3ª Sessão Ordinária de 2019
  • 3ª Sessão Ordinária de 2019
  • Resumo

3ª Sessão Ordinária de 2019 – 18/02/18

Na noite de segunda-feira 18 de fevereiro de 2019, ocorreu a 3ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 8ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste SC. Após a saudação aos presentes, o presidente do poder legislativo, vereador Fernando Ott, solicitou ao 1º secretário da mesa, vereador Adriano Klein, a chamada nominal para verificação de quórum. Todos vereadores responderam a chamada e então o presidente, “sob a proteção de Deus e, em nome do Povo de Iporã do Oeste”, declarou aberto os trabalhos da noite, e a seguir fez a leitura da pauta da sessão.

Apreciação e votação da ata nº 113/2019 da 2ª sessão ordinária, realizada no dia 11 de fevereiro de 2019, a qual foi aprovada por unanimidade.

Correspondências encaminhadas à casa:

Ofício GP nº 027/2019 solicitando retirada de projeto de lei;

Ofícios GP nº 025 e 026 de 2019 informando envio de projeto de lei;

Ofício GP nº 020/2019 solicitando mais informações sobre indicação 01/2019;

Divulgação de coleta de lixo eletrônico, que ocorre nos dias 21 e 22 de fevereiro no pavilhão ao lado do poliesportivo em Iporã do Oeste.

Convite para o baile da Associação de Bombeiros Comunitários dia 23/02, no CTG Herança Pampiana.

Projeto de Lei nº 004/2019 que amplia o perímetro urbano do município de Iporã do Oeste e dá outras providências.

Projeto de Lei nº 005/2019 que autoriza a doação de bem móvel de propriedade do município de Iporã do Oeste ao estado de Santa Catarina, através dos Bombeiros Militares do estado de Santa Catarina.

Os projetos foram encaminhados para análise das comissões e da assessoria jurídica.

Parecer prévio nº 108/2018, do Tribunal de Contas do Estado, que trata da Prestação de Contas do Prefeito, referente ao exercício financeiro de 2017.

O vereador Darci José de Souza após cumprimentar a todos, utilizou a tribuna para novamente falar sobre asfaltamento de parte da rua José Scalabrin, centro de Iporã do Oeste. O vereador afirmou que o prefeito irá responder por improbidade administrativa: “fazendo ou não fazendo o asfalto ele vai responder”. Sobre a indicação 01/2019 de sua autoria, que inclusive já havia sido discutida na sessão ordinária anterior e pede reparos na estrada vicinal de Lª Letras, Darci fez as seguintes afirmações: “o pessoal não tá contente, ninguém tá contente ali, é que nem eu falei mais de 90% da população ali não tá contente né”. Entre outras críticas ao executivo municipal, o vereador encerrou sua fala dizendo “nós temos dois cartão postal em Iporã do Oeste hoje, é o cartão postal ali de cima da polícia, essa rua ali e aqui a rua Bertoldo Kunzler. É uma vergonha aquela rua ali né. Obrigado”.

O presidente, vereador Fernando Ott, utilizou a tribuna e após saudar a todos, falou sobre a nova página do legislativo na rede social, para aproximar a população da Câmara de Vereadores. Para o presidente, é uma forma moderna para se comunicar: “é um meio fácil, rápido e prático para população saber o que está tramitando aqui nesta casa”. Ott também falou sobre a visita do deputado Celso Maldaner, que indicou recurso para um novo ônibus de transporte escolar, no valor de aproximadamente R$ 271 mil. Para encerrar, Fenando expressou que debater determinados assuntos é insignificante para o trabalho legislativo e pediu atenção aos demais vereadores, para que quando utilizarem a tribuna, estejam atentos a legislação vigente e assim falar com propriedade e veracidade.

Sem matérias para discussão e votação.

O vereador Lairton Hahn após cumprimentar a todos, falou que acompanhou os trabalhos da equipe de transportes e obras na colocação de tubos e ampliação de pontilhões em Lª Monte Maria, e parabenizou dizendo estar feliz com o trabalho executado. Lairton também participou de audiência com o deputado Celso Maldaner e disse ter chamado atenção do parlamentar sobre a reforma da previdência: “a gente cobrou muito nosso deputado, eleito com votos do nosso município, para que tome atitudes para nos defender na reforma da previdência”. Hahn finalizou dizendo que todos os representantes políticos regionais devem pressionar e discutir com parlamentares para se fazer uma reforma justa.

Portanto, o presidente do legislativo, vereador Fernando Ott, agradeceu a todos e não havendo mais nada a ser discutido e a pauta concluída, declarou o término da sessão. Convocou todos vereadores para 4ª Sessão Ordinária de 2019 a ser realizada no dia 25 de fevereiro, segunda-feira, com início às 19h, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste – SC.

Ouça o áudio completo da sessão clicando aqui.