Câmara de Vereadores de Iporã do Oeste encaminha moção de apelo às autoridades representativas do Estado de Santa Catarina para contribuírem na promoção da sustentabilidade da produção leiteira no estado.
Você está em: Câmara de Vereadores de Iporã do Oeste, transparência e credibilidade .: Notícias
  • Câmara de Vereadores de Iporã do Oeste encaminha moção de apelo às autoridades representativas do Estado de Santa Catarina para contribuírem na promoção da sustentabilidade da produção leiteira no estado.
  • Vereador Lairton (Criador da Moção) falou que esta Moção, todas as Câmaras da região estão encaminhado. Que a concorrência da produção leitura está muito desleal. Que em virtude da importação de leite e também pelos altos impostos que os produtores de leite pagam, que não tem como competir no mercado nessas condições. Que a Moção de Apelo, tem o objetivo de reivindicar e proteger as pequenas agroindústrias e produtores de leite.

    Segue o Resumo da 26ª Sessão Ordinária de 2019:


    26ª Sessão Ordinária de 2019 – 19/08/19

    8ª Legislatura da Câmara Municipal de Iporã do Oeste – SC

     

     

    Na noite de segunda-feira, 19 de agosto de 2019, ocorreu a 26ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 8ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste SC. Após a saudação aos presentes, o presidente do Poder Legislativo, vereador Fernando Ott, solicitou ao 1º secretário da Mesa, vereador Adriano Klein, a chamada nominal dos vereadores para verificação de quórum. O secretário fez a chamada na seguinte ordem: Lairton Hahn, Darci José de Souza, Noiri João Kosmann, Fernando Ott, Adriano Klein, Sérgio Antônio Suzin, Irmí Rohr Schneiders, Mário Ribeiro de Freitas. Com a percepção de quórum, o presidente declarou: “sob a proteção de Deus e, em nome do Povo de Iporã do Oeste, declaro abertos os trabalhos da noite”, e a seguir apresentou a pauta da sessão.

     

    Pequeno Expediente:

     

    Apreciação e votação da ata nº 138/2019 da 25ª Sessão Ordinária da Terceira Sessão Legislativa, da Oitava Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste, Estado de Santa Catarina. Realizada no dia 12 de agosto de 2019. Aprovada por unanimidade de votos.  

     

    Leitura das Correspondências encaminhadas à casa:

     

    ü  Convite do Centro Integrado de Ensino Rural para comemorações alusivas aos 25 anos da instituição;

    ü  Ofício CMV nº 086/2019, expediente de convocação da Suplente a vereadora Sra. Roseli Giehl. Feita a leitura, o presidente deu início aos atos solenes.

     

    Matérias do dia:

    Deram entrada na Câmara Municipal de Vereadores os seguintes Projetos de Leis:

    1.    Leitura do Projeto de Resolução nº 001/2019 que “DISPÕE SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA COMISSÃO ESPECIAL PARA REVISÃO DO REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA DE VEREADORES DE IPORÃ DO OESTE, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

    2.    Leitura da Indicação nº 08/2019 de autoria dos Vereadores Adriano Klein, Noiri João Kosmann e Sergio Antônio Suzin, que “INDICAM AO CHEFE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL O ENVIO DO PROJETO DE LEI AO PODER LEGISLATIVO COM O OBJETIVO DE AUTORIZAR O MUNICÍPIO A EXECUTAR OBRAS EM ACESSOS AS PROPRIEDADES RURAIS”.



    Grande Expediente:

    O presidente chamou o vereador Adriano Klein para usar a Tribuna. O vereador disse usar o espaço para falar sobre Movimento Econômico do Município, Retorno de Impostos e incentivos fiscais. Que os dados que irá apresentar foram tirados do site da FECAN. Apresentou planilhas e gráficos sobre o incremento do ICMS nos últimos anos no município. Ressaltou que o movimento econômico do município nunca baixou. Que o maior movimento econômico do município vem da agricultura por isso acredita que deveria ter mais incentivos na agricultura. Que a lei do bônus ainda existe. Que ele, juntamente com os vereadores Noiri e Suzin, pretendem entrar com uma indicação para que o bônus seja pago aos agricultores. Que em função da crise do leite viria bem aos agricultores o pagamento do bônus. O presidente chamou o vereador Lairton Hahn para usar a Tribuna para discorrer sobre o Seminário do Leite. O vereador reforçou o convite para todos participarem do Seminário do Leite, que acontecerá no dia 23 de agosto aqui em Iporã do Oeste, a partir das 14:00 horas. Que a ideia do seminário surgiu aqui em Iporã do Oeste, mas hoje já é um evento estadual. Que o mesmo está sendo programado em parceria com a Comissão dos Produtores de Leite, Sindicatos filiados a Microrregião Três Fronteiras, FETAESC, Secretarias da Agricultura e Câmaras de Vereadores.  Acredita que vai ser um grande evento.

     

    Ordem do Dia:

     

    Segunda discussão e votação do Projeto de Lei nº 022/2019 que “AUTORIZA A ABERTURA DE CRÉDITO ADICIONAL ESPECIAL NO ORÇAMENTO VIGENTE DO MUNICÍPIO DE IPORÃ DO OESTE - SC, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.” Aprovado por unanimidade de votos.

     

    Discussão da Moção de Apelo nº 05/2019 que “QUE APELA ÀS AUTORIDADES REPRESENTATIVAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA PARA CONTRIBUÍREM NA PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE DA PRODUÇÃO LEITEIRA NO ESTADO.” Aprovado por unanimidade de votos.

     

     

    Explicação Pessoal:

    O presidente chamou a vereadora Irmí para usar a palavra.  A vereadora Irmi saudou a todos e principalmente a colega Roseli, ao dar as boas-vindas disse estar se sentindo honrada com a presença dela sendo agora duas mulheres na Câmara. Pronunciou-se a respeito da sua participação do Seminário Regional com o tema Mulheres na política, elas podem, realizado no sábado, em São Miguel do Oeste. Que no seminário teve palestrantes renomados, deputados e juristas. Falou sobre a capacidade da mulher.  E a importância feminina nos espaços públicos e na política. O presidente chamou o vereador Lairton Hahn para usar a Tribuna para discorrer sobre estradas e pátio da FAIC. Que esteve na última semana acompanhando os trabalhos do no pátio onde vai acontecer a Feira Agropecuária Industrial e Comercial - Faic, que os trabalhos lá feitos foram significativos e importantes e que já estão praticamente concluídos. Que nesta semana já estarão instalando estandes. Que também acompanhou os trabalhos na estrada geral da Linha Macucozinho e Monte Maria. Que os trabalhos aí realizados também já estão sendo concluídos.

     

    Concluída a pauta do dia, o presidente agradeceu a presença de todos e deu por encerrada esta sessão. Convocou os Vereadores para a próxima Sessão Ordinária que acontecerá no dia 26 de agosto, às 19 horas, nesta Casa Legislativa.

     

    Ouça o áudio completo da 26ª Sessão Ordinária aqui.