Vereadores participam da força-tarefa contra Aedes Aegypti em Iporã do Oeste
  • Vereadores participam da força-tarefa contra Aedes Aegypti em Iporã do Oeste
  •

O município de Iporã do Oeste é um dos mais infestados da região oeste de Santa Catarina pelo mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya. Na última sexta-feira, 27 de abril, a secretaria de saúde em conjunto com entidades locais, realizou uma força-tarefa para intensificar o combate ao vetor e seus criadouros. Cerca de 100 pessoas entre funcionários públicos municipais e estaduais, alunos e professores, escoteiros do grupo Tupã e demais voluntários se reuniram em frente ao Corpo de Bombeiros e dividiram-se em 22 grupos para percorrer aproximadamente metade do perímetro urbano de Iporã do Oeste, conscientizando a população e recolhendo resíduos recicláveis.

A câmara de vereadores de Iporã do Oeste foi representada na ação pela vereadora Irmí Rohr Schneiders e pelo o vereador Noiri João Kosmann. Os parlamentares se integraram aos grupos formados e auxiliaram na recolha de resíduos, inspeção de residências e conversaram com a população em geral para intensificar a luta contra a proliferação do mosquito transmissor. Irmí explica que seu grupo percorreu a cidade alta e que a ação foi importante: “não somente auxiliamos na correta destinação dos resíduos, mas também conversamos com muitas pessoas para explicar sobre a importância de não ter criadouros do mosquito transmissor. A ação foi muito válida”. Para Noiri João Kosmann, os vereadores estão sempre integrados a comunidade: “é importante o vereador estar presente nestas ações para proteção à saúde pública. Além da conscientização, precisamos auxiliar na ação, e somando esforços vamos vencer a guerra contra o mosquito”.

Na força-tarefa foram recolhidos cerca de 15 pneus e duas cargas de caminhão basculante com resíduos recicláveis. Está prevista mais uma ação durante o mês de maio para atingir o restante do perímetro urbano de Iporã do Oeste.