16ª Sessão Ordinária de 2018
  • 16ª Sessão Ordinária de 2018
  • Resumo

16ª Sessão Ordinária de 2018 – 28/05/18

Na noite de segunda-feira 28 de maio de 2018, ocorreu a 16ª Sessão Ordinária da 2ª Sessão Legislativa da 8ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste SC. Após a saudação aos presentes, o presidente do poder legislativo, vereador Sérgio Antônio Suzin, solicitou ao 1º secretário da mesa, vereador Fernando Ott, a chamada nominal para verificação de quórum. Todos vereadores responderam a chamada e então o presidente, “sob a proteção de Deus e, em nome do Povo de Iporã do Oeste”, declarou aberto os trabalhos da noite, e a seguir fez a leitura da pauta da sessão.

Apreciação e votação da ata nº 75/2018 da 15ª Sessão Ordinária e 76/2018 da 2ª Sessão Extraordinária, realizadas no dia 21 de maio de 2018. As atas foram aprovadas por unanimidade.

Correspondências encaminhadas à casa:

Ofício GP nº 063/2018, resposta ao requerimento de informações nº 06/2018;

Ofício nº 026/2018 da direção da Escola de Educação Básica Estadual Pe. Vendelino Seidel, solicitando autorização para a realização do projeto Vereador por Um Dia;

Convite da Assembleia Legislativa para ato parlamentar solene em homenagem ao voluntariado dos hospitais públicos de Santa Catarina;

Eventos previstos no calendário da ASI: 01/06 aniversário do município de Iporã do Oeste; 03/06 Festa do Leitão em Lª Macucozinho.

Não houve entrada de matérias para leitura.

A vereadora Irmí Rohr Schneiders, utilizou a tribuna e após cumprimentar a todos, agradeceu ao presidente por acatar sua sugestão de cantar o hino de Iporã do Oeste no início da sessão para homenagear o município pelo seu aniversário. Irmí desenvolveu sua fala homenageando Iporã e disse ter orgulho de desta terra. Felicitou os 29 anos de emancipação político administrativa e saudou a todos munícipes.

O vereador Lairton Hahn, utilizou a tribuna e após cumprimentar a todos, falou sobre o momento político e social atual vivenciado no Brasil. Lairton resumiu sua opinião sobre as necessidades de reformas e o engajamento de demais setores e população em geral por melhorias e evolução em nosso país. Para ele, é fundamental começar as mudanças em nosso município e ter atitude para ajudar a mudar o Brasil.

Segunda discussão e votação do Projeto de Lei nº 012/2018 que institui o programa de incentivos para a indústria, comércio e prestadoras de serviço do município – “empresa mais”, e, dá outras providências.

Primeira discussão e votação do Projeto de Lei Substitutivo nº 011/2018 que autoriza o poder executivo municipal a celebrar termo de fomento com a “Associação Comercial e Industrial de Iporã do Oeste”, e dá outras providências.

A vereadora Irmí Rohr Schneiders, utilizou a tribuna e após cumprimentar a todos, direcionou seu discurso aos alunos da Escola Estadual Pe. Vendelino Seidel e desejou bons estudos durante a participação do projeto vereador por um dia. A vereadora disse que Iporã do Oeste precisa de pessoas novas na política que queiram trabalhar pelo bem do município.

O vereador Fernando Ott, utilizou a tribuna e após cumprimentar a todos, falou sobre sua participação no 2º Encontro das Associações Comercial realizado em São Lourenço do Oeste – SC. O evento contou com a palestra de Deltan Dallagnol, procurador da república e coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato. Fernando disse que o conteúdo da palestra falou sobre a importância do voto consciente e na influência direta no futuro da nação. O vereador também parabenizou o município pelos 29 anos de emancipação político administrativa e desejou a união de todos para construção de um município cada vez melhor.

Portanto, o presidente do legislativo, vereador Sérgio Antônio Suzin, agradeceu a todos e não havendo mais nada a ser discutido e a pauta concluída, declarou o término da sessão. Convocou todos vereadores para a 17ª Sessão Ordinária de 2018 a ser realizada no dia 04 de junho, segunda-feira, com início às 19h, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste – SC.

Ouça o áudio completo da sessão clicando aqui.