Realizada na última segunda-feira (07) a 32ª Sessão Ordinária de 2019.
  • Realizada na última segunda-feira (07) a 32ª Sessão Ordinária de 2019.

Resumo da 32ª Sessão Ordinária de 2019 – 07/10/19

Na noite de segunda-feira, 07 de outubro de 2019, ocorreu a 32ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 8ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste SC. Após a saudação aos presentes, o presidente do Poder Legislativo, vereador Fernando Ott, solicitou ao 1º secretário da Mesa, vereador Adriano Klein, a chamada nominal dos vereadores para verificação de quórum. Com a presença de todos os vereadores, o presidente declarou: “sob a proteção de Deus e, em nome do Povo de Iporã do Oeste, declaro abertos os trabalhos da noite”, e a seguir apresentou a pauta da sessão.

Pequeno Expediente:

Apreciação e votação da Ata nº 145/2019 da 31ª Sessão Ordinária da Terceira Sessão Legislativa, da Oitava Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste, Estado de Santa Catarina. E a Ata da 3ª Tribuna Popular.  Realizadas no dia 23 de setembro de 2019. Aprovadas por unanimidade de votos.

Leitura das Correspondências encaminhadas à casa:

ü  Ofício GP nº 141/2019 encaminhando Projeto de Lei para ser apreciado pela Câmara;

ü  Ofício GP nº 147/2019, encaminhando Projeto de Lei para ser apreciado pela Câmara;

ü  Ofício GP nº 146/2019 Resposta ao requerimento de Informações nº 08/2019;

ü  Ofício nº 1512/2019/GICOVCH, comunicando a liberação de recursos;

ü  Edital de Convocação para Audiência Pública para discutir o Projeto de Lei Complementar nº 005/2019;

ü  Convite para a 11ª Romaria de Aparecida.

Matérias do dia:

Deu entrada na Câmara Municipal de Vereadores o seguinte Projeto de Lei:

1.    Presidente solicitou autorização do plenário para dispensar a leitura do Projeto de Lei nº 029/2019 que “DISPÕE SOBRE AS DIRETRIZES PARA A ELABORAÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA DO MUNICÍPIO DE IPORÃ DO OESTE, AS PRIORIDADES E METAS DA ADMINISTRAÇÃO, SEUS RECURSOS FINANCEIROS E AS BASES PARA PREPARAÇÃO DO ORÇAMENTO-PROGRAMA PARA O EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2020, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

2.    Leitura do Projeto de Lei nº 030/2019 que “AUTORIZA O MUNICÍPIO DE IPORÃ DO ESTE A CELEBRAR CONVÊNIO COM O ESTADO DE SANTA CATARINA, ATRAVÉS DA POLICIA MILITAR PARA POLICIAMENTO OSTENSIVO POR INTERMÉDIO DE GUARNIÇÕES MOTORIZADAS – RADIOPATRULHA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.”

Grande Expediente:

A vereadora Irmí Rohr Schneiders utilizou o espaço da Tribuna para falar sobre o Histórico da FAIC - Feira Agropecuária, Industrial e comercial.

Seu inicio se deu a partir de uma exposição de produtos agrícolas, industriais, artesanato e animais, principalmente suínos, da Granja Estrela do Oeste, da raça Landschwein e suínos vindos da agricultura familiar aconteceu na antiga escola estadual em 1969. Esta exposição foi um primeiro ensaio da feira em Iporã do Oeste; 1ª Edição da Feira Agropecuária Industrial e Comercial foi realizada em 1972, em espaço próprio, galpões construídos em terreno comprado para ser o parque da FAIC. Onde hoje está situado a indústria de Ramos Brindes.

Por muitos anos a feira não foi mais realizada, sendo resgatada novamente na Administração de 2005 a 2008. O espaço físico para a realização da Feira sempre foi um grande gargalo, até que nesta gestão, o Município adquiriu um amplo espaço em torno de 3,2 hectares de terra para edificações e realizações da Feira, que veio a consolidar este grande evento no município que se realiza a cada quatro anos no mês de setembro.

Após várias evoluções e edições da Feira, em 2019, uma nova edição, a 9ª edição da FAIC, como as outras, com muito êxito. Destacamos que novos investimentos públicos no parque foram realizados, principalmente no pátio, melhorias que vão ficar para a população e a próxima feira. Aliás, a evolução faz parte e necessária e isso é obrigação da gestão pública, enriquecer cada evento, com inovações e novas atrações.

Ordem do Dia:

Não houve pauta

Explicação Pessoal:

O vereador Noiri João Kosmann usou a Tribuna para falar sobre a viagem realizada por moradores desta região à Alemanha com o propósito de resgatar de origens. Disse que participou de um encontro realizado pelo grupo junto com a SK Idiomas, promotora do evento e com a coordenadora Arieli Bauermann, filha de Eli Bauermann e pode perceber a alegria e a satisfação do grupo com a viagem realizada. Destacou a participação deste evento do gerente da rádio Oeste, Laercio, que divulgou durante a viagem todas as notícias do grupo. Por fim, reconheceu o trabalho da Arieli e da empresa SK Idiomas.

Concluída a pauta do dia, o presidente agradeceu a presença de todos e deu por encerrada esta sessão. Convocou os Vereadores para a próxima Sessão Ordinária que acontecerá no dia 14 de outubro, às 19 horas, nesta Casa Legislativa.

Ouça o áudio completo da 32ª Sessão Ordinária aqui.