21ª Sessão Ordinária de 2018.
  • 21ª Sessão Ordinária de 2018.
  • Resumo

21ª Sessão Ordinária de 2018 – 02/07/18

Na noite de segunda-feira 02 de julho de 2018, ocorreu a 21ª Sessão Ordinária da 2ª Sessão Legislativa da 8ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste SC. Após a saudação aos presentes, o presidente do poder legislativo, vereador Sérgio Antônio Suzin, solicitou ao 1º secretário da mesa, vereador Fernando Ott, a chamada nominal para verificação de quórum. Todos vereadores responderam a chamada e então o presidente, “sob a proteção de Deus e, em nome do Povo de Iporã do Oeste”, declarou aberto os trabalhos da noite, e a seguir fez a leitura da pauta da sessão.

Apreciação e votação das atas nº 81/2018 da 20ª Sessão Ordinária de 2018 e nº03/2018 da 3ª Tribuna Popular de 2018. As atas foram aprovadas por unanimidade.

Correspondências encaminhadas à casa:

Ofício nº 1238/2018 da Caixa Econômica Federal sobre crédito de recursos financeiros do contrato 856620/2017;

Eventos previstos no calendário da ASI: 07/07 Baile em Lª São Vendelino; 08/07 Festa Lª Pavão; 14/07 34ª Café Colonial Associação Novo Amanhã.

Não houve matérias a serem lidas.

O vereador Mário Heck utilizou a tribuna e após cumprimentar a todos, falou sobre matéria divulgada no jornal Noticiário Regional: “Descontrolado emocionalmente, Mallmann xinga arbitragem em jogo de estreia da Associação Grêmio União no estadual de amadores”. Mário lamentou o ocorrido e disse que a atitude não é legal vinda do gestor público maior do município. O vereador continuou abordando a matéria divulgada na imprensa, dessa vez relacionada ao depoimento do bombeiro Tiago Caspers, e novamente lamentou. A vereadora Irmí Rohr Schneiders pediu um aparte, e expressou que a atitude do prefeito não a representa e diz ter certeza que a maioria das pessoas não concordam com a atitude do gestor. Novamente com a palavra, Mário continuou abordando a matéria relacionada ao bombeiro, que relata a transferência do profissional a São Miguel do Oeste – SC e novamente o vereador se lamentou. Ainda com a palavra, Heck falou sobre a comemoração dos 29 anos de Iporã do Oeste que ocorreram no sábado 30 de junho. Parabenizou a todos organizadores e disse que valeu a pena participar.

O vereador Fernando Ott utilizou a tribuna e após cumprimentar a todos, parabenizou os Bombeiros sendo o dia 2 de julho, Dia Nacional do Bombeiro. Falou também sobre trabalhos do departamento de transportes e obras: do rebaixe em rua no bairro Ruschel e na estrada geral de Lª Letras que será modernizada. Fernando mudou de assunto e parabenizou os organizadores da festividade dos 29 anos de Iporã do Oeste que ocorreram no sábado 30 de junho. O vereador disse que a decisão de adiamento da data foi acertada e que a participação do público foi fundamental. Ott parabenizou as dez candidatas a soberanas do município, especialmente as 3 eleitas a representarem Iporã. Fernando ressaltou seu constrangimento apenas pelo fato de que o veículo de imprensa que divulgou a matéria que o vereador Mário Heck referiu-se no grande expediente, não esteve presente no evento de comemoração do aniversário do município. O vereador também falou sobre o bairro Novo Horizonte, local onde moradores estão reclamando dos resíduos descartados pelos demais munícipes. Fernando apelou a população para que observe os dias corretos da coleta (lixo molhado ocorre nas segundas e sextas e do lixo seco nas quintas-feiras) e que descarte os resíduos somente nos dias corretos. Finalizou dizendo que cada um é reflexo de suas atitudes, agradeceu e se despediu.

Não houve matérias a serem discutidas e votadas.

O vereador Lairton Hahn utilizou a tribuna e após cumprimentar a todos, falou sobre a obra no centro de convivência de idosos de Iporã do Oeste – SC. O vereador falou que decepcionou-se ao analisar os detalhes construtivos, especificamente os sanitários, que possuem privacidade e espaço muito limitados. Lairton citou ainda os sanitários para portadores de necessidades especiais; a forração em pvc que necessita troca e que ressaltou que tudo isso acarreta em mais prazo para entregar a obra. O vereador disse estar indignado com o mau uso do dinheiro público na elaboração do projeto durante a gestão municipal anterior. Agradeceu e se despediu.

O presidente Sérgio Antônio Suzin antes de encerrar a sessão, agradeceu a todos os vereadores que participaram das festividades dos 29 anos de Iporã do Oeste no sábado dia 30 e lamentou a imprensa escrita local que não se fez presente. Portanto, o presidente do legislativo, vereador Sérgio Antônio Suzin, agradeceu a todos e não havendo mais nada a ser discutido e a pauta concluída, declarou o término da sessão. Convocou todos vereadores para a 22ª Sessão Ordinária de 2018 a ser realizada no dia 09 de julho, segunda-feira, com início às 19h, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste – SC.

Ouça o áudio completo da sessão clicando aqui.