33ª Sessão Ordinária de 2018
  • 33ª Sessão Ordinária de 2018
  • Resumo

33ª Sessão Ordinária de 2018 – 08/10/18

Na noite de segunda-feira 08 de outubro de 2018, ocorreu a 33ª Sessão Ordinária da 2ª Sessão Legislativa da 8ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste SC. Após a saudação aos presentes, o presidente do poder legislativo, vereador Sérgio Antônio Suzin, solicitou ao 2º secretário da mesa, vereador Mário Ribeiro de Freitas, a chamada nominal para verificação de quórum. E então o presidente, “sob a proteção de Deus e, em nome do Povo de Iporã do Oeste”, declarou aberto os trabalhos da noite, e a seguir fez a leitura da pauta da sessão.

Apreciação e votação das atas nº 94 e nº95 de 2018 da 32ª Sessão Ordinária e da 3ª Sessão Extraordinária, que foram aprovadas por unanimidade.

Correspondências encaminhadas à casa:

Ofício GP 140/2018 do executivo informando envio de projeto de lei;

Ofício da Caixa Econômica Federal nº1408/2018 notificando crédito de recursos financeiros.

Ofício DAS 006/2018 convidando para os intercâmbios dos grupos de idosos durante o mês de outubro: 12/10 Lª Preferido Alto; 18/10 Lª Monte Maria; 24/10 Lª Taipa Alta.

Projeto de Lei nº 024/2018 que autoriza o município de Iporã do Oeste a receber por doação do estado de Santa Catarina bem imóvel que especifica, e dá outras providências.

O vereador Fernando Ott utilizou a tribuna e após saudar a todos, falou sobre os trabalhos da comissão de ouvidoria do legislativo. O vereador explicou que muitas mensagens recebidas não possuem informações completas ou detalhes, o que torna difícil averiguar e dar prosseguimento nas solicitações. Leu parte de uma denúncia recebida pela ouvidoria: “caros vereadores, sou comerciante local e estou me adequando às normas da vigilância, 80% delas absurdas. Porém, em todas as conversar com o servidor responsável ele fala diversas indiretas contra a prefeitura, e na maioria delas direcionando as exigências de adequação da minha loja impostas pelo prefeito”. Fernando disse ser muito grave, e que localizará o servidor para averiguar se as exigências que estão sendo feitas estão em lei; se o prefeito está intervindo ou se o servidor está se utilizando de má fé. O vereador disse que é importante ter atenção especial a situações como essas e que durante a semana vai buscar mais informações e ouvir o servidor responsável pelo setor.

Segunda discussão e votação do Projeto de Lei nº 022/2018 do poder executivo.

Na discussão o vereador Fernando Ott lembrou que o município articula um complexo de atendimento aos cidadãos de Iporã do Oeste na área assistencial; que possui propostas cadastradas junto ao governo federal para construção de arquibancada coberta em campo de futebol; e que o projeto atende integralmente aos preceitos da legalidade, por isso, declarou parecer favorável e pediu aprovação dos demais vereadores. Posto em votação, o projeto foi aprovado por unanimidade.

O vereador Lairton Hahn utilizou a tribuna e após saudar a todos, falou sobre o primeiro turno das eleições de 2018. Disse estar feliz pelo fato de o pleito eleitoral ter transcorrido sem problemas em Iporã do Oeste. Agradeceu o reconhecimento da população que votou nos candidatos indicados pelo MDB. Falou sobre parlamentares eleitos e que todos os partidos e demais eleitores possam cobrar atenção para com nosso município a partir da posse dos eleitos. Também agradeceu o reconhecimento da população com o candidato a governador Mauro Mariani que, durante sua vida pública, sempre esteve presente em Iporã. Para Lairton, o povo mostrou nas urnas que deseja mudança e ele confia que os novos candidatos tenham força para mudar o país.

Portanto, o presidente do legislativo, vereador Sérgio Antônio Suzin, agradeceu a todos e não havendo mais nada a ser discutido e a pauta concluída, declarou o término da sessão. Convocou todos vereadores para a 34ª Sessão Ordinária de 2018 a ser realizada no dia 15 de outubro, segunda-feira, com início às 19h, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste – SC.

Ouça o áudio completo da sessão clicando aqui.