17ª Sessão Ordinária de 2018
  • 17ª Sessão Ordinária de 2018
  • Resumo

17ª Sessão Ordinária de 2018 – 04/06/18

Na noite de segunda-feira 04 de junho de 2018, ocorreu a 17ª Sessão Ordinária da 2ª Sessão Legislativa da 8ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste SC. Após a saudação aos presentes, o presidente do poder legislativo, vereador Sérgio Antônio Suzin, solicitou ao 1º secretário da mesa, vereador Fernando Ott, a chamada nominal para verificação de quórum. Todos vereadores responderam a chamada e então o presidente, “sob a proteção de Deus e, em nome do Povo de Iporã do Oeste”, declarou aberto os trabalhos da noite, e a seguir fez a leitura da pauta da sessão.

Apreciação e votação das atas nº 76/2018 da 16ª Sessão Ordinária e 02/2018 da 2ª Tribuna Popular realizadas no dia 28 de maio de 2018. As atas foram aprovadas por unanimidade.

Correspondências encaminhadas à casa:

Ofício SMAF nº 003/2018 encaminhando Leis Municipais de nº 1824 a 1828 do ano de 2018 e Decretos Municipais nº 62 a 80 do ano de 2018;

Ofício SC 005/2018 encaminhando balancetes do mês de abril de 2018 e relatório da despesa empenhada no mês da Prefeitura Municipal e dos Fundos da Saúde e Assistência Social;

Mensagem alusiva ao aniversário do município dos deputados: Ana Paula Lima, Rodrigo Minotto, Jean Kuhlmann, José Milton Scheffer, Moacir Sopelsa, Pedro Baldissera, Mauro de Nadal, Claiton Salvaro;

Eventos previstos no calendário da ASI: 08/06 Festa Junina CIEF; 10/06 Festa Esportiva em Lª São Vendelino e 5º Kerbfest em Lª Jacutinga

Projeto de Decreto Legislativo nº 001/2018 que dispõe sobre a aprovação das contas do município de Iporã do Oeste – SC, referente ao exercício financeiro do ano de 2016, e dá outras providências.

Indicação nº 04/2018 de autoria do vereador Darci José de Souza. Na discussão, o vereador autor pediu mais agilidade na conclusão da obra do Centro Municipal dos Idosos, pois o local é a segunda casa para os participantes dos grupos da terceira idade. Lairton Hahn relatou uma reunião que o executivo fez com os dirigentes dos grupos de idosos para discutir a ampliação e conclusão da obra. Lairton afirmou que no processo licitatório aberto nenhuma empresa se cadastrou para concluir o empreendimento, o que deixa o poder público de mãos amarradas, sendo necessário abrir um novo certame para a conclusão da obra. Irmí Rohr Schneiders disse que quando o projeto se iniciou, era diretora de assistência social, e afirmou que não era permitido constar no projeto de ampliação copa e cozinha. A vereadora pediu apoio e maior agilidade possível.

A indicação foi aprovada e será encaminhada ao executivo.

O vereador Lairton Hahn, utilizou a tribuna e após cumprimentar a todos, falou sobre a repercussão do movimento dos caminhoneiros na última semana de maio e expressou sua opinião sobre a situação política e econômica do país. Lairton também falou sobre reforma previdenciária, tributária e defendeu a renovação nos poderes legislativo e executivo. Agradeceu a todos e se despediu dizendo que o Brasil “ainda tem jeito”.

O vereador Fernando Ott, utilizou a tribuna e após cumprimentar a todos, falou sobre o cancelamento das festividades dos 29 de Iporã do Oeste. Para o vereador, a decisão do executivo foi coerente com o momento crítico vivenciado pela população. Ott citou uma publicação em rede social que criticou a decisão com os termos “que município é esse?” “que governo é esse?”, e concluiu que essas publicações são fúteis e denigrem a imagem do município. O vereador também comentou sobre a prestação de contas do executivo referente ao ano de 2016, na qual o tribunal de contas indicava algumas irregularidades. Fernando disse que houve uma reunião com funcionários do executivo e que após muito diálogo, decidiram pela aprovação das contas. Ott concluiu dizendo que o legislativo cumpriu sua parte e que o Ministério Público certamente fará o mesmo.

Segunda discussão e votação do Projeto de Lei Substitutivo nº 011/2018 que autoriza o poder executivo municipal a celebrar termo de fomento com a “Associação Comercial e Industrial de Iporã do Oeste”, e dá outras providências. Em segunda votação, foi aprovado por unanimidade.

Primeira discussão e votação o Projeto de Lei nº 013/2018 que denomina ruas no loteamento Schwab, localizado no município de Iporã do Oeste, e dá outras providências. Em primeira votação, foi aprovado por unanimidade.

O vereador Lairton Hahn, utilizou a tribuna e após cumprimentar a todos, parabenizou a comunidade de Lª Macucozinho pela realização da festa do leitão e convidou a todos para a Kerbfest em Lª Jacutinga no domingo dia 10/06.

Portanto, o presidente do legislativo, vereador Sérgio Antônio Suzin, agradeceu a todos e não havendo mais nada a ser discutido e a pauta concluída, declarou o término da sessão. Convocou todos vereadores para a 18ª Sessão Ordinária de 2018 a ser realizada no dia 11 de junho, segunda-feira, com início às 19h, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste – SC.

Ouça o áudio completo da sessão clicando aqui.