APROVADO MAIS UM REPASSE FINANCEIRO AO HOSPITAL
  • APROVADO MAIS UM REPASSE FINANCEIRO AO HOSPITAL

13ª Sessão Ordinária de 2019 – 06/05/19

Na noite de segunda-feira, 06 de maio de 2019, ocorreu a 13ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 8ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste SC. Após a saudação aos presentes, o presidente do Poder Legislativo, vereador Fernando Ott, solicitou ao 1º secretário da mesa, vereador Adriano Klein, a chamada nominal para verificação de quórum. Com a presença de todos os Vereadores, que responderam a chamada, o presidente declarou: “sob a proteção de Deus e, em nome do Povo de Iporã do Oeste, declaro abertos os trabalhos da noite”, e a seguir apresentou a pauta da sessão.

Pequeno Expediente:

Apreciação das atas 123/2019 da 1ª Sessão Extraordinária e da Ata nº 124/2019 da 12ª Sessão Ordinária da Terceira Sessão Legislativa, da Oitava Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste, Estado de Santa Catarina. Realizadas no dia 22 de abril de 2019, as quais foram aprovadas por todos.

Leitura das Correspondências encaminhadas à casa:

Ofício SC 06/2019, encaminhando balancetes do mês de março e relatório da despesa empenhada no mês;

Ofício nº 0650/2019/GICOVCH, da Caixa Econômica Federal, informando Crédito de Recursos Financeiros – Orçamento Geral da União;

Ofício nº 0037/2019 da Assembleia Legislativa, informações sobre o Programa Vereador Mirim;

Ofício nº 025/2019 da Escola de Educação Básica Padre Vendelino Seidel, solicitando autorização para realizar o Projeto Vereador Por Um Dia;

Convite do CRAS de Iporã do Oeste, para participar da programação que tem por tema o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Matérias do Dia:

Leitura, votação e aprovação do Requerimento de Licença nº 001/2019 de autoria da vereadora Irmí Rohr Schneiders. Aprovado por unanimidade de votos.

Grande Expediente:

O vereador Lairton Hahn usou a Tribuna para manifestar sua participação numa palestra realizada em São Miguel do Oeste, proferida pela advogada Jane Berwanger, um evento apartidário que teve como tema a PEC n. 06/2019 que tramita na Câmara Federal e tem por objetivo a Reforma da Previdência Social. Fez apontamentos sobre o conteúdo da reforma que mais o preocupam: a aposentadoria está garantida na Constituição Federal, a proposta prevê passá-la apenas para uma Lei Complementar, que significa que ela possa mudar a qualquer momento quando se desejar;  Capitalização da Previdência, que em resumo é a privatização; cortes de benefícios, cujos acidentes ocorrerem fora do ambiente de trabalho; tempo de contribuição na atividade. Apresentou valores da Previdência que atualmente giram nos pequenos municípios, os quais aquecem a economia de modo geral, disse que os impactos negativos, se a proposta for aprovada, podem ser imediatos e sentidos sobretudo na área do comércio e indústria, e a longo prazo, catastróficos para os cidadãos que não conseguem trabalhar e idosos. Disse que houve pouca participação no evento, o que prova que as pessoas não estão antenadas sobre aquilo que pode acontecer, que está na hora de acordar, reagir e participar. Lamentou a atuação dos deputados na Câmara Federal ao longo dos últimos anos, sobretudo os partidos que tiveram a maioria, do qual seu partido fez parte. Que algumas reformas poderiam ter sido feitas e que não gerariam tanto prejuízo para a população e a situação poderia estar controlada. Lamentou a atuação do Poder Judiciário, que trabalha em benefício próprio e por sua categoria, sem se importar com o bem-estar da população em geral.

Ordem do Dia:

Segunda discussão do Projeto de Lei nº 010/2019 que “AUTORIZA CONTRIBUIÇÃO FINANCEIRA A ENTIDADE, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.” Que foi aprovado por unanimidade de votos.

Explicação Pessoal:

A vereadora Irmí Rohr Schneiders, usou a Tribuna para enaltecer a programação dos jogos municipais: JAIPO, disse que houve sempre uma boa participação nos eventos realizados. No entanto, lamentou a forma como a administração municipal trata as pessoas em geral. Que fora convidada para entregar um troféu por populares e a manifestação foi levada aos organizadores, no entanto, o pedido não foi atendido.

O vereador Lairton Hahn também usou a Tribuna para manifestar sua atuação como vereador. Disse que acompanha as obras realizadas pelo setor do DRM da Administração Municipal. Que a estrada municipal da Comunidade de Linha Taquarossu está em obras e que, embora o tempo e a época não são muito propícias para estes serviços, o trabalho está cursando. Também citou a obra do ginásio de esporte da Linha Barra Grande que está em andamento. Manifestou sua satisfação com a qualidade dos serviços prestados pela Administração Municipal.

Concluída a pauta, o presidente do Legislativo, vereador Fernando Ott, agradeceu a todos pela presença e declarou o término da sessão. Convocou todos vereadores para 14ª Sessão Ordinária de 2019 a ser realizada no dia 06 de maio, com início às 19h, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste – SC.