• Dois projetos foram discutidos e mais dois deram entrada na 13ª sessão ordinária de 2018.
  • Resumo

13ª Sessão Ordinária de 2018 – 07/05/18

Na noite de segunda-feira 07 de maio de 2018, ocorreu a 13ª Sessão Ordinária da 2ª Sessão Legislativa da 8ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste SC. Após a saudação aos presentes, o presidente do poder legislativo, vereador Sérgio Antônio Suzin, solicitou ao 1º secretário da mesa, vereador Fernando Ott, a chamada nominal para verificação de quórum. Todos vereadores responderam a chamada e então o presidente, “sob a proteção de Deus e, em nome do Povo de Iporã do Oeste”, declarou aberto os trabalhos da noite, e a seguir fez a leitura da pauta da sessão.

Apreciação e votação da ata nº 72/2018 da 12ª Sessão Ordinária realizada no dia 23 de abril de 2018, a qual foi aprovada por unanimidade.

Correspondências encaminhadas à casa:

Ofício GP nº 052/2018 do poder executivo informando sobre dois projetos de lei encaminhados à câmara com documentos em anexo;

Ofício AS nº 002/2018 da assistência social de Iporã do Oeste informando e convidando para os intercâmbios dos grupos da terceira idade;

Convite da Associação Casa Familiar Rural Esperança para noite da pizza em família, dia 11 de maio no CTG Herança Pampeana;

Eventos previstos no calendário da ASI: 12/05 baile de casais no clube São José; 12/05 almoço beneficente hospital Nossa Senhora das Mercês; 13/05 festa da colheita em Lª Taipa Alta.

Projeto de Lei Substitutivo nº 011/218 que autoriza o poder executivo municipal a celebrar termo de fomento com a “Associação Comercial e Industrial de Iporã do Oeste”, e dá outras providências.

Projeto de Lei nº 012/2018 que institui o programa de incentivos para a indústria, comércio e prestadoras de serviço do município – “empresa mais”, e, dá outras providências.

Os projetos serão encaminhados para análise das comissões e parecer jurídico.

Não houve inscrição para utilização da tribuna.

Primeira discussão do Projeto de Lei nº007/2018 que autoriza o poder executivo municipal a associar o município de Iporã do Oeste à União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina – UNDIME/SC, e dá outras providências. O vereador Lairton Hahn fez o pedido de única votação, que foi aprovado por todos. Na discussão e votação, a vereadora Irmí Rohr Schneiders explicou que no debate realizado durante a reunião da comissão de Educação, Saúde e Assistência Social para discutir o projeto, foi avaliado positivamente. Irmí disse que entrou em contato com a secretaria de educação de Iporã e também de outros municípios e que o projeto deve ser aprovado. Os demais vereadores não se manifestaram, portanto, aprovando o PL nº 007/2018 por unanimidade.

Primeira discussão do Projeto de Lei Legislativo nº 002/2018 que institui a “ficha limpa municipal” na nomeação de servidores para cargos de provimento em comissão, agentes políticos e designação de funções de direção, chefia ou assessoramento no âmbito da administração direta e indireta dos poderes executivo e legislativo municipal e dá outras providências. Na discussão do projeto, o vereador Lairton Hahn disse que na situação moral em que o Brasil se encontra é dever dar exemplo e fazer cada um a sua parte. Não houve manifestação dos demais vereadores, sendo o projeto aprovado por unanimidade em primeira votação.

O vereador Fernando Ott utilizou a tribuna e após cumprimentar a todos, falou sobre seus trabalhos nas últimas semanas. Fernando realizou visitas às obras de regularização de ruas da cidade; na comunidade de Lª Aparecida acompanhou a terraplanagem onde será construído um ginásio de esportes; em Lª Barra Grande visitou famílias e também o local onde será construída uma área coberta; 20ª edição dos jogos da Ameosc realizados em Iporã no último sábado (05).

O vereador Lairton Hahn utilizou a tribuna e após cumprimentar a todos, parabenizou o diretor de esportes Ilmo Walter pela organização dos Jogos Abertos de Iporã do Oeste 2018. O vereador citou o grande público que presenciou as finais realizadas no campo do Grêmio União na quarta-feira (02/05) e parabenizou todas entidades e atletas participantes. Lembrou também dos apoiadores que auxiliaram a organização e realização de todas as rodadas da competição.

A vereadora Irmí Rohr Schneiders utilizou a tribuna e após cumprimentar a todos, falou das atividades que acompanhou nas últimas semanas: roda de conversa da assistência social em Iporã do Oeste; dos intercâmbios da terceira idade do mês de abril de 2018; força-tarefa contra o mosquito Aedes Aegypti, realizada em Iporã do Oeste na sexta-feira (27/04) e do Jaipo 2018. A vereadora frisou a importância da realização dos Jogos Abertos de Iporã do Oeste e parabenizou a municipalidade pela organização.

Portanto, o presidente do legislativo, vereador Sérgio Antônio Suzin, agradeceu a todos e não havendo mais nada a ser discutido e a pauta concluída, declarou o término da sessão. Convocou todos vereadores para a 14ª Sessão Ordinária que acontecerá no dia 14 de maio de 2018, segunda-feira, com início às 19 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste – SC.

Ouça o áudio completo da sessão clicando aqui.