• Projeto que autoriza convênio para implantação de sistema de videomonitoramento dá entrada
  • Resumo da 36ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 7ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Iporã do Oeste – SC

Iporã do Oeste – Depois de analisar propostas e definir pela mais viável para o Município, o Poder Executivo encaminhou para apreciação dos Vereadores, o Projeto de Lei 059/2013 que autoriza convênio com o Estado de Santa Catarina para implantação de um sistema de videomonitoramento no perímetro urbano.

Constada a presença regimental, o Presidente Nilo João Ghilardi, deu início aos trabalhos da 36ª Sessão Ordinária do ano, na noite de segunda-feira, 04 de outubro. No Pequeno Expediente, os Vereadores aprovaram por unanimidade a Ata da Sessão anterior e foram lidas as correspondências.

Nas Matérias do Dia, foi lido detalhadamente e baixado para análise das comissões, para posterior discussão em plenário, o Projeto de Lei 059/2013 que autoriza o Poder Executivo a firmar convênio com o Estado de Santa Catarina para instalação e manutenção de um sistema de videomonitoramento urbano, composto de central e câmeras de vídeo no Município.

Nas proposituras individuais, o Vereador Lúcio Mallmann, deu entrada ao Requerimento 005/2013 que pede a licença por 30 dias dos trabalhos legislativos. Neste período, assume a cadeira, o suplente Sérgio Suzin, também do PMDB. Na sequência, Mallmann apresentou a Indicação 059/2013 que indica ao chefe do Poder Executivo Municipal, para que sejam tomadas as providências necessárias para que o município possa fornecer a alimentação (almoço), na cidade de Chapecó, para os doadores de sangue do município. Em discussão, Lúcio Mallmann disse ser irrisório o valor, tendo em vista a importância da doação de sangue. “Se for fazer a conta, gira em torno de dez mil reais por ano, a despesa com almoço dos doadores de sangue do nosso município. Isso é um valor muito pequeno, tendo em vista que cada doador pode salvar até quatro vidas, isso são quatro vidas gente, por isso, penso que a partir do ano que vem, a Prefeitura possa valorizar os doadores de sangue que voluntariamente vão ao Hemosc”, enalteceu.

No Grande Expediente, o Vereador Lairton Hahn, enalteceu a festa de Macucozinho, realizada no último domingo, 03, e, voltou a falar sobre a questão das estradas. Primeiramente agradeceu a atenção que o Secretário Darci tem dado aos pedidos dele e de todos da oposição, mas, pediu um empenho em especial neste final de ano, já que em janeiro os servidores entram em férias e os serviços sempre dão uma parada. “Por isso, neste mês de novembro e dezembro, precisamos colocar as máquinas nas estradas e fazer um arrastão”, disse.

Também no Grande Expediente, o Vereador Nilson Werlang, usou o espaço para enaltecer dois assuntos. O primeiro deles foi sobre o Projeto que deu entrada na noite sobre o sistema de videomonitorameto. Ele disse que o Projeto estava pronto já no dia 09 de setembro para ser encaminhado para a Câmara, no entanto, a municipalidade decidiu analisar outras propostas. “Tivemos outras propostas e acabamos conseguindo melhorar a proposta que o  Estado havia nos encaminhado. Isso é saber fazer valer o nosso dinheiro”, disse. O segundo assunto foi sobre um programa inovador, conhecido por Balde Cheio, que poderá ser implantado a partir de 2014 no Município. Werlang explicou sobre o programa inovador na região, onde, os produtores que aderiram estão obtendo diminuição de custos e maior lucratividade com a produção de leite em suas propriedades. O projeto é da EMBRAPA e está sendo expandido pelo Estado e segundo Werlang, foi acolhido com grande entusiasmo pelo Poder Executivo Municipal em reunião na última semana.

O último a se manifestar no Grande Expediente foi o Presidente Nilo João Ghilardi, que disse não concordar com as afirmações do Vereador Lairton, de que a maioria das estradas estão em péssimas condições. “Sabemos que tem estradas para serem feitas, sempre vai ser assim, mas, nunca antes tivemos um trabalho tão efetivo por parte da Secretaria de Obras. O Darci não vê cor, não vê partido, atende todos igualmente, inclusive, o pessoal do PMDB está elogiando. Por isso, a Secretaria está trabalhando bem e assim vai continuar nos quatro anos”, disse. Ghilardi parabenizou o Executivo Municipal pela bonita festa realizada na sexta-feira, 1º de novembro, em homenagem aos servidores públicos. Ele ressaltou que os funcionários merecem uma festa assim pelo excelente e prestativo trabalho que prestam a população e pediu para que o Prefeito faça a festa todos os anos.

Na Ordem do Dia, não teve matérias para votação. Na Explicação Pessoal, também não houve inscritos. Encerrada a pauta do dia, o Presidente Nilo convocou os Vereadores para a 37ª Sessão Ordinária que acontece na próxima segunda-feira, 11, às 19h.