NILSON ELIAS WERLANG ASSUME COMO VEREADOR
Você está em: Câmara de Vereadores de Iporã do Oeste, transparência e credibilidade .: Notícias
  • NILSON ELIAS WERLANG ASSUME COMO VEREADOR
  • 15ª Sessão Ordinária de 2019 – 20/05/19

    8ª Legislatura da Câmara Municipal de Iporã do Oeste – SC

     

    Na noite de segunda-feira, 20 de maio de 2019, ocorreu a 15ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 8ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste SC. Após a saudação aos presentes, o presidente do Poder Legislativo, vereador Fernando Ott, solicitou ao 1º secretário da Mesa, vereador Adriano Klein, a chamada nominal dos vereadores para verificação de quórum. Com a presença de todos os Vereadores, que responderam a chamada, o presidente declarou: “sob a proteção de Deus e, em nome do Povo de Iporã do Oeste, declaro abertos os trabalhos da noite”, e a seguir apresentou a pauta da sessão.

     

    Pequeno Expediente:

     

    Apreciação da ata 126/2019 da 14ª Sessão Ordinária da Terceira Sessão Legislativa, da Oitava Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste, Estado de Santa Catarina. Realizada no dia 13 de maio de 2019, a qual foi aprovada por todos.

      

    Leitura das Correspondências encaminhadas à casa:

     

    ü  Ofício GP nº 081/2019 encaminhando Projeto de Lei para apreciação na Câmara de Vereadores;

     

    ü  Decreto nº 067 de 16 de maio de 2019 convocando Audiência Pública;

     

    ü  Convite para o lançamento oficial da FAIC na data de 24 de maio;

     

    ü  Programação da VI Semana da Etnias e II Semana Cultural;

     

    ü  Requerimento solicitando à Assembleia Legislativa cumprimentos ao município de Iporã do Oeste pelo seu aniversário de emancipação política -administrativa do deputado Valdir Cobalchini;

     

    ü  Estimativa do FPM, informações disponíveis no Observatório de Informações Municipais;

     

    Posse do suplente de Vereador Nilson Elias Werlag. Assumiu vaga da vereadora Irmí Rohr Schneiders que se licenciou por interesses particulares. O vereador Nilson proferiu juramento e tomou assento na Câmara de Vereadores.

     

    Matérias do dia:

    Leitura do Projeto de Lei nº 015/2019 que AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A EFETUAR A ABERTURA DE CRÉDITO ADICIONAL SUPLEMENTAR NO ORÇAMENTO DO FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE E DO MUNICÍPIO DE IPORÃ DO OESTE - SC, PARA O EXERCÍCIO DE 2019;

    Leitura e discussão do Ofício nº GP nº 082/2019 que solicita a apreciação do Projeto de Lei nº 015/2019 em Regime de Urgência Especial;

    Por sugestão do vereador e Líder do governo na Câmara de Vereadores, Lairton Hahn, foi rejeitado o Pedido de Urgência Especial e votado o Regime de Urgência para a tramitação do Projeto de Lei 015/2019;

    Lido, discutido e aprovado, por maioria de votos, o Requerimento de Informação nº 07/2019 de autoria do Vereador Darci José de Souza.

     

    Grande Expediente:

    O vereador Darci José de Souza usou a Tribuna para se manifestar a respeito de obras realizadas pelo governo municipal. Criticou as inúmeras obras iniciadas e não concluídas e disse haver muita incoerência em relação àquilo que é exposto nos meios de comunicação e ao que de fato acontece. Disse que fizera vários Requerimentos de Informações, mas que não estão sendo respondidos. Falou novamente sobre a estrada municipal de Linha Letras, a qual, o que foi feito até o momento, teve um custo de R$ 76.000,00 (setenta e seis mil reais) por quilômetro de estrada. Denunciou o estado precário em que se encontram várias ruas do perímetro Urbano, que qualificou como sujas e cheias de inço. Falou também sobre o estado precário em que foi deixado o estabelecimento do CRAS, após à mudança.

     

    O presidente Fernando Ott passou a presidência ao Vice-presidente, vereador Noiri João Kosmann para usar a Tribuna.

     

    O vereador Fernando Ott, ao usar a Tribuna, se manifestou a respeito do trabalho da Administração Municipal. Disse que a economia feita pelo município ao não repassar o Bônus Agrícola está voltando para o próprio agricultor através das obras realizadas nas estradas municipais. Que o alargamento das estradas, detonações para possibilitar a obra são, de fato, um grande benefício para o setor da agricultura no sentido de facilitar o escoamento da produção e entrada de insumos. Além das estradas municipais, citou inúmeras obras realizadas e concluídas pela atual administração: pintura dos postes de luz, pintura e inauguração das dependências do CRAS, cirurgias, repasses ao hospital que dão condições de trabalho e sustentabilidade, iluminação da avenida e ruas, solução de problemas nos ginásios de esporte, entre muitas outras. Reconhece o braço forte deste governo, que demonstra organização e força, apoiado por vereadores que tem coragem para aprovar os projetos necessários para o bem do município.

     

    Ordem do Dia:

    Não havia matéria para ser apreciada.

     

    Explicação Pessoal:

    O vereador Lairton Hahn usou o espaço para manifestar sua satisfação em relação ao trabalho do setor de obras na atual administração, que pode averiguar toda a organização do setor e que acompanhara também as obras de detonações na Linha Taquarussu e o trabalho que lá é realizado. Disse que as estradas para Linha Macucozinho estão muito boas e que não foram feitas em véspera da festa do leitão, mas que todos podem tranquilamente participar da festa, porque a estrada está em excelentes condições de trafegabilidade. Parabenizou a comunidade de Linha Piraju pela festa realizada neste último domingo

    O vereador Fernando Ott usou a Tribuna para enaltecer o Projeto “Vereador Por Um Dia” realizado na última semana pela escola Básica Pe. Vendelino Seidel. Parabenizou a atuação dos alunos “vereadores por um dia”, pela excelente atuação, segundo o vereador: “de alto nível”. Disse ter certeza que o trabalho realizado hoje, através desta atuação, resultará em novas lideranças políticas, que muito cedo passam pela experiência e percebem a necessidade e seriedade que qualifica uma liderança política. Agradeceu aos funcionários da Casa Legislativa pelo empenho e acompanhamento do Projeto.

    Concluída a pauta do dia, o presidente agradeceu a todos e deu por encerrada a sessão.  Convocou os Vereadores para a próxima Sessão Ordinária que acontecerá no dia 27 de maio, às 19 horas, nesta Casa Legislativa.