27ª Sessão Ordinária de 2018
  • 27ª Sessão Ordinária de 2018

27ª Sessão Ordinária de 2018 – 30/08/18

Na noite de quinta-feira 30 de agosto de 2018, ocorreu a 27ª Sessão Ordinária da 2ª Sessão Legislativa da 8ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste SC. Após a saudação aos presentes, o presidente do poder legislativo, vereador Sérgio Antônio Suzin, solicitou ao 1º secretário da mesa, vereador Fernando Ott, a chamada nominal para verificação de quórum. Todos vereadores responderam a chamada e então o presidente, “sob a proteção de Deus e, em nome do Povo de Iporã do Oeste”, declarou aberto os trabalhos da noite, e a seguir fez a leitura da pauta da sessão.

Apreciação e votação da ata nº 87/2018 da 26ª Sessão Ordinária de 2018 e ata nº 88/2018 da posse do vereador Sérgio Luís Bracht. Ambas foram aprovadas por unanimidade.

Correspondências encaminhadas à casa:

Ofício GP 109/2018 informado reposta ao requerimento de informação 08/2018.

Convite da Secretaria de Educação, Desporto, Cultura e Turismo de Iporã do Oeste para participar dos eventos cívicos da semana da pátria.

Ofício GP/DL 0393/2018 da Assembleia Legislativa confirmando recebimento dos ofícios 77, 79 e 81/2018 encaminhados pela presidência do legislativo iporãoestino.

Ofício 07/2018 da UVESC encaminhando exemplar informativo dos 45 anos da entidade.

Boletim da CNM referente ao mês de agosto de 2018.

Não houve matérias a serem lidas.

O vereador Fernando Ott utilizou a tribuna e após cumprimentar a todos, agradeceu a parceria entre legislativo e executivo que resultou na mudança da câmara de vereadores para o centro de múltiplo uso da agricultura familiar. Para Ott o novo espaço é mais adequado para as funções do legislativo e comentou sobre o planejamento necessário para que mudanças e melhorias ocorressem.  Fernando relembrou e citou as principais metas alcançadas do plano de governo da administração municipal e frisou o zelo com o dinheiro público e a consciência de que muito há para ser feito. Mudou de assunto e falou sobre 5ª Semana das Etnias e 1ª Semana Cultural e elogiou a organização do evento, destacando a inovação desta edição: o interior do município foi palco de duas noites de atrações culturais.

O vereador Lairton Hahn utilizou a tribuna e após cumprimentar a todos, falou sobre matéria divulgada na imprensa escrita local relacionada a condições de determinada rua no perímetro. O vereador disse que as críticas deveriam ter sido feitas aos que já estiveram à frente do governo e nada fizeram quando tiveram oportunidade e inclusive foram contra ao financiamento junto à Caixa Econômica Federal para pavimentar ruas da cidade. Lairton também falou que o Jornal Noticiário Regional se contradiz, pois se mostra contra as obras de adequações das ruas do perímetro urbano e agora se pergunta como existem ruas com condições precárias há cerca de 20 anos.

Projeto Lei de nº 017/2018 que autoriza o poder executivo municipal a efetuar a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento vigente do fundo municipal de saúde de Iporã do Oeste - SC, para o exercício de 2018.

Projeto de Lei nº 018/2018 que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Turismo - COMTUR, e dá outras providências.

Na palavra livre, o vereador Fernando Ott declarou-se favorável ao projeto dizendo que é necessário pensar mais no turismo para o município e que isto está acontecendo.

Projeto de Lei nº 019/2018 que autoriza o poder executivo municipal a firmar termo de fomento/colaboração com organização da sociedade civil do município de Iporã do Oeste e dá outras providências.

Na palavra livre, o vereador Fernando Ott falou da importância do resgate do Kerbfest em Iporã do Oeste e por isso mostrou-se favorável ao projeto de lei 19/2018.

Os projetos foram aprovados por unanimidade em primeira votação.

O vereador Lairton Hahn utilizou a tribuna e após cumprimentar a todos, comentou sobre o novo espaço físico da câmara de vereadores. O vereador disse que legislativo e executivo analisaram e se reuniram logo após as últimas eleições municipais, para encontrar uma maneira de economizar dinheiro com a locação de espaço físico da câmara de vereadores. Lairton elogiou a atitude do prefeito Lúcio Mallmann e dos vereadores.

O prefeito Lúcio Mallmann foi convidado a utilizar a tribuna e após cumprimentar a todos, iniciou sua fala dizendo que passamos por um momento de austeridade e elogiou o legislativo e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iporã do Oeste, que trabalharam para economizar recursos. Lúcio disse se sentir feliz em poder proporcionar o novo espaço ao legislativo e afirmou ser esse o sistema de governo municipal, que possui zelo com dinheiro público e anunciou que o município possui em caixa cerca de 10 milhões de reais. Aproveitou a oportunidade e convidou a todos para participar do desfile cívico no dia 7 de setembro e das festividades do Kerbfest de 20 a 23 de setembro. O prefeito também comentou sobre os avanços nas diversas áreas do setor público municipal, principalmente na saúde e no departamento de obras, e disse que os trabalhos são desenvolvidos para melhorar a vida da população. Lúcio falou também que enquanto vereador na legislatura passada, foi crítico de muitas ações, e agora como prefeito, prefere falar pouco e trabalhar muito. Desejou que os vereadores façam o melhor uso possível do novo espaço físico e destacou o compromisso de buscar recursos e melhores dias pelo povo de Iporã do Oeste. Despediu-se agradecendo a oportunidade e desejando trabalho e sucesso a todos.

Portanto, o presidente do legislativo, vereador Sérgio Antônio Suzin, agradeceu a todos e não havendo mais nada a ser discutido e a pauta concluída, declarou o término da sessão. Convocou todos vereadores para a 28ª Sessão Ordinária de 2018 a ser realizada no dia 03 de setembro, segunda-feira, com início às 19h, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste – SC.

Ouça o áudio completo da sessão clicando aqui.