APROVADO REPASSE DE RECURSOS PARA A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL
  • APROVADO REPASSE DE RECURSOS PARA A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL
  • 14ª Sessão Ordinária de 2019 – 13/05/19

Na noite de segunda-feira, 13 de maio de 2019, ocorreu a 14ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 8ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste SC. Após a saudação aos presentes, o presidente do Poder Legislativo, vereador Fernando Ott, solicitou ao 1º secretário da mesa, vereador Adriano Klein, a chamada nominal para verificação de quórum. Com a presença de todos os Vereadores, que responderam a chamada, o presidente declarou: “sob a proteção de Deus e, em nome do Povo de Iporã do Oeste, declaro abertos os trabalhos da noite”, e a seguir apresentou a pauta da sessão.

Pequeno Expediente:

Apreciação da ata 125/2019 da 13ª Sessão Ordinária da Terceira Sessão Legislativa, da Oitava Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste, Estado de Santa Catarina. Realizada no dia 06 de maio de 2019, a qual foi aprovada por todos.

Leitura das Correspondências encaminhadas à casa:

Ofício nº 0812/2019 da UVESC, encaminhado resposta à Moção de Apelo nº 01/2019, apresentada no Encontro Estadual de Vereadores;

Ofício GPS/DL/0167/2019, acusando o recebimento de Moção de Apelo nº 01/2019;

Ofício da vereadora Irmí Rohr Schneiders, encaminhando a desistência de sua vaga nas Comissões Permanentes da Câmara de Vereadores;

Matérias do Dia:

Não houve pauta para a Matéria do Dia

Grande Expediente:

O vereador e presidente da Câmara, Fernando Ott, usou a Tribuna para se manifestar sobre a atuação do Departamento de Transportes e Obras da Administração Municipal. Disse que observara postagens no facebook criticando trabalhos realizados. Que fora pessoalmente para as linhas cujas obras estão sendo realizadas, que há apenas dois pontos que considera mais críticos e que todos sabem e devem entender que as estradas em obras causam transtornos, ainda mais quando o tempo não colabora e chove muito, que no restante a estrada está transitável e não há motivos para reclamações. Que o prefeito municipal também postara vídeos os quais confirmam o estado real das estradas municipais recuperadas e concluídas. Disse também, que estas são obras permanentes e o futuro mostrará a qualidade. Que durante a semana acompanhara reuniões de comissões e que percebera discussões desnecessárias para o bom andamento dos trabalhos, que os vereadores devem participar dos trabalhos da Câmara, inclusive nas comissões, que era para isso que foram eleitos e não gerar tumultos e discussões desnecessárias.

O vereador Lairton Hahn também usou a Tribuna para falar sobre os trabalhos realizados pelos sindicatos. Parabenizou-os pelas mobilizações em relação à Reforma da Previdência Social. Que apresentaram números que impactam negativa e diretamente sobre a realidade dos pequenos municípios. Que tais estudos mostram a competência e a realidade confirmando a necessidade da articulação e movimentação contra a Reforma da Previdência Social.

Ordem do Dia:

Por solicitação do Vereador Lairton Hahn foi apreciado e votado em Regime de Urgência o Projeto de Lei nº 012/2019 que “AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A CELEBRAR TERMO DE FOMENTO COM A “ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE IPORÃ DO OESTE”, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.” Aprovado por unanimidade de votos.

Também por solicitação do Vereador Lairton Hahn, Líder da Bancada do governo municipal, foi apreciado e votado em Regime de Urgência o Projeto de Lei nº 013/2019 que “AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A EFETUAR A ABERTURA DE CRÉDITO ADICIONAL SUPLEMENTAR NO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO DE IPORÃ DO OESTE - SC, PARA O EXERCÍCIO DE 2019”. Aprovado por maioria de votos.

Eleitos vereadores para as vagas abertas nas Comissões Permanentes: Noiri Kosmann, na Legislação Justiça e Redação Final; Sérgio Antônio Suzin para a Comissão de Finanças e Orçamento; Mário Heck para a comissão de Educação Saúde e Assistência Social.

Explicação Pessoal:

O vereador Lairton Hahn usou a Tribuna para manifestar sua atuação como vereador nas comissões permanentes. Disse que faz parte de várias comissões agora, como também na gestão anterior, que nunca se omitira em participar. Que a composição sempre foi feita por quem tem a maioria na Câmara de Vereadores, que foi no passado assim e que agora também é assim. Que os vereadores de oposição são omissos em não participar das Comissões Permanentes da Câmara.

O presidente, vereador Fernando Ott, apresentou a programação da realização do Projeto, Vereador Por Um Dia, promovido pela Escola Básica Pe. Vendelino Seidel e reforçou o convite para que todos os vereadores participem do evento.

Concluída a pauta, o presidente do Legislativo, vereador Fernando Ott, agradeceu a todos pela presença e declarou o término da sessão. Convocou todos vereadores para 15ª Sessão Ordinária de 2019 a ser realizada no dia 20 de maio, com início às 19h, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores.