizou a tribuna e após cumprimentar a todos, falou sobre a “grande festa dos 25 anos do Grupo Tupã de Iporã do Oeste”. Noiri disse que se orgulha de ter participado do escotismo e ter feito parte da direção do grupo. Noiri citou a celebração, jantar, fogo de conselho e disse que “foi tudo muito bem organizado, nota dez”.

Portanto, o presidente do legislativo, vereador Sérgio Antônio Suzin, agradeceu a todos e não havendo mais nada a ser discutido e a pauta concluída, declarou o término da sessão. Convocou todos vereadores para a 13ª Sessão Ordinária que acontecerá no dia 07 de maio de 2018, segunda-feira, com início às 19 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste – SC.

Ouça o áudio completo da sessão clicando aqui